Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
É permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai?
Todos os louvores são para Allah.
Sim, é permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de um homem.
Al-Bukhari (1513) e Muslim (1334) narraram que 'Abd-Allaah ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Uma mulher de Khath'am veio e disse: “A ordem de Allah para o povo realizar o Hajj veio quando meu pai era um homem velho e já não podia mais sentar-se com firmeza na sela (da montaria). Posso realizar o Hajj em seu nome?” Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Sim.” Isso foi durante a Peregrinação de Despedida.
Ibn Hazm disse em al-Muhalla (5/317):
É permitido a uma mulher realizar o Hajj em nome de um homem ou mulher, e a um homem realizar o Hajj em nome de uma mulher ou homem, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou a mulher Khath’ami a realizar o Hajj em nome de seu pai, e ele ordenou a um homem a realizar o Hajj em nome de sua mãe, e outro homem a realizar o Hajj em nome de seu pai. Não há nenhum texto que proíba nada disso. Allah diz (interpretação do significado): “e fazei o bem” [al-Hajj 22:77], e isso é bom. É permitido a todos fazê-los em nome de qualquer um. Fim da citação.
Ibn Qudaamah disse em al-Mughni (27/05):
É permitido que um homem seja nomeado para fazer o Hajj em nome de um homem ou mulher, e uma mulher em nome de um homem ou mulher, de acordo com a maioria dos estudiosos. Não conhecemos nenhuma divergência de opinião, exceto al-Hasan ibn Saalih, que considerava makruh uma mulher fazer o Hajj em nome de um homem. Ibn al-Mundhir disse: isso é uma falha em reconhecer o significado aparente da Sunnah, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou a uma mulher que fizesse o Hajj em nome de seu pai. Fim da citação.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: é permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai, mesmo que ela tenha irmãos crescidos?
Ele respondeu:
É permitido a uma mulher fazer o Hajj em nome de seu pai, mesmo que ela tenha irmãos adultos. Tanto homens quanto mulheres podem atuar como delegados em nome uns dos outros. A mulher de Khath'am perguntou ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)… E ele citou o hadith mencionado acima, então disse: Ele (o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu a ela permissão para fazer o Hajj, e ela era uma mulher agindo em nome de um homem. Mas é essencial que ela tenha um mahram em todas as viagens, seja para o Hajj ou para qualquer outro propósito, tanto faz se a mulher estiver viajando para fazer o Hajj para si mesma ou em nome de outra pessoa. Fim da citação.
Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 21/247.