Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
A casa de um dos meus clientes no trabalho foi danificada. Ele adquiriu o seguro dela, no passado, através de seguro comercial, embora o seguro cooperativo (takaaful) estivesse disponível, e ele pagava prêmios de seguro todos os anos. Ele me pediu para ajudá-lo a preparar os documentos solicitados pela companhia de seguros para que pudesse receber uma indenização. Essa empresa pode lhe dar uma compensação igual, superior ou menor que as parcelas que ele pagou. Devo ajudá-lo a obter essa compensação?
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
Seguro comercial é haraam de todas as formas, porque se baseia em riba (juros) e risco, seja para casa, carro ou qualquer outra coisa.
Mas se alguém é obrigado a ter seguro, e nada está disponível, exceto o seguro comercial, então é permitido para ele, mas, deve-se limitá-lo ao nível mais baixo, e o pecado é suportado por quem o obrigou a fazê-lo.Veja a resposta à pergunta nº 8889.
Em segundo lugar:
Se alguém voluntariamente se inscreve no seguro comercial e recebe uma indenização do seguro, não terá direito a nada além do que pagou.
Deve-se devolver qualquer coisa além disso à companhia de seguros e, se eles se recusarem a aceitá-lo, deve-se doar como caridade aos pobres ou necessitados, a menos que a própria pessoa seja pobre; nesse caso, ela pode retirar daquele valor o quanto necessitar.
Em terceiro lugar:
Se você explicou isso ao seu colega e acha mais provável que ele não aceite nada além do que pagou, é permitido que você o ajude a obter uma indenização.
Mas se você acha mais provável que ele não se limite ao que pagou e levará mais do que aquele valor, então não é permitido que você o ajude, porque isso o está ajudando a aceitar o que não é permitido. Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):
“Não vos auxilieis mutuamente no pecado e na hostilidade, mas temei a Allah, porque Allah é severíssimo no castigo.” [al-Maa'idah 5:2].
E Allah sabe melhor.