Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Eu estava menstruada e me purifiquei (meu período terminou) antes do adhan para o Fajr, mas porque estava cansada, não fiz ghusl até que o adhan fosse dado para o Fajr. Devo completar o dia de hoje, sabendo que eu tinha a intenção de jejuar neste dia antes do adhan?
Todos os louvores são para Allah.
Se uma mulher menstruada purificar antes do Fajr, ela deve intencionar o jejum e seu jejum será válido, mesmo que ela não faça ghusl até depois do amanhecer.
A mesma regra se aplica a quem está em junub (em estado de impureza após a atividade sexual), se ele não fizer ghusl até depois do amanhecer.
Al-Bukhari (1962) e Muslim (1109) narraram de Sulaimaan ibn Yasaar que ele perguntou a Umm Salamah (que Allah esteja satisfeito com ela) sobre um homem que acorda junub – ele pode jejuar? Ela disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava acordar junub, não de um sonho molhado, e ele jejuava.
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Os sábios dessas cidades concordam unanimemente que o jejum de quem está junub é válido, seja como resultado de um sonho molhado ou de relação sexual.
Se o sangue da menstruação ou nifaas (sangramento pós-parto) parar à noite, então o amanhecer chega antes que a mulher faça o ghusl, seu jejum é válido e ela tem que completá-lo, mesmo que ela não tenha feito o ghusl deliberadamente ou porque se esqueceu, com ou sem uma razão. O mesmo se aplica a quem está junub. Esta é a nossa visão e a visão de todos os sábios, afora aquilo que foi narrado de alguns dos salaf, mas não sabemos se é sahih ou não.
E Allah sabe melhor.