Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual é a sua opinião sobre aqueles que fazem muitos tipos de alimentos e doces durante o Ramadan?
Todos os louvores são para Allah.
A extravagância em todas as coisas é algo censurável e não é permitido, especialmente na comida e na bebida. Allah diz (interpretação do significado):
“E comei e bebei, e não vos entregueis a excessos. Por certo, Ele não ama os musrifun (aqueles entregues a excessos).” [al-A'raaf 7:31]
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O filho de Adam não enche nenhum vaso pior do que seu estômago; para o filho de Adam, alguns bocados são suficientes para manter suas costas eretas. Se tu precisas enchê-lo (o estômago), então reserva um terço para comida, um terço para bebida e um terço para o ar.” Narrado por at-Tirmidhi, 2380; Ibn Maajah, 3349. Classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Tirmidhi, 1939.
A extravagância na comida e bebida inclui muitos males:
Quanto mais uma pessoa desfruta das coisas boas deste mundo, menos ela terá na Outra Vida.
Al-Haakim narrou que Abu Juhaifah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quanto mais as pessoas comem até se fartar neste mundo, mais famintas elas estarão no Dia da Ressurreição”.
Narrado por Ibn Abi'l-Dunia, que acrescentou que Abu Juhaifah nunca encheu seu estômago até que partir desta vida.
Classificado como sahih por al-Albaani em al-Silsilah al-Sahihah, 342.
'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Por Allah, se eu quisesse, poderia usar as melhores roupas, comer a melhor comida e ter a vida mais luxuosa. Mas eu ouvi que Allah condenará as pessoas por algumas de suas ações e disse (interpretação do significado):
“Fizestes irem-se vossas boas coisas, em vossa vida terrena e, com elas, vos deliciastes. Então, hoje, sereis recompensados com o castigo da vileza, porque vos ensoberbecíeis, na terra, sem razão, e porque cometíeis perversidade.” [al-Ahqaaf 46:20]
Hilat al-Awliya', 1/49
Isso (o excesso na alimentação) distrai uma pessoa de muitos atos de obediência e adoração, como a leitura do Alcorão, que é aquilo em que o muçulmano deve focar durante este mês abençoado, como era a prática dos Salaf.
Porém, as mulheres acabam perdendo grande parte do dia preparando a comida, e grande parte da noite preparando doces e bebidas.
Se uma pessoa come demais, ela se torna preguiçosa e dorme muito, consequentemente perde muito tempo.
Sufian al-Thawri (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Se você quiser dormir menos e que seu corpo seja saudável, então coma menos.
Comer demais também torna o coração desatento.
Foi dito ao Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele): Um homem encontra alguma suavidade e humildade em seu coração quando está cheio (empanturrado)? Ele respondeu, acho que não.
E Allah sabe mais.