Terça-feira 7 Shawwal 1445 - 16 Abril 2024
Portuguese

Devemos colocar folhas verdes em túmulos para que a punição do falecido possa ser reduzida?

Pergunta

Ouvi em um hadith que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) colocou duas folhas em duas sepulturas cujos ocupantes estavam sendo atormentados, de modo que o castigo pudesse ser reduzido, mas eu não entendo a razão para isso. Está prescrito para nós fazermos o mesmo?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Sim, está provado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou por duas sepulturas e disse: "Eles estão sendo punidos, mas não estão sendo punidos por algo que fosse difícil de evitar." Então ele disse: "Um deles costumava espalhar fofocas maliciosas, e o outro não costumava tomar precauções para evitar ser contaminado com urina." Então ele pegou um ramo verde, partiu-o em dois e plantou cada pedaço em uma sepultura. Então disse: "Que o seu castigo seja reduzido, enquanto este ramo não secar."

Narrado por al-Bukhari, 1378; Muslim, 292.

Isso indica que o castigo pode ser reduzido, mas qual é a relação entre os dois ramos e a redução das punições para essas duas pessoas?

1 – Foi dito que os ramos glorificam Allah (dizendo "Subhan-Allah", ou seja, o tasbih), desde que não sequem, e o tasbih reduz a punição do falecido. Com base nisso, chegaram à conclusão – exagerada – de que é Sunnah que uma pessoa vá à sepultura e recite o tasbih para que a punição do falecido possa ser reduzida.

2 – Alguns dos estudiosos disseram: Esta razão é Da'if (fraca) porque os dois ramos recitariam o tasbih tanto se estivessem verdes ou secos, porque Allah diz (interpretação do significado):

"Os setes céus, a terra, e tudo quanto neles existe glorificam-No. Nada existe que não glorifique os Seus louvores! Porém, não compreendeis as suas glorificações." [al-Isra'17:44]

Seixos nas mãos do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foram ouvidos a recitar o tasbih, embora seixos sejam secos, então, como devemos entender o hadith?

Podemos entendê-lo no sentido de que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) esperava que Allah reduzisse a punição deles, enquanto os dois ramos permanecessem verdes, então, não seria um longo período. Isto foi a fim de alertar contra fazer o que eles fizeram, porque suas ações eram graves, como diz no relato que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Mas isso é sério."

Um deles não tomou precauções para evitar ser contaminado pela urina, e se não estava livre de tal contaminação, então ele estava orando sem estar puro.

O outro costumava espalhar fofocas maliciosas, causando o mal entre os servos de Allah e incitando inimizade e ódio entre eles. Este é um assunto sério.

Este é o entendimento mais provável do significado do hadith, que foi uma intercessão temporária e um aviso para a ummah, e não que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quisesse oferecer intercessão contínua.

Em segundo lugar:

Alguns estudiosos – que Allah os perdoe– dizem que é Sunnah colocar um ramo verde, etc., sobre o túmulo, de modo que a punição possa ser reduzida. Mas essa compreensão é bastante exagerada, e não é admissível que façamos isso por várias razões.

I) Nós não sabemos por que razão a pessoa está sendo punida, ao contrário do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a quem Allah contou por meio de revelação sobre a situação das duas sepulturas.

II) Se fizermos isso, estaremos maltratando o falecido, pois estaremos pensando mal dele, presumindo que ele está sendo punido, mas não sabemos isso. Pode ser que ele esteja sendo abençoado, ou pode ser que esta pessoa falecida seja um daqueles a quem Allah abençoou com o perdão antes de morrer por causa de uma das muitas coisas que trazem o perdão, então ele pode ter morrido tendo sido perdoado pelo Senhor de todas as pessoas, em cujo caso não mereceria ser punido.

III) Este entendimento é contrário à maneira dos salaf virtuosos. Esta ação não fazia parte do seu costume e eles eram os mais bem informados dentre as pessoas sobre a Shari’ah de Allah.

IV) Allah nos mostrou algo melhor do que isso. Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) terminava de enterrar alguém, ele ficava de pé sobre o túmulo e dizia: "Ore pelo perdão do seu irmão e peça que ele fique firme, pois neste exato momento ele está sendo interrogado."

De Majmu' Fataawa al-Sheikh Muhammad ibn 'Uthaymin (que Allah tenha misericórdia dele), 2/30.

A Fonte: Islam Q&A