Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Ouvi dizer que o jejum no dia de ‘Ashura expia (os pecados) do ano anterior, isso é verdade?
Será que expia todos, até mesmo grandes pecados? Qual é a razão para venerar este dia?
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Jejuar no dia de ‘Ashura expia o ano anterior, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Jejuem no dia de 'Arafah, espero que Allah expie, assim, o ano anterior e o ano posterior a ele, e jejuem no dia de ‘Ashura, espero que Allah expie, assim, o ano anterior a ele." Narrado por Muslim, 1162. Isto é pela graça que Allah nos concede, segundo o qual o jejum de um dia expia os pecados de um ano inteiro. E Allah é o Dono de grande generosidade.
O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ficar muito entusiasmado para certificar-se de fazer o jejum do dia da ‘Ashura por causa de seu elevado estatuto. Foi narrado que Ibn 'Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Eu nunca vi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tão entusiasmado em garantir que havia jejuado qualquer dia e preferindo-o sobre outro, exceto este dia, o dia de ‘Ashura, e este mês – ou seja, o Ramadan.” Narrado por al-Bukhari, 1867.
O que se entende por estar muito entusiasmado em garantir que havia jejuado, é tão somente ganhar sua recompensa.
Em segundo lugar:
No que diz respeito à razão pela qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jejuou no dia da ‘Ashura e estimulou as pessoas a fazerem o mesmo é mencionada no hadith narrado por al-Bukhari (1865) a partir de Ibn' Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio a Madinah e viu os judeus em jejum no dia da ‘Ashura. Ele disse: "O que é isso?" Eles disseram: "Este é um bom dia, este é o dia em que Allah salvou os Filhos de Israel de seu inimigo e Mussa jejuou neste dia." Ele disse: "Estamos mais perto de Mussa do que vós." Então, ele jejuou neste dia e disse ao povo que jejuasse.
As palavras "Este é um bom dia" - de acordo com uma versão narrada por Muslim, "Este é um grande dia em que Allah salvou Mussa e seu povo e afogou o Faraó e seu povo."
As palavras "Mussa jejuou neste dia" - Muslim acrescentou em seu relato: "Em gratidão a Allah, portanto jejuamos neste dia."
De acordo com outra versão narrada por al-Bukhari, "Então, nós jejuamos por respeito a ele."
As palavras "e disse ao povo que jejuasse" - de acordo com outra versão narrada por al-Bukhari, "Ele disse a seus companheiros: ‘Vós estais mais perto de Mussa do que eles, então jejuais este dia’".
Em terceiro lugar:
A expiação dos pecados que é alcançada pelo jejum de ‘Ashura refere-se aos pecados menores; no que diz respeito aos grandes pecados, eles precisam de arrependimento em separado.
Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Jejuar no dia de ‘Arafaah expia todos os pecados menores, em outras palavras, isso traz o perdão de todos os pecados, exceto dos grandes pecados.
Então ele disse:
Jejuar no dia de 'Arafah é uma expiação por dois anos, e no dia da' Ashura’ é uma expiação por um ano, e se o ‘amin’ de uma pessoa coincide com o ‘amin’ dos anjos, seus pecados anteriores serão perdoados... Cada uma das coisas mencionadas pode trazer expiação. Se a pessoa faz algo que expia os pecados menores, será expiado, e se não houver pecados menores ou maiores, será gravado para esta pessoa como boas ações e, desta forma, ela subirá em estatuto... Se houver um ou mais pecados maiores e não houver pecados menores, esperamos que isso reduzirá seus pecados maiores. Al-Majmu' Sharh al-Muhadhdhab, parte 6.
Shaikh al-Islam Ibn Taymiyyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A expiação de purificação, oração e jejum do Ramadan, 'Arafah e ‘Ashura aplica-se apenas aos pecados menores. Al-Fataawa al-Kubra, parte 5.