Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Somos três irmãos. O mais velho de nós trabalha como engenheiro de petróleo, o segundo filho trabalha como professor de árabe em uma escola particular de idiomas e eu trabalho no atendimento ao cliente. Todo mês, damos algum dinheiro à nossa mãe, cada um de acordo com sua capacidade financeira. Então, por exemplo, o engenheiro dá 1000 libras, o professor dá 600 libras e eu dou 300 libras, portanto a proporção é 10:6:3. Nossa mãe economiza um pouco desse dinheiro. Em caso de falecimento de nossa mãe, esse dinheiro deve ser repartido entre nós igualmente ou proporcionalmente à quantia que cada um de nós dava? Que Allah te recompense com o bem.
Todos os louvores são para Allah.
Esse dinheiro que é dado à sua mãe como demonstração de bondade e manutenção de laços de parentesco – como parece ser o caso, e como geralmente é – é propriedade dela, e se ela deixar algo para trás quando morrer, isto deve ser incluído em seus bens e dividido entre seus herdeiros, sem levar em consideração o que eles deram a ela. Assim, filhos dela devem receber partes iguais.
Porém, se o que lhe foi dado foi por empréstimo, também lhe pertence enquanto viver, mas, caso ela morra sem ter pago o empréstimo, deve ser retirado de seu patrimônio e devolvido aos credores, de acordo com o que é devido a cada um deles, antes que os bens sejam divididos, porque Allah, Exaltado seja, diz sobre a herança (interpretação do significado): {Isso, depois de executado o testamento que houver feito, ou de pagas as dívidas} [an- Nissa' 4:11].
E Allah sabe mais.