Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
No mundo em que vivemos, existem muitos avisos sobre os adoradores do demônio – buscamos refúgio em Allah – especialmente seus símbolos, que se tornaram comuns em roupas, mobiliário e em desenhos animados infantis. Ficamos com medo de deixar nossos filhos assistirem a esses desenhos, especialmente o gesto com a mão que é chamado de “o rosto do Shaitan”. E encontramos isso desenhado em roupas para jovens. Além disso, a questão foi tão longe que mesmo em tapetes de oração existem desenhos e símbolos como um rosto, ou uma cruz de cabeça para baixo, ou o triângulo no qual há um olho, e são desenhados de tal forma que ninguém os notaria.
Todos os louvores são para Allah.
A adoração ao Shaitan é uma degeneração da natureza humana e do pensamento saudável, é uma desgraça trazida pelo materialismo ateu que está amplamente difundido hoje em dia. Todas as sociedades são afetadas por alguns de seus males e prejuízos e, assim, sua podridão e consequências malignas se tornam aparentes aqui e ali, esporadicamente.
Mas – ao mesmo tempo – afirmamos que eles são um grupo pequeno em número, e seu impacto é muito limitado, todos os louvores são para Allah. Esse grupo é cercado por pessoas que têm um raciocínio saudável e uma boa compreensão do Islam e da verdadeira religião do Tawhid (monoteísmo) que Allah escolheu para a humanidade. Também é cercado por ensinamentos islâmicos que promovem valores e moral que os povos muçulmanos veneram e acreditam, todos os louvores são para Allah. Isso significa que os muçulmanos têm algum nível de imunidade contra tais ideias e crenças, que são apresentadas de uma maneira atraente e como algo racional. Portanto, é mais apropriado que precauções salutares sejam bastante eficazes contra essas ideias míticas que ninguém segue, exceto a escória da humanidade e pessoas de mente doentia.
Já discutimos em detalhes em nosso site os “adoradores do demônio”; você pode ler sobre eles na resposta à pergunta n° 133898 .
No que diz respeito à sua pergunta sobre os símbolos deste grupo ou de qualquer outro grupo religioso, como a cruz ou o olho dentro de um triângulo e semelhantes, os muçulmanos estão muito bem cientes deles, todos os louvores são para Allah. A decisão islâmica é que devemos nos livrar deles, cobrindo-os ou apagando-os, e devemos evitar fazê-los ou comprar qualquer coisa em que apareçam. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não deixava nada em sua casa que houvesse cruzes desenhadas, sem que apagasse essa imagem. Narrado por al-Bukhari (5952).
A analogia correta é fazer isso também com os símbolos de outras religiões e seitas, desde que sejam proeminentes e visíveis, sem ir a extremos ao imaginar que tais símbolos estão lá, e sem desenvolver pensamentos intrusivos, imaginando símbolos em tudo ao seu redor.
Se você tiver certeza, depois de uma avaliação, de que existem algumas roupas ou brinquedos e similares nos quais há algum desses símbolos de descrença, seja adoração ao demônio ou qualquer outra coisa, então você deve apagar o símbolo, se possível, por qualquer meio: apagá-lo, cobri-lo ou alterar sua forma. Então, não haverá mais culpa sobre você depois disso, se fizer uso dessas roupas e coisas do gênero.
Veja a resposta à pergunta n° 121170 : Formas de cruzes e como lidar com elas nos produtos que nos rodeiam.
Para obter informações sobre como lidar com alguns dos símbolos de outras religiões, consulte a resposta à pergunta n° 128082 .
Para a decisão sobre a oração em vestes em que há imagens, consulte as resposta às pergunta n° 161222 .
E Allah sabe melhor.