Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Evidência da existência de Deus, e a sabedoria por trás Sua Criação

Pergunta

Um amigo meu não muçulmano perguntou como eu poderia provar a existência de Deus e por que Ele nos deu a vida, e qual o seu propósito. Minha resposta não o satisfez, por favor, me diga o que devo dizer a ele?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Primeiramente:

Meu querido irmão muçulmano, seus esforços para chamar as pessoas para Allah e explicar a realidade da existência de Allah nos faz muito feliz. Informar sobre Allah está em sintonia com a fitrah concreta (inclinações naturais do homem) e com o efetivo raciocínio. Quantos, uma vez que conhecem a verdade, apressam-se em submeter-se a Allah (entrar Islam). Se cada um de nós  fizéssemos nosso dever para com a religião, uma grande dose do bem seria alcançada. Então, nós o felicitamos, nosso irmão, pela realização da missão dos Profetas e Mensageiros, e lhe damos as boas-novas da grande recompensa que está prometida a você, como seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se Allah guiasse um homem pelas suas mãos, isto seria melhor para você do que camelos vermelhos." (al-Bukhari, Muslim). "Camelos vermelhos" são o melhor tipo de camelos.

Segundo:

No que diz respeito à prova da existência de Allah, é óbvio para qualquer um que reflete sobre o assunto, e não há necessidade de uma longa discussão. Quando refletimos sobre o assunto, descobrimos que ele é dividido em três categorias: evidências instintivas, evidências tangíveis e evidências shar'i (revelatórias). Vamos lhe explicar melhor, Insha Allah.

1 – Evidências Instintivas:

Al-Sheikh Ibn 'Uthaymin disse:

A evidência instintiva de que Allah existe é a mais forte de todas as provas para aqueles que não são desviados por demônios. Por isso Allah diz (interpretação do significado):

"Então, ergue tua face para a religião, sendo monoteísta sincero. Assim é a natureza feita por Allah – segundo a qual Ele criou os homens." [Ar-Rum, 30:30]

A natureza firme do homem (fitrah) atesta a existência de Allah e o homem não pode se desviar disto, a menos que os demônios o enganem; "quem quer que seja induzido em erro pelos demônios pode não reconhecer esta evidência." (De Sharh al-Safariniyyah)

Cada pessoa sente dentro de si mesmo que tem um Senhor e Criador, e sente que necessita dEle; se alguma grande calamidade se abate sobre ele, ele volta suas mãos, olhos e coração para o céu, buscando ajuda de seu Senhor.

2 – Evidência Tangível:

Isto se refere às coisas que existem neste universo; vemos ao nosso redor as coisas que existem, como árvores, rochas, a humanidade, a terra, os céus, mares, rios...

Se for perguntado: Essas coisas são tantas – quem as criou e quem tem cuidado delas?

A resposta é que se essas coisas foram feitas por acidente, de forma espontânea e sem causa, então não há ninguém que saiba como elas foram criadas, e esta é uma possibilidade. Mas há outra possibilidade, que é a de que estas coisas criaram a si próprias e estão a tomar conta de si mesmas. E há uma terceira possibilidade, que é a de que há Alguém Que as criou. Quando olhamos para essas três possibilidades, nós achamos que a primeira e a segunda são impossíveis. Se rejeitarmos a primeira e a segunda, então a terceira deve ser aquela que é correta, estas coisas têm um Criador Que as criou, e o Criador é Allah. Isto é o que se afirma no Alcorão, onde Allah diz (significa):

"Ou foram eles criados do nada, ou são eles os criadores? Ou criaram, acaso, os céus e a terra? Não. Mas não se convencem disso." [At-Tur, 52:35-36]

Além disso, quando estas proezas foram criadas? Por todos estes anos, quem é que decretou que elas deveriam permanecer neste mundo e concedeu-lhes os meios de perdurar?

A resposta é que Allah é Quem deu a cada coisa o que lhe é adequado e Ele vai garantir a sua sobrevivência. Você não vê as belas plantas verdes; quando Allah corta o suprimento de água, elas podem viver? Não, ao invés disso, se tornarem caules secos. Se você refletir sobre todas as coisas, você vai descobrir que tudo é dependente de Allah. Se não fosse por Allah, nada permaneceria.

E Allah criou tudo para fazer aquilo para o que é adequado. Assim camelos, por exemplo, são para a equitação. Allah diz (interpretação do significado):

"E não viram eles que, entre o que fizeram Nossas mãos, estão os rebanhos, então, deles são possuidores? E os tornamos dóceis a eles; então, deles, há os para a sua montaria, e, deles, há os que eles comem." [Ya-Sin, 36:71-72]

Olhe para o camelo e como Allah o criou forte, com o dorso forte, de modo que pode ser usado para a equitação e é capaz de suportar condições adversas que outros animais não podem suportar.

Se você olhar para outras criaturas, você vai ver que elas são adequadas aos fins para os quais foram criadas. Glorificado seja Allah.

Outros exemplos de evidências tangíveis incluem o seguinte:

Quando calamidades acometem as pessoas, isto aponta para a existência do Criador, por exemplo, quando invocam Allah e Allah responde a sua oração; isso aponta para a existência de Allah. Al-Sheikh Ibn 'Uthaymin disse: "Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) orou por chuva, ele disse: 'Allahumma aghithna, Allahumma aghithna (Ó Allah, envia-nos chuva, Ó Allah, envia-nos chuva).' Então, uma nuvem veio e começou a chover antes mesmo de ele descer do minbar (púlpito). Isso aponta para a existência do Criador." (Al-Sharh Safariniyyah). 

3 – Evidências shar'i:

Todas as leis divinamente reveladas apontam para a existência de Allah. Al-Sheikh Ibn 'Uthaymin disse:

"Todas as leis divinamente reveladas apontam para a existência do Criador e para a natureza perfeita de Seu conhecimento, sabedoria e misericórdia, pois essas leis devem ter sido prescritas por alguém, e este Legislador é Allah." (De Sharh al-Safariniyyah ).

No que diz respeito à sua pergunta: Por que Allah nos criou?

A resposta é: para que pudéssemos adorá-Lo, agradecer a Ele e lembrá-Lo, e fazer o que Ele nos ordenou. Você sabe que entre os homens existem os descrentes e há os muçulmanos. Isso acontece porque Allah quer testar Seus servos quanto a saber se eles vão adorar a Ele ou a outros. Isso é depois de Allah ter mostrado o caminho para todos. Allah diz (interpretação do significado):

"Aquele que criou a morte e a vida, para pôr à prova qual de vós é melhor em obras." [Al-Mulk, 67,2]

"E não criei os jinns e os humanos senão para Me adorarem." [Adh-Dhariyat, 51:56]

Nós pedimos a Allah para nos capacitar e a ti para fazeres o que Ele ama e Se agrada, e para fazeres mais da'wah (propagação) e trabalhares para o bem da Tua religião.

Que Allah envie bênçãos e paz sobre nosso Profeta Muhammad.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A