Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Tenho uma loja e tenho sócios. No final do ano, calculamos os lucros e descobri que meus sócios haviam tomado emprestado da loja uma quantia igual aos meus lucros anuais, portanto, não recebi nenhum lucro em dinheiro, e isso foi registrado como dívida por eles devida. Como devo pagar o zakah? Devo incluir o capital e os lucros ao dar zakah?
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
O que é necessário no caso do zakah sobre bens comerciais é calcular o valor dos bens que são reservados à venda no final de um ano hijri. Se seu valor atingir o limite mínimo (nisaab) por si só, ou quando adicionado a dinheiro, ouro ou prata, então um quarto de um décimo (2,5%) do valor deve ser dado em zakah.
Se a loja for uma parceria, então você deve observar a participação de cada sócio; se atingir o limite mínimo por si só, ou quando adicionado à outra riqueza do sócio, deve-se pagar o zakah.
Não se deve olhar para a riqueza total de todos os sócios, segundo a maioria dos estudiosos, como foi explicado na resposta à pergunta n° 147855.
Em segundo lugar:
O comerciante deve calcular o valor das mercadorias que foram preparadas para venda e adicionar a elas o que possui de dinheiro em caixa e dívidas de pessoas, as quais ele espera serem pagas, então, do total disso tudo, ele deve dar um quarto de um décimo (2,5%).
Assim zakah é baseado na seguinte equação:
O valor das coisas preparadas para venda + dinheiro em caixa + dívidas que se espera que sejam pagas.
Com base nisso, você deve dar o zakah sobre a dívida total que é devida por seus parceiros, desde que seja uma dívida que você espera que seja paga.
Quanto à dívida devida por alguém que esteja passando por dificuldades financeiras ou demorando muito para pagar, nenhum zakah deve ser pago até que seja recebido (o valor devido), momento em que o zakah deve ser pago apenas uma vez, de acordo com a opinião mais correta.
E Allah sabe mais.