Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
É melhor morar na cidade do Mensageiro de Allah ou morar em Makkah Al-Mukarramah? Quais são as diferenças que tornam uma das duas cidades melhor que a outra, além da diferença da virtude de rezar nos dois Harams?
Todos os louvores são para Allah.
O melhor lugar do planeta, por si só, é Makkah, depois Madinah.
No que diz respeito aos indivíduos, o melhor para cada pessoa é viver na cidade onde a sua fé aumentará e poderá adorar e obedecer ainda mais a Allah, Exaltado seja.
Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O melhor lugar na terra para cada indivíduo é aquele onde ele será mais capaz de obedecer a Allah e ao Seu Mensageiro, o que varia de acordo com as circunstâncias. Não existe um terreno específico onde seja melhor para uma pessoa residir. Em vez disso, o que é melhor para cada indivíduo deve ser determinado com base no grau em que ele será capaz de alcançar a piedade, a obediência, a humildade diante de Allah, a submissão e o foco na adoração. Abu Ad-Darda’ (que Allah esteja satisfeito com ele) escreveu a Salman (que Allah esteja satisfeito com ele), dizendo: Venha para a terra santa. Salman escreveu-lhe: A terra não santifica ninguém; mas sim, o que santifica uma pessoa são suas ações”. (Majmu’ Al-Fatawa, 18/283)
Makkah é distinta de Madinah e de outras cidades por causa de uma série de virtudes, das quais mencionaremos as seguintes:
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Madinah é um santuário e goza de santidade, mas a sua santidade é muito menor do que a de Makkah. Nenhum muçulmano pode chegar ao santuário de Makkah vindo de fora da fronteira do Haram, a menos que esteja no estado de Ihram, e deve entrar em Ihram. Não é assim no caso de Madinah.
No santuário de Makkah, a grama e as árvores (ou seja, todas as plantas) são protegidas, enquanto no santuário de Madinah é dada uma concessão relativa a algumas de suas árvores para fins agrícolas e similares.
A caça em Makkah é proibida e uma multa deve ser paga por isso, enquanto nenhuma penalidade é exigida para a caça em Madinah.
A questão é que o lugar mais seguro é Makkah, onde até as árvores e os animais de caça estão seguros.” (Liqa’ Al-Bab Al-Maftuh, 103/2)
Al-Bukhari (3778) e Muslim (1059) narraram que Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Os Ansar disseram, no dia da conquista de Makkah, quando (o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu (parte do espólio) aos coraixitas: “Por Allah, isso é estranho. Nossas espadas ainda estão pingando o sangue dos coraixitas, e nossos despojos foram dados a eles!” A notícia disso chegou ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), então ele convocou os Ansar e disse: “O que é isso que ouvi sobre vós?” Eles eram pessoas que nunca contavam mentiras, então responderam: “É o que tu ouviste”. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não vos agradai que as pessoas estejam voltando para suas casas com ganhos mundanos enquanto vós voltais para vossas casas com o Mensageiro de Allah? Se os Ansar seguissem um vale ou uma passagem na montanha, eu seguiria o vale ou a passagem na montanha dos Ansar.”
Al-Bukhari (1871) e Muslim (1382) narraram que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Fui ordenado (a ir para) uma cidade que substitui outras cidades. Dizem Yathrib, mas é Madinah. Purifica as pessoas assim como o fole elimina as impurezas do ferro.”
An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“No que diz respeito a substituir todas as outras cidades, eles mencionaram dois significados, o primeiro dos quais é que, no início, foi o centro dos exércitos do Islam, e a partir dela outras cidades foram conquistadas e as suas riquezas e cativos apreendidos. O segundo significado é que ela substituiu e seu alimento e provisões vieram das cidades conquistadas, de onde o saque era trazido até ali.” (Sharh An-Nawawi ‘Ala Muslim, 9/154)
Al-Bukhari (1876) e Muslim (147) narraram de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé recuará para Madinah como uma cobra recua para o seu buraco.” (Mirqat Al-Mafatih, 1/243)
Madinah é o ponto de encontro dos muçulmanos no início e no fim. An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“A fé recuará para Madinah” – o que se quer dizer é que a fé foi assim no início e assim será no final, porque no início do Islam, todos cuja fé era sincera e cujo Islam era válido vieram para Madinah, quer como um Muhajir (migrante) vindo se estabelecer lá, ou por desejo de ver o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), de aprender com ele e estar perto dele. Depois disso, na época dos califas, as pessoas fizeram o mesmo, então aprenderam com eles sobre o caminho reto e seguiram o exemplo da maioria dos Companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) que viviam lá. Em seguida, aprenderam com os estudiosos de Madinah, que eram uma lâmpada brilhante daquela época, e os Imames de orientação, para aprender o Islam e a Sunnah do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que os companheiros narraram às gerações subsequentes... Portanto, todos os que estivessem firmes na fé e à vontade com ela viajavam para lá.” (Sharh An-Nawawi ‘Ala Muslim, 2/177)
Nele está o vale de Al-'Aqiq, que é um vale abençoado. Al-Bukhari (1534) narrou de Ibn 'Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) que ouviu 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) dizer: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizendo, no vale de Al-'Aqiq: “Ontem à noite alguém veio até mim da parte do meu Senhor e disse: ‘Reza neste vale abençoado, e diz: (eu intenciono fazer) 'Umrah e Hajj.’”
Al-Bukhari (1877) e Muslim (1363) narraram que Sa'd (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Ninguém conspira contra o povo de Madinah, sem que Allah faça com que ele se dissolva assim como o sal se dissolve na água.”
Quem quer que Allah abençoe fazendo com que viva em Makkah, parabéns a ele; e quem quer que Allah abençoe fazendo com que viva em Madinah, parabéns a ele; e quem quer que Allah abençoe com piedade – não importa onde viva na terra de Allah – parabéns para ele.
Allah sabe mais.