Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Quando a pessoa que viaja de avião deve quebrar o jejum?
Todos os louvores são para Allah.
Se o sol se põe e a pessoa quebra o jejum em terra, então, mesmo que quando o avião decole ela veja o sol, não precisa se abster de comer e beber, porque já havia completado o jejum integralmente e não há necessidade de repetir o ato de adoração depois que ela o finaliza. Se o avião decolar antes do pôr do sol e ela quiser completar o jejum daquele dia durante a viagem, ela não deve quebrar o jejum até que o sol se ponha no local onde está voando. Não é permitido ao piloto descer o avião a um nível onde o sol não possa ser visto para que as pessoas quebrem o jejum mais cedo, porque isso é uma espécie de truque. Mas, se ele descer por uma razão técnica válida e o disco solar desaparecer, então o jejuador deve quebrar o jejum.
Das respostas de Shaikh Ibn Baaz. Veja o livreto Sab'un Mas'alah fi'l-Siyaam (Setenta Questões Relacionadas ao Jejum).
O Comitê Permanente disse:
Se o jejuador estiver a bordo de um avião e descobrir pelo relógio ou telefone que uma cidade próxima quebrou o jejum, porém, ele ainda pode ver o sol porque o avião está alto, então ele não deve quebrar o jejum, porque Allah diz (interpretação do significado):
“Em seguida, completai o jejum até o anoitecer” [al-Baqarah 2:187]
Isso não se aplica ao caso dele, já que ele ainda pode ver o sol.
Mas, se ele quebrou seu jejum naquela cidade depois que o dia terminou, em seguida o avião decolou e ele viu o sol, então ele deveria continuar na quebra do seu jejum, pois ele está sob a regra da cidade de onde decolou, e o dia terminou enquanto ele ainda estava lá.
Em outra resposta, o Comitê Permanente disse:
Se uma pessoa está em um avião durante o dia no Ramadan, está jejuando e deseja continuar jejuando até a noite, não é permitido que ela quebre o jejum até que o sol se ponha.
Majmu’ Fataawa al-Lajnah al-Daa'imah, 10/136-137
E Allah sabe mais.