Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

A evidência de que Allah, Glorificado e Exaltado seja, está acima de sua criação e sobre os céus.

Pergunta

Algumas pessoas dizem que Allah está acima dos céus (de acordo com um dos versos do Alcorão), e muitos estudiosos dizem que Allah existe sem um lugar definido, uma vez que apenas a criação necessita de lugar e sabemos que o versículo "Laysa ka-mithli-he-shay "- (provando que Allah não se assemelha a nada de Sua criação). Ele está em todos os lugares, existe sem um lugar específico, ou se encontra acima dos céus?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Louvado seja Allah,

O povo da Sunnah e Jama'ah (partidários da maneira profética) acreditam que Allah é exaltado acima de Sua criação por causa da evidência do Alcorão, da Sunnah (tradições proféticas), do consenso dos estudiosos, do senso comum e do instinto inato do homem (fitrah).

(1) O Alcorão descreve a "exaltação" ou "majestade" de Allah de diferentes maneiras, como estando alto e acima, e descrevendo como as coisas vêm descendem d’Ele; afirmando, também, que Ele está acima do céu. Por exemplo (interpretações do significado):

(Majestade):

"...E Ele é O Altíssimo, O Magnífico.” [2:255]

"Glorifica o nome de teu Senhor, o Altíssimo" [87:1]

(Acima):

"E Ele é O Dominador sobre Seus servos..." [6:18]

"Eles temem seu Senhor, acima deles, e fazem o que lhes é ordenado.” [16:50]

(O que descende d'Ele):

"Ele administra a ordem do céu para a terra..." [32: 5]

"Por certo, Nós fizemos descer o Alcorão..." [15: 9]

(As coisas sobem até Ele):

"...A Ele ascendem as palavras benignas; e a boa ação, Ele a eleva..." [35:10]

"Os anjos e o Espírito a Ele ascendem..." [70:4]

(Allah está sobre o céu):

"Estais seguros de que Quem está no céu não fará a terra engolir-vos...?" [67:16]

(2) A Sunnah: Muitos relatos "mutawatir" (ou seja, com um grande número de narradores em todas as fases do isnad/cadeia, de tal forma que seria impossível para que todos concordassem em uma mentira) foram narrados do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Estes relatos descrevem as palavras do Profeta, seus atos e coisas sobre as quais ele aprovou. Por exemplo, ele costumava dizer: "Subhana Rabi al-A'la (Glória ao meu Senhor, o Altíssimo)" em sujud (prostração) e, em alguns ahadith (relatos) foi narrado que ele disse: "Por Allah! Quem está acima do Trono".

Entre os seus gestos está o de apontar para cima com o dedo indicador, ao abordar as pessoas no grande encontro, no Dia de 'Arafah, durante sua peregrinação de despedida. Ele pediu ao povo: "Não fui eu quem transmitiu a mensagem?" e as pessoas disseram: "Sim!" Ele perguntou de novo: "Não transmiti a mensagem com clareza?" e eles responderam: "Sim!" Então, ele perguntou pela terceira vez: "Não fui eu quem transmitiu a mensagem?", E eles responderam: "Sim!" Em cada pergunta, ele dizia: "Ó Alah, seja Testemunha!" - apontando para o céu e, em seguida, para as pessoas. Ele também costumava levantar as mãos para o céu, quando fazia du'a (súplica), conforme relatado em muitos ahadith. Esta é a prova, através de suas ações, que Allah é Exaltado e Elevado.

Um exemplo de uma aprovação do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), que indica que Allah é Exaltado e Elevado está no hadith (relato) a respeito da jovem escrava, a quem o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Onde está Allah?" Ela disse: "No céu". Ele perguntou: "Quem sou eu?" Ela disse: "O Mensageiro de Allah." Então ele disse a seu mestre (dono): "Liberte-a, pois ela é uma crente".

Esta moça era inculta, como muitos são, e era escrava, mas sabia que seu Senhor está nos céus. Algumas pessoas mal orientadas negam que Allah esteja nos céus, e dizem: "Ele não está nem acima nem abaixo, nem para a direita nem para a esquerda. Ele está em toda parte".

(3) O consenso dos estudiosos: os Salaf (predecessores piedosos) concordaram que Allah está acima, nos céus, como é relatado por estudiosos como Al-Dhahabi, que Allah tenha misericórdia dele, em seu livro Al-'Aluw Li'l -'Aliy Al-Ghaffar.

(4) O senso comum: elevação é uma qualidade que está associada na mente das pessoas com a perfeição. Se este for o caso, então deve ser atribuída a Allah, porque toda a perfeição absoluta deve ser atribuída a Ele.

(5) O instinto inato do homem (fitrah): Não deve haver nenhuma dúvida de que o homem, instintivamente, sabe que Allah está acima, nos céus. Sempre que alguma calamidade recai sobre uma pessoa, e ela se volta para Allah buscando ajuda, ela olha para o céu – não em qualquer outra direção. Mas é estranho que aqueles que negam que Allah está acima de Sua criação também levantam suas mãos em súplica, não apontam a nenhuma outra direção senão para o céu.

Mesmo o Faraó, o inimigo de Allah, que disputou com Mussa (que a paz esteja com ele) sobre seu Senhor, disse ao seu ministro Haman (interpretação do significado):

"Ó Haman! Edifica, para mim, uma torre, na esperança de eu alcançar os meios de acesso aos céus; então, poderei avistar O Deus de Moisés..." [40: 36-37]

Ele sabia, no fundo de seu coração, que Allah é real, como ele diz (interpretação do significado):

"E negaram-nos, injusta e soberbamente, enquanto suas almas se convenciam deles..." [27:14]

Estes são alguns dos indícios de que Allah está acima, nos céus; esta prova vem do Alcorão, da Sunnah, do consenso dos estudiosos, do senso comum, dos próprios instintos do homem e até mesmo das palavras dos não-muçulmanos.

Pedimos a Allah que nos guie à Verdade.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid