Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
É verdade que olhar para o universo e a natureza é como um ato de adoração?
Todos os louvores são para Allah.
Olhar para o universo e a natureza, no sentido de refletir sobre o que Allah criou neste universo, e enxergar isso como prova da grandeza e poder de Allah, é um ato de adoração que aumenta a fé e a convicção. Portanto, o chamado para olhar para este universo e natureza é dado repetidamente no Livro de Allah, como nos versículos em que Ele, glorificado seja, diz (interpretação do significado):
Dize, Muhammad: "Caminhai, na terra, e olhai como Allah iniciou a criação. Em seguida, Allah fará surgir a última criação. Por certo, Allah, sobre todas as cousas, é Onipotente."
[al-'Ankabut 29:20]
E não olham eles aos camelos, como foram criados? E ao céu, como foi elevado? E às montanhas, como foram armadas? E à terra, como foi distendida?
[al-Ghaashiyah 88:17-20]
“Por certo, na criação dos céus e da terra, e na alternância da noite e do dia, e no barco que corre, no mar, com o que beneficia a humanidade; e na água que Allah faz descer do céu, com a qual, vivifica a terra, depois de morta, e nela espalha todo tipo de ser animal, e na mudança dos ventos e das nuvens, submetidos entre o céu e a terra, em verdade, nisso tudo, há sinais para um povo que razoa.”
[al-Baqarah 2:164].
Se uma pessoa olhar para essas coisas criadas e refletir sobre a sabedoria por trás de sua criação, o brilho de seu design, e como Allah, Exaltado seja, as subjugou, isso aumentará sua fé e convicção, e ela será recompensada por essa reflexão.
O mesmo se aplica a refletir sobre a situação das nações e reinos que deixaram de existir por causa de sua incredulidade e pecado, e retirar lições disso, como Allah, Exaltado seja, diz sobre o povo de Saalih e suas terras, e as terras de Thamud (interpretação do significado):
“Então, olha como foi o fim de seus estratagemas! Aniquilamo-los, e a seu povo, a todos. E essas suas casas estão desertas, porque eles foram injustos. Por certo, há nisso um sinal para um povo que sabe.”
[an-Naml 27:51-52].
Quanto a simplesmente olhar para o universo e a natureza por prazer e deleite, isso não é um ato de adoração, mas é permitido, desde que não distraia de um dever obrigatório ou faça cair no que é proibido.
E Allah sabe melhor.