Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Espero que você possa me ajudar com essa confusão. Eu fiz a oração Istikhara 5 dias atrás. Perguntei a ALLAH se eu seria capaz de converter um não-muçulmano em muçulmano e guiá-lo para o caminho certo pelo meu amor pelo Islam e por ALLAH, estou muito obcecado com isso, porque meu último desejo é que eu seja capaz de fazer isso, pelo menos uma vez na minha vida, porque eu amo ALLAH ternamente e de todo o coração. Eu fiz a oração istikhra perguntando a ALLAH se algum dia terei sucesso em transformar esse sonho em realidade, também perguntei se Ele me guiaria. Mas hoje de manhã, tive um sonho em que via eu e meu primo passando férias em um hotel, segurávamos uma garrafa de champanhe verde e estávamos tentados a prová-la e o fizemos. E depois de um tempo eu vi meu irmão mais velho entrando e tanto eu quanto meu primo ficamos apavorados e assustados. Então, vi minha irmã mais velha com um vestido preto e um cachorro marrom a estava perseguindo.
Imam saheb, quando eu estava sonhando, fiquei com muito medo e também temia ter cometido um pecado e então, quando abri os olhos e me levantei da posição à esquerda (a posição em que estava dormindo), me senti aliviado por ter sido apenas um sonho.
Eram 5h30 aquele horário e tive que correr para as orações do fajr, mas enquanto rezava me senti muito feliz e tive um sentimento lindo dentro de mim, que estava me convencendo de que ALLAH está comigo e ouvindo meu coração. Nunca tive uma sensação tão adorável e me sinto feliz agora, enquanto escrevo para vocês.
Não sei o que isso significa, devo acreditar no sonho ou devo ouvir o meu coração?
Todos os louvores são para Allah.
Tipos de sonhos no Islam
Observe que as coisas que as pessoas veem durante o sono podem se enquadrar em uma de duas categorias:
Tipos de sonhos confusos
Os sonhos confusos, por sua vez, são divididos em duas categorias:
Tipos de coisas que as pessoas veem em seus sonhos
Pode-se dizer que o que as pessoas veem nos sonhos pode ser dividido em três categorias:
Essas categorias são indicadas pelo hadith narrado em Sahih Muslim (n° 2263) de Abu Hurairah, que narra que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando o tempo (do Dia da Ressurreição) se aproximar, o sonho de um crente dificilmente será falso. E a visão mais verdadeira será a de alguém que seja o mais verdadeiro no falar, pois a visão de um muçulmano é a quadragésima quinta parte da Profecia, e os sonhos são de três tipos:
Portanto, se algum de vós tiver um sonho do qual não goste, deve se levantar e rezar, e não contar às pessoas sobre o sonho…”
‘Awf ibn Malik narrou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os sonhos são de três tipos: alguns são coisas aterrorizantes do Shaitan, com o objetivo de causar tristeza ao filho de Adam; alguns são coisas com as quais uma pessoa se preocupa quando está acordada, então ela as vê em seus sonhos; e alguns fazem parte das quarenta e seis partes da Profecia.” (Sahih Sunan Ibn Majah, 3155)
Abu Hurairah narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os sonhos são de três tipos: boas novas de Allah, o que está na mente de uma pessoa e sonhos assustadores de Shaitan. Se algum de vós tiver um sonho do qual goste, que conte aos outros, se desejar, mas se vir algo da qual não goste, não deve contar a ninguém e deve se levantar e rezar.” (Sahih Sunan Ibn Majah, 3154)
Pode-se compartilhar os sonhos?
Segue uma série de ahaadith sahih que descrevem como lidar com o que se vê em sonho.
Portanto, é claro que os sonhos bons vêm de Allah e os sonhos ruins e desagradavéis vêm de Shaitan, então a pessoa deve buscar refúgio em Allah contra o mal destes.
Devemos compartilhar nossos pesadelos com outras pessoas?
Portanto, podemos resumir a partir desses ahaadith os pontos mais importantes sobre o que uma pessoa deve fazer se tiver um sonho que não lhe agrada, como segue:
Se uma pessoa segue esta etiqueta, esperamos que esse pesadelo não a prejudique, como diz os textos.
E Allah sabe mais.