Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
É válido dividir os adhkaar em geral, e, em particular, o dhikr “Laa ilaaha ill-Allah wahdahu laa sharika lah, lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa 'ala kulli shay'in qadir (não há divindade digna de adoração, exceto Allah, Único, sem parceiro ou associado. D’Ele é o Domínio e a Ele o louvor, e Ele tem poder sobre todas as coisas)”? O que quero dizer é: a pessoa será recompensada conforme mencionado no hadith de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga ‘Laa ilaaha ill-Allah wahdahu laa sharika lah, lahu'l-mulk wa lahu'l-hamd wa huwa 'ala kulli shay'in qadir’ cem vezes por dia, terá (uma recompensa) equivalente a libertar dez escravos, cem hasanaat (boas ações) serão registradas para ele e cem sayyi'aat (más ações) serão apagadas dele, e ele estará protegido contra o Shaitan por aquele dia até a noite chegar. Ninguém poderia fazer nada melhor do que o que ele fez, exceto aquele que fizer mais do que isso” – a pessoa poderia dividir o dhikr ao longo do dia, por exemplo, dizendo-o cinquenta vezes depois do Fajr e cinquenta vezes depois de 'Asr, ou vinte vezes depois de cada uma das orações obrigatórias? Ou deve dizê-lo consecutivamente para obter a recompensa? O objetivo não é introduzir inovação; ao contrário, é tentar ser capaz de recitar este dhikr regularmente, porque o que geralmente acontece é que um de nós o recita 30 vezes, depois interrompe por algum motivo e – subhanAllah – esquece-se de completá-lo. Mas, se a pessoa estabelecer um programa consistente para recitar este dhikr, por exemplo, 20 vezes após cada uma das orações obrigatórias, sabendo que não é um dos adhkaar a ser recitado após a oração, o total será de 100 vezes por dia. Para explicar melhor: o objetivo é ser consistente e continuar dessa maneira, não apenas fazê-lo às vezes. E Allah é o guia para a senda reta.
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
O que é chamado de adhkaar da manhã e da tarde pode ser feito durante todo o tempo alocado para qualquer um desses adhkaar, que é o início e o fim do dia. Não está estipulado que se deva fazer o que muitas pessoas fazem, ou seja, sempre recitar esses adhkaar de uma só vez em uma sessão. O melhor, no que diz respeito aos adhkaar para o qual a recompensa é a proteção para aquele que os diz, é apressar-se em dizê-los antes de outros adhkaar, mas aqui estamos falando de dhikr para o qual nenhum número específico de repetições é estipulado; pelo contrário, eles devem ser ditos apenas uma vez.
Em segundo lugar:
O número de vezes que os adhkaar devem ser repetidos é uma questão de tawqif [ou seja, eles só podem ser conhecidos através dos textos religiosos, sem espaço para ijtihad], e não é permitido para aquele que deseja obter a recompensa diferir no número de vezes que os repete, caso contrário estará indo contra o que está declarado nos textos religiosos e será privado da recompensa.
Al-Haafiz Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Pode-se concluir a partir disso que é importante prestar atenção ao número de vezes que o texto afirma que um dhikr deve ser repetido, caso contrário, seria possível sugerir que outras trinta e três vezes poderiam ser adicionadas ao dhikr. Alguns dos estudiosos disseram: Se uma recompensa específica é prometida por repetir um dhikr um certo número de vezes, tal como narrado nos relatos – exemplo, no caso do dhikr a ser recitado após as orações obrigatórias – mas o recitador acrescenta algo ao número, ele não alcançará essa recompensa específica, devido à possibilidade de que haja uma razão por trás desse número de vezes e haja algum impacto especial que será perdido ao ultrapassar dito número. (Fath al-Baari 2/330).
Aquele que ultrapassar esse número e considerar permissível fazer mais não será privado de recompensa. Pode ser que quem acrescente mais não pretenda descumprir; ao contrário, sua intenção pode ser simplesmente recitar mais dhikr depois de obedecer, e não obter uma recompensa maior. É assim que al-Haafiz Ibn Hajar interpretou as palavras de seu shaikh al-'Iraaqi nas palavras mencionadas acima.
Em terceiro lugar:
Com relação à questão, pode-se notar, em relação ao que foi narrado sobre os adhkaar que devem ser recitados nas duas extremidades do dia, que estes adhkaar podem ser divididos ao longo de toda a manhã e toda a tarde, sem especificar um determinado número a ser recitado após ou antes de uma determinada ação. Ao contrário, esse número pode ser distribuído ao longo de todo o período, de acordo com o que for fácil para o indivíduo, sem aderir a um método específico. Mas o melhor é recitar na íntegra os adhkaar que devem ser repetidos um certo número de vezes, de uma só vez, por medo de esquecer ou cometer um erro no número de vezes que é recitado. Porém, em termos de permissibilidade, é permissível e não está estipulado que a recitação deva ser feita consecutivamente. O que mencionamos é o significado aparente do seguinte hadith:
Foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que diga ‘Subhaan Allah wa bi hamdihi (Glória e louvor a Allah)’ cem vezes por dia, seus pecados serão apagados, mesmo que sejam como a espuma do mar.” (Narrado por al-Bukhari, 6042 e Muslim, 2691).
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
O significado geral deste hadith indica que a recompensa mencionada será alcançada por aquele que repete este dhikr cem vezes em um dia, não importa se ele o recita consecutivamente ou em momentos diferentes, ou recita um pouco no início do dia e mais um pouco no final. Mas, o melhor é recitá-lo consecutivamente no início do dia, para que seja uma proteção para a pessoa durante todo o dia. (Sharh Muslim 17/17).
Badr ad-Din al-’Aini (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Com relação às palavras “em um dia”, a palavra “dia” tem significado geral, e não se sabe em que hora do dia é, portanto, não deve ser restrita a nenhum horário específico.
‘Umdat al-Qaari Sharh Sahih al-Bukhari (23/25).
Resumo:
O melhor é que aquele que está recitando o dhikr o repita consecutivamente pelo número de vezes determinado. Se isso não for fácil para ele, então pode recitá-lo sempre que puder, sem restrições, fazendo tal e tal número após cada oração, ou coisas semelhantes. Portanto, qualquer que seja a maneira mais fácil para o adorador, ele pode fazê-lo.
E Allah sabe mais.