Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Quais são as coisas que os muçulmanos devem fazer para que seu Hajj seja aceito, insha’Allah?
Todos os louvores são para Allah.
As coisas que os muçulmanos devem fazer para que seu Hajj seja aceito são:
Ele deve ter a intenção de realizar o Hajj pela causa de Allah. Isso é sinceridade de intenção (Ikhlas). Em seu Hajj ele deve seguir a maneira que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) realizou o Hajj. Isso é seguir (a Sunnah). Nenhum ato justo será aceito a menos que se cumpra estas duas condições básicas: sinceridade de intenção e obediência à Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), porque Allah diz (interpretação do significado):
“E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas, e cumprir a oração e conceder az-zakah, (a ajuda caridosa). E essa é a religião reta."
[al-Bayyinah 98:5]
E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "As ações são apenas pelas intenções, e cada homem terá apenas aquilo que ele intencionava." E ele (que a que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que pratique uma ação que não esteja de acordo com esta nossa questão (Islam), te-la-á rejeitada.”
Essa é a coisa mais importante que o peregrino deve buscar: sinceridade de intenção e obediência à Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer durante seu Hajj: "Aprendei de mim vossos rituais".
Outra condição é que o Hajj deve ser feito com fundos halal, pois Hajj feito com fundos haraam é haraam e não é permitido. Alguns dos sábios até disseram que o Hajj não é válido neste caso, e um deles disse:
“Se tu fazes o Hajj com dinheiro cuja fonte é haraam, tu não fizeste o Hajj, mas o teu camelo o fez.”
Outra condição é que a pessoa deve evitar o que Allah proibiu, porque Allah diz (interpretação do significado):
“A peregrinação se faz em meses determinados. E quem neles se propõe a peregrinação, então, não haverá união carnal nem perversidade nem contenda, na peregrinação. E o que quer que façais de bom, Allah o sabe. E abastecei-vos; e, por certo, o melhor abastecimento é a piedade. E temeiMe, ó dotados de discernimento!”
[al-Baqarah 2:197]
O peregrino deve evitar o que Allah proibiu em geral, seja no Hajj ou em outras épocas, como a imoralidade e o pecado, o discurso ilícito, os atos ilícitos, ouvir música e assim por diante. Ele também deve evitar aquilo que Allah proibiu particularmente no Hajj, como ar-rafath (relações sexuais com mulheres), e raspar a cabeça. Também deve evitar usar aquilo que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos proibiu de usar em Ihraam. Em geral, ele deve evitar tudo o que é proibido quando se está em ihraam.
O peregrino também deve ser gentil, generoso e leve com sua riqueza e suas ações. Ele deve tratar bem seus irmãos tanto quanto possível. Deve evitar aborrecer ou perturbar os muçulmanos, nos locais sagrados e nos mercados, ou nas condições superlotadas do mataaf (a área ao redor da Ka’bah onde o tawaaf é realizado) e do mas'aa (o lugar onde o saa'i é realizado) e em torno do Jamaraat, assim como em outros lugares.
Estas são todas as coisas que são obrigatórias para o peregrino, ou que ele deve fazer. A melhor maneira de conseguir isso é viajar com uma pessoa experiente que pode lembrá-lo de sua religião. Se isso não for possível, então o peregrino deve ler os livros dos sábios antes de ir para o Hajj, para que ele possa adorar a Allah com conhecimento. Fim da citação.
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele).
Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 21/20.