Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Como distinguir entre Religião Verdadeira e Falsa

23-07-2024

Pergunta 9607

Quais são os atributos da religião correta?

Resumo da Resposta:

É assim que se distingue entre a religião verdadeira e uma religião falsa: 1- A religião verdadeira deve vir de Allah, 2- Deve exigir a adoração somente a Allah, 3- Deve estar de acordo com os princípios defendidos pelo Mensageiros, 4- Não deve ser contraditória, 5- Deve garantir a proteção do compromisso religioso, da honra, da riqueza, da vida e das crianças, 6- Deve ser uma misericórdia para a humanidade, 7- Deve incluir orientações sobre as leis de Allah, 8- Deve defender as melhores atitudes e ações, 9- Deve trazer felicidade para aqueles que creem, e 10- Deve apontar para a verdade e alertar contra a falsidade.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

As religiões desviantes e as tradições humanas são verdadeiras ou falsas?

Cada membro de uma tradição religiosa acredita que a sua comunidade segue a verdade. Todo seguidor de uma religião acredita que sua religião é a melhor religião e o caminho mais reto.

Sempre que você pergunta aos seguidores de religiões desviantes ou aos seguidores de tradições criadas pelo homem sobre as evidências de suas crenças, eles lhe dizem que encontraram seus pais fazendo isso, então eles estão seguindo seus passos, dessa forma eles lhe contam histórias e relatos sem base sólida e cujos textos não estão isentos de falhas e discrepâncias.

Baseiam-se em livros herdados dos quais não se sabe quem os escreveu ou compilou, ou em que língua foram originalmente escritos, ou em que país se originaram; pelo contrário, são uma mistura compilada e escrita num livro que é venerado, e depois foram transmitidas de geração em geração sem nenhum exame científico adequado da fonte do texto ou do próprio texto.

Estes livros e histórias desconhecidos e a imitação cega não fornecem provas válidas no que diz respeito às religiões e crenças. Essas religiões e tradições humanas desviantes são verdadeiras ou falsas?

É impossível que todas elas possam ser verdadeiras, porque a verdade é uma só; não existem muitas “verdades”. E é impossível que todas essas religiões desviantes e tradições humanas pudessem ter vindo de Allah e serem todas verdadeiras. Se são muitas e a verdade é uma, então qual delas é a verdade? Portanto, tem de haver diretrizes pelas quais possamos reconhecer a verdadeira religião e distingui-la das falsas religiões.

Se descobrirmos que estas diretrizes se aplicam a uma religião, então saberemos que é a verdade. Se estas diretrizes ou uma delas estiver ausente de uma religião, saberemos que é falsa.

Como distinguir entre a verdadeira religião e as falsas religiões

Diretrizes pelas quais distinguimos a verdadeira religião das falsas religiões:

“Por certo, Nós te fizemos revelações, Muhammad, como fizemos a Noé e aos profetas, depois dele. E fizemos revelações a Abraão e a Ismael, e a Isaque e a Jacó, e às tribos e a Jesus, e a Jó e a Jonas, e a Aarão e a Salomão; e concedemos os Salmos a Davi.” [An-Nissa’ 4:163]

E Allah diz (interpretação do significado):

“E não enviamos, antes de ti, Mensageiro algum, sem que lhe revelássemos que não existe deus além de Mim; então, adorai-Me.” [Al-Anbiya' 21:25]

Com base nisso, qualquer religião introduzida por alguma pessoa que a atribui a si mesma e não a Allah é, sem dúvida, uma religião falsa.

“Ó meu povo! Adorai a Allah: não tendes outro deus que não seja Ele...” [Al-A’raf 7:73 – interpretação do significado]

Com base nisso, qualquer religião que inclua Shirk e coloque outros em adoração junto com Allah, como um Profeta, anjo ou Wali (“santo”) é uma religião falsa, mesmo que seus seguidores a atribuam a um dos Profetas.

“E não enviamos, antes de ti, Mensageiro algum, sem que lhe revelássemos que não existe deus além de Mim; então, adorai-Me.” [Al-Anbiya' 21:25]

“Dize: "Vinde, eu recitarei o que vosso Senhor vos proibiu: nada lhe associeis. E tende benevolência para com os pais. E não mateis vossos filhos, com receio da indigência: Nós vos damos sustento, e a eles. E não vos aproximeis das obscenidades, aparentes e latentes. E não mateis a alma, que Allah proibiu matar, exceto se com justa razão. Eis o que Ele vos recomenda, para razoardes.” [Al-An`am 6:151]

“E pergunta aos que, de Nossos Mensageiros, enviamos, antes de ti: ‘Se Nós fizemos, além dO Misericordioso, deuses, para serem adorados?’” [Az-Zukhruf 43:45]

“E não ponderam eles o Alcorão? E, fosse vindo de outro que Allah, encontrariam nele muitas discrepâncias.” [An-Nissa’ 4:82]

“E, quando a ira de Moisés se calou, ele retomou as Tábuas. E, em sua inscrição, havia orientação e misericórdia para os que veneram a seu Senhor.” [Al-A`raf 7:154 – interpretação do significado]

Allah diz, contando-nos como Ele enviou ‘Issa (que a paz esteja sobre ele):

“Ele disse: Assim teu Senhor disse: 'Isso Me é fácil, e sê-lo-á para fazer dele um sinal para os homens e misericórdia de Nossa parte'. E foi uma ordem decretada.” [Mariam 19:21 – interpretação do significado]

E Allah diz a respeito de Salih (que a paz esteja sobre ele):

“Ele disse: "Ó meu povo! Vistes? Se estou fundado sobre evidência de meu Senhor, e Ele me concede misericórdia vinda d'EIe...” [Hud 11:63 – interpretação do significado]

E Ele diz do Alcorão:

“E fazemos descer, do Alcorão, o que é cura e misericórdia para os crentes. E, aos injustos, isto não acrescenta senão perdição.” [Al-Isra’ 17:82 – interpretação do significado]

“Por certo, fizemos descer a Torá; nela, há orientação e luz...” [Al-Ma'idah 5:44 – interpretação do significado]

Ele diz sobre o Injil (evangelho):

“E concedêramo-Ihe o Evangelho; nele, há orientação e luz e confirmação da Torá...” [Al-Ma’idah 5:46 – interpretação do significado]

E Ele diz do Alcorão:

“Ele é Quem enviou Seu Mensageiro, com a Orientação e a religião da Verdade (Islam)...” [Al-Tawbah 9:33 – interpretação do significado].

A verdadeira religião é aquela que contém orientação relativa às leis de Allah e traz segurança e paz de espírito, para que todos os sussurros do Shaitan sejam afastados e todas as perguntas sejam respondidas, assim como todos os assuntos confusos sejam esclarecidos.

“Ta-Ha. Não fizemos descer sobre ti o Alcorão, para te causar angústia.” [Ta-Ha 20:1-2]

“Assim é a natureza feita por Allah (Fitrah) segundo a qual Ele criou os homens.” [Al-Rum 30:30 – interpretação do significado]

“Ó nosso povo! Por certo, ouvimos um Livro, que foi descido depois de Moisés, que confirma o que havia antes dele; ele guia à verdade e a uma vereda reta." ” [Al-Ahqaf 46:30 – interpretação do significado]

Não chama para aquilo que lhes causaria miséria. Allah diz (interpretação do significado):

“Ta-Ha. Não fizemos descer sobre ti o Alcorão, para te causar angústia.” [Ta-Ha 20:1-2]

E não os ordena a fazer nada que possa causar sua destruição. Allah diz (interpretação do significado):

“E não vos mateis. Por certo, Allah, para convosco, é Misericordiador.” [An-Nissa' 4:29]

Não faz distinção entre seus seguidores com base em raça, cor ou tribo. Allah diz (interpretação do significado):

“Ó homens! Por certo, Nós vos criamos de um varão e de uma varoa, e vos fizemos como nações e tribos, para que vos conheçais uns aos outros. Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso. Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor.” [Al Hujurat 49:13]

A única característica específica, pela qual as pessoas podem receber preferência em relação às outras, de acordo com a verdadeira religião, é a piedade ou o temor a Allah.

À luz das diretrizes pelas quais podemos distinguir entre a verdadeira religião e as falsas religiões, apoiadas por aquilo que é dito no Alcorão Sagrado, que indica que estas diretrizes se aplicam a todos os Mensageiros verdadeiros que foram enviados por Allah, podemos então discutir os diferentes tipos de religiões.

E Allah sabe mais.

Religiões
Veja o site Islam Perguntas e Respostas