Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
A esposa quer ter um terceiro filho, e o marido diz: O que você quiser, e ela sente que ele quer ter outro filho também, mas o problema é que sua mãe rejeita essa ideia e discute com ela, podendo cortar os laços por causa disso. O que você a aconselha a fazer – ela deve seguir seus desejos e ter outro filho, ou deve se conter e obedecer à mãe?
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Os ensinamentos do Islam exortam os muçulmanos a terem vários filhos e os encorajam a isso, porque ter muitos filhos é uma fonte de orgulho e força para a ummah, e é algo que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sentirá orgulho no Dia da Ressurreição. Abu Dawud (2050) narrou que Ma'qil ibn Yasaar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Casai-vos com mulheres amorosas e férteis, pois me gabarei de vosso grande número diante das nações [no Dia da Ressurreição]”. Classificado como sahih por al-Albaani em Irwa' al-Ghalil (1784).
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
O que os muçulmanos devem fazer é ter tantos filhos quanto puderem, porque isso é o que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) os aconselhou a fazer, quando disse: “Casai-vos com mulheres amorosas e férteis, pois me gabarei de vosso grande número...”. Além disso, ter muitos filhos aumentará o número da ummah, e o grande número da ummah é uma fonte de orgulho, pois Allah, Exaltado seja, disse, lembrando os Filhos de Israel sobre isso (interpretação de o significado):
“Em seguida, devolvemo-vos a dominação sobre eles, e estendemo-vos riquezas e filhos. E fizemo-vos mais numerosos.” [al-Isra' 17:6].
E Shu'aib disse ao seu povo:
“E lembrai-vos do tempo em que éreis poucos, e Ele vos multiplicou” [al-A'raaf 7:86].
Ninguém pode negar que o grande número da ummah é razão de orgulho e força para ela, ao contrário do que imaginam aqueles que pensam negativamente, que acham que o grande número da ummah é a causa de sua pobreza e fome.
Fim da citação de Fataawa Islamiyyah (3/190).
Em segundo lugar:
A filha não tem que obedecer a seus pais em abster-se de ter filhos, por duas razões:
A primeira razão é que é uma ordem que é contrária à ordem do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
A segunda razão é que ter filhos é um direito compartilhado por ambos os cônjuges, e ninguém mais tem o direito de interferir nisso.
No entanto, a esposa deve mostrar bondade para com sua mãe e falar gentilmente com ela.
E Allah sabe melhor.