Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
O que é intercessão (shafa’ah)? Existem diferentes tipos de intercessão? As pessoas intercederão ou apenas os profetas? Há pessoas cuja intercessão não será aceita?
A maior intercessão é al-maqam al-mahmud, na qual as primeiras e últimas gerações pedirão ao Profeta para interceder por elas junto ao seu Senhor pelo alívio dos horrores do Dia do Julgamento.
Todos os louvores são para Allah.
Quando a aflição se tornar muito grande para o povo no Dia do Juízo e as pessoas ficarem de pé por muito tempo, sofrendo no calor, terror e angústia, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dirá: “Como vós ficareis quando Allah vos reunir como flechas em uma aljava, por cinquenta mil anos, durante os quais Allah não olhará para vós?” (Al-Silsilah As-Sahihah, 2817).
As pessoas olharão para aqueles de alto status para interceder por elas junto ao seu Senhor pelo alívio dessa angústia que estarão sofrendo e para que Ele venha fazer o julgamento delas.
Então, as pessoas irão a Adam, mas ele se desculpará; em seguida, irão a Nuh, mas ele se desculpará; então, irão a Ibrahim, mas ele se desculpará; e irão a Mussa, mas ele se desculpará; e irão a ‘Issa, mas ele se desculpará. Depois disso, as pessoas irão ao nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e ele dirá: “Eu sou adequado para isso”. Dessa forma, ele intercederá pelas pessoas no local de reunião, para que o julgamento seja feito. Esta é a estação de louvor e glória que Allah prometeu a ele, como Ele diz (interpretação do significado):
“Quiçá, teu Senhor te ascenda a uma louvável preeminência (Maqam Mahmud – uma estação de louvor e glória, ou seja, a honra da intercessão no Dia da Ressurreição)” [Al-Isra 17:79]
Segue o longo hadith sobre intercessão:
Foi narrado que Anas ibn Malik disse: Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse: “Quando o Dia da Ressurreição chegar, as pessoas se agitarão umas contra as outras como ondas. Elas virão a Adam e dirão: ‘Intercede por nós junto ao seu Senhor.’ Ele dirá: ‘Eu não sou adequado para isso. Vão até Ibrahim, pois ele é o Amigo Próximo do Mais Misericordioso.’ Então, elas irão até Ibrahim, mas ele dirá: ‘Eu não estou apto para isso. Vão até Mussa, pois ele é aquele com quem Allah falou diretamente.’ Então, elas irão até Mussa, mas ele dirá: ‘Eu não estou apto para isso. Vão até ‘Issa, pois ele é uma alma criada por Allah e Sua Palavra.’ Assim, elas irão até ‘Issa, mas ele dirá: ‘Eu não estou apto para isso. Vão até Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).’ Dessa forma, elas virão até mim e eu direi: ‘Eu estou apto para isso.’ Então, eu pedirei permissão ao meu Senhor e Ele me dará permissão, e Ele me inspirará com palavras de louvor com as quais eu O louvarei, palavras que eu não conheço agora. Eu O louvarei com essas palavras de louvor e me prostrarei diante d’Ele. Ele dirá: ‘Ó Muhammad, levanta tua cabeça. Fala e a intercessão te será concedida, pede e te será dado, intercede e tua intercessão será aceita.’ Eu direi, ‘Ó Senhor, minha ummah, minha ummah!’ Ele dirá, ‘Vá e traz todos em cujo coração haja fé do peso de um grão de cevada.’ Então, eu irei e farei isso. Em seguida, eu voltarei e O louvarei com aquelas palavras de louvor e me prostrarei diante d’Ele. Ele dirá, ‘Ó Muhammad, levanta tua cabeça. Fala e a intercessão te será concedida, pede e te será dado, intercede e tua intercessão será aceita.’ Eu direi, ‘Ó Senhor, minha ummah, minha ummah!’ Ele dirá, ‘Vá e traz todos em cujo coração haja fé do peso de uma pequena formiga ou de um grão de mostarda.’ Então, eu irei e farei isso. E eu voltarei e O louvarei com aquelas palavras de louvor e me prostrarei diante d’Ele. Ele dirá, ‘Ó Muhammad, levanta tua cabeça. Fala e a intercessão te será concedida, pede e te será dado, intercede e tua intercessão será aceita.’ Eu direi: ‘Ó Senhor, minha ummah, minha ummah!’ Ele dirá: ‘Vá e traz do Fogo todos em cujo coração haja fé com um peso mais leve grão que um mostarda.’ Então, eu irei e os trarei para fora (do Fogo).”
Quando nós deixamos Anas, eu [o narrador do hadith] disse a alguns de nossos companheiros: “Por que não vamos até al-Hassan, que está escondido na casa de Abu Khalifah, e contamos a ele o que Anas ibn Malik nos disse?” Então, fomos até ele, cumprimentamos com salam e ele nos deu permissão para entrar. E dissemos: “Ó Abu Sa’id, viemos até ti do teu irmão Anas ibn Malik, e nunca ouvimos nada parecido com o que ele nos narrou sobre a intercessão.” Ele disse: “Diga-me.” Então, nós narramos o hadith para ele e chegamos a este ponto e ele disse: “Continua.” Nós dissemos: “Ele não nos contou mais nada.” Ele disse: “Ele havia me relatado este hadith quando era jovem, há vinte anos. Não sei se ele esqueceu ou se não queria vos deixar dependentes do que ele poderia ter dito.” Nós dissemos: “Ó Abu Sa’id, diga-nos.” Ele sorriu e disse: “O homem foi criado às pressas. Eu só mencionei porque queria informá-lo sobre isso. Anas me disse o mesmo que disse a vós, e disse que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) acrescentou: ‘Então eu voltarei uma quarta vez e O louvarei com aquelas palavras de louvor e me prostrarei diante d’Ele’. Ele dirá: ‘Ó Muhammad, levanta tua cabeça. Fala e a intercessão te será concedida, peça e te será dado, intercede e tua intercessão será aceita.’ Eu direi: ‘Ó Senhor, me dá permissão (para trazer à luz) todos aqueles que disseram La ilaha ill-Allah.’ Ele dirá: ‘Por Meu Poder, Minha Majestade, Minha Supremacia e Minha Grandeza, certamente trarei à luz aqueles que disseram La ilaha ill-Allah.’” (Narrado por Al-Bukhari, 7510)
Foi narrado por Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu serei o líder da humanidade no Dia da Ressurreição. Vós sabeis a razão disso? Allah reunirá a humanidade, a primeira e a última geração, em um só lugar, para que o chamador possa fazê-los ouvir sua voz e o observador possa ver a todos. O sol será trazido para perto e as pessoas sofrerão tanta angústia e problemas que não serão capazes de suportar. As pessoas dirão: “Vós não percebes o estado e a condição que atingimos? Por que não procurais alguém que possa interceder por vós junto ao vosso Senhor?’ As pessoas dirão umas às outras: ‘Ide para vosso pai, Adam.’ Então, elas irão para Adam (que a paz esteja sobre ele)… Eu irei e me prostrarei sob o Trono. Então, me ensinarão palavras de louvor que nunca foram ensinadas a ninguém antes de mim, e será dito: ‘Ó Muhammad! Levanta a tua cabeça; pede, pois te será dado, e intercede, pois tua intercessão será aceita.’ Eu levantarei minha cabeça e direi: ‘Minha ummah, ó Senhor! Minha ummah, ó Senhor!’ Será dito, ‘Ó Muhammad, admite dentre tua ummah aqueles que não serão responsabilizados pelo portão direito do Paraíso, e eles compartilharão os outros portões com o povo.’ Ele disse, Por Aquele em Cuja Mão está minha alma, a distância entre duas colunas do portão é como a distância entre Makkah e Humair, ou entre Makkah e Busra.” (Narrado por al-Bukhari, 4712)
Esta é a grande intercessão no lugar de permanência, e é uma intercessão para que o julgamento possa ser feito.
A intercessão no Dia da Ressurreição é de dois tipos:
A intercessão aceita é de vários tipos:
A intercessão por aqueles que cometeram pecado não será concedida apenas ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), mas sim aos profetas, aos mártires, aos estudiosos, aos justos e aos anjos, que também se juntarão a isso. As ações justas de um homem também podem interceder por ele. Mas, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) terá a maior parte da intercessão.
Segue um hadith que indica que a intercessão será concedida aos profetas e a outros. Foi narrado que Abu Sa’id al-Khudri disse: “Nós dissemos, ‘Ó Mensageiro de Allah, veremos nosso Senhor no Dia da Ressurreição?’”… e ele citou o hadith, até chegar à parte que descreve como os crentes passarão pelo Sirat e intercederão por seus irmãos que entraram no Inferno: “Eles dirão, ‘Ó Senhor, nossos irmãos costumavam rezar, jejuar e praticar boas ações conosco.’ Allah dirá, ‘Ide, e quem vós encontrardes com um dinar de fé em seu coração, traga-o para fora, e Allah proibirá seus corpos para o Fogo.’ Então, eles irão, e alguns deles estarão afundados no Fogo até seus pés ou canelas, e eles trarão aqueles que eles reconhecerem. Então, eles voltarão, e Allah dirá: ‘Ide, e quem vós encontrardes com meio dinar de fé em seu coração, traga-o para fora.’ Assim, eles irão e trarão aqueles que eles reconhecerem. Em seguida, eles voltarão, e Allah dirá: ‘Ide, e quem vós encontrardes com um átomo de fé em seu coração, traga-o para fora.’ Então, eles irão e trarão aqueles que eles reconhecerem.” Abu Sa’id disse: “Se tu não crês em mim, então lê (a interpretação do versículo do significado):
‘Por certo, Allah não faz injustiça nem mesmo com o peso de um átomo (ou uma pequena formiga). E se aquilo é uma boa ação, multiplica-lo-á, e concederá, de Sua parte, magnífico prêmio.’ [Al-Nissa 4:40].”
[O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:] “Então os profetas, os anjos e os crentes intercederão, e Aquele que Compele (Allah) dirá: ‘Resta Minha intercessão.’ Assim, Ele pegará um punhado do Fogo e trará algumas pessoas cujos corpos foram queimados e as jogará em um rio na entrada do Paraíso que é chamado de Água da Vida.
Eles crescerão em suas margens, como uma semente carregada por uma enchente cresce. Tu viste como ela cresce ao lado de uma rocha ou ao lado de uma árvore, e como o lado voltado para o sol é geralmente verde, enquanto o lado voltado para a sombra é branco? Eles sairão como pérolas, e colares serão colocados em volta de seus pescoços. Então, eles entrarão no Paraíso, e o povo do Paraíso dirá: ‘Estas são as pessoas emancipadas pelo Mais Misericordioso. Ele os admitiu no Paraíso sem que eles tenham feito nenhuma boa ação e sem que eles tenham enviado nenhum bem (para si mesmos).’ E lhes será dito: ‘Vós tereis o que vedes e o equivalente a isso.’” (Narrado por al-Bukhari, 7440)
A intercessão do Dia da Ressurreição só será concedida se três condições forem atendidas, conforme indicado nos versículos (interpretação do significado):
“E quantos anjos há, nos céus, cuja intercessão de nada valerá, senão após Allah permiti-la a quem quiser e a quem Lhe agradar!” [Al-Najm 53:26]
“Nesse dia, a intercessão não beneficiará senão a quem O Misericordioso permitir e àquele de quem Ele Se agradar, em dito.” [Ta-Ha 20:109]
“Ele sabe o que está adiante deles e o que está detrás deles. E eles não intercedem senão por quem Lhe agrada. E, do receio d’Ele, estão amedrontados.” [Al-Anbiya 21:28]
“Quem intercederá junto dEle senão com Sua permissão?” [Al-Baqarah 2:255]
Estas condições são:
Foi narrado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que a intercessão de algumas pessoas não será aceita no Dia da Ressurreição, incluindo aqueles que amaldiçoaram muito. Muslim narrou que Abu’l-Darda disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: ‘Aqueles que amaldiçoam não serão testemunhas ou intercessores no Dia da Ressurreição.”
Com relação ao tipo de intercessão que será rejeitada, esta é a intercessão que não atende às condições exigidas de permissão de Allah ou de Sua satisfação (com o intercessor ou aquele por quem a intercessão é feita), como a intercessão que o povo do shirk acredita que seus deuses alcançarão. Eles apenas os adoram porque acreditam que eles intercederão por eles com Allah, e que eles são mediadores ou intermediários entre as pessoas e Allah. Allah diz (interpretação do significado):
“Ora, de Allah é a pura devoção. E os que tomam protetores, além dEle, dizem: “Não os adoramos senão para que eles nos aproximem, bem perto de Allah.” Por certo, Allah julgará, entre eles, naquilo de que discrepam. Por certo, Allah não guia quem é mentiroso, ingrato.” [Al-Zumar 39:3]
Allah nos diz que esse tipo de intercessão é ineficaz e de nenhum benefício, como Ele diz (interpretação do significado):
“Então, não os beneficiará a intercessão dos intercessores.” [Al-Muddaththir 74:48]
“E guardai-vos de um dia, em que uma alma nada poderá quitar por outra alma, e não se lhe aceitará intercessão nem se lhe tomará resgate; e eles não serão socorridos.” [Al-Baqarah 2:48]
“E guardai-vos de um dia, em que uma alma nada poderá quitar por outra, e não se lhe aceitará resgate nem a beneficiará intercessão; e eles não serão socorridos.” [Al-Baqarah 2:123]
“Ó vós que credes! Despendei do que vos damos por sustento, antes que chegue um dia, em que não haverá venda nem amizade nem intercessão; e os renegadores da Fé, são eles os injustos.” [Al-Baqarah 2:254]
Portanto, Allah não aceitou a intercessão de Seu Amigo Próximo Ibrahim por seu pai Azar, que era um mushrik. Foi narrado por Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ibrahim encontrará seu pai no Dia da Ressurreição, e o rosto de Azar estará escuro e coberto de poeira. Ibrahim dirá a ele: ‘Eu não lhe disse para não me desobedecer?’ Seu pai dirá: ‘Hoje não vou te desobedecer.’’ Ibrahim dirá: ‘Ó Senhor! Tu me prometeste não me desonrar no Dia da Ressurreição; e o que será mais vergonhoso para mim do que amaldiçoar e desonrar meu pai?’ Então, Allah dirá: ‘Proibi o Paraíso aos incrédulos.’ Assim, ele será abordado: ‘Ó Ibrahim, o que há sob teus pés?’ Ele olhará e verá um Dhabh (um animal) manchado de sangue, que será pego pelas pernas e jogado no Fogo.” (Narrado por al-Bukhari, 3350).
Para mais, veja estas respostas: 196054, 42 e 220340.
E Allah sabe mais.