Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Existe alguma du’a específica que eu possa recitar quando abater o udhiyah?
Todos os louvores são para Allah.
A Sunnah para quem quer abater o udhiyah é dizer, ao sacrificá-lo:
Bismillaah, wa Allaahu akbar, Allaahumma haadha minka wa laka, haadha ‘anni (ou se estiver sendo oferecido em nome de alguém, haadha ‘an [fulaan]), Allaahumma taqabbal min [fulaan] wa aali [fulaan].
(Em nome de Allah, Allah é o Altíssimo. Ó Allah, isto é de Ti e para Ti. Isto é em meu nome (ou isto está sendo oferecido em nome outra pessoa, isto é em nome de [fulano e cicrano]. Ó Allah, aceite (este sacrifício) de [fulano e cicrano] e da família de [fulano e cicrano]) – aqui a pessoa deve mencionar seu nome ao invés de [fulano] ou [fulano e cicrano].
O que é obrigatório aqui é dizer Bismillah; o resto é mustahabb, mas não é obrigatório.
Al-Bukhari (5565) e Muslim (1966) narrarram que Anas disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sacrificou dois carneiros selvagens com sua própria mão e disse Bismillah e Allahu akbar, e pôs seu pé em seus pescoços.
Muslim (1967) narrou de ‘Aishah que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que um carneiro selvagem fosse levado a ele para que ele o pudesse abater. Ele disse, “Ó ‘Aisha, dá-me a faca”. Então ele disse, “Amola-a em uma pedra.” Assim ela o fez, depois ele a tomou e ao carneiro, e o deitou e o preparou para abatê-lo. Ele disse, “Em nome de Allah, Ó Allah aceite (este sacrifício) de Muhammad e da família de Muhammad e da ummah de Muhammad,” então ele o sacrificou.
Al-Tirmidhi (1521) narrou que Jaabir ibn ‘Abd-Allah disse: Eu estava presente com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no dia de al-Adha na musalla e um carneiro foi trazido, o qual o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) abateu com suas próprias mãos. Ele disse, “Em nome de Allah, Allah é o Altíssimo. Isso é meu próprio nome e em nome daqueles de minha ummah que não ofereceram sacrifício.” Classificado com sahih por al-Albaani em Sahih al-Tirmidhi.
Em alguns relatos as palavras “Ó Allah, isso é de Ti e para Ti” são acrescentadas.
Consulte Irwa’ al-Ghalil, 1138, 1152.
Allaahumma minka (Ó Allaah, de Ti) quer dizer este sacrifício é um presente e um provimento que chegou até a mim de Ti. Laka (para Ti) significa que é para Ti somente.
Consulte al-Sharh al-Mumti’, 7/492.