Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual é a regra sobre quem iniciou o mês de jejum tendo discordado dos pais sobre as despesas domésticas que eles esperam receber integralmente dessa pessoa, sem nenhuma contribuição dos pais, mesmo que estes possam ajudá-la?
Todos os louvores são para Allah.
Allah ordenou honrar e obedecer aos pais e proibiu a desobediência para com eles. Ele também recomendou manter boa companhia com eles. Tudo isso é declarado claramente no Livro de Allah e na Sunnah de Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Veja as resposta às pergunta n° 22782 .
O jejum não foi prescrito com o propósito de se passar fome e sede, ao contrário, Allah nos falou da grande sabedoria por trás da prescrição do jejum, que é para que uma pessoa possa alcançar piedade e temor de Allah por meio disso.
Allah diz (interpretação do significado):
“Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum, como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos.” [al-Baqarah 2:183]
Piedade significa praticar atos de obediência e adoração e abster-se de atos de desobediência e pecado.
Por isso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos disse que em muitos casos as pessoas jejuam e nada obtêm de seu jejum exceto fome e sede.
Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Pode haver pessoas que jejuam e não obtêm nada de seu jejum exceto a fome, e pode haver aqueles que rezam qiyaam e não obtêm nada de seu qiyaam além de uma noite sem dormir.”
Narrado por Ibn Maajah, 1690; classificado como sahih por Ibn Hibbaan, 8/257, e por al-Albaani em Sahih al-Targhib, 10/83.
Foi narrado que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “o ganho de uma pessoa em jejum pode ser fome e sede, e o ganho de uma pessoa rezando o qiyaam pode ser uma noite sem dormir.”
Narrado por al-Tabaraani em al-Kabir, 12/382; classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Targhib wa't-Tarhib, 1084.
Assim, como o muçulmano deve aproveitar ao máximo a oportunidade para entrar no Paraíso por causa dos seus pais, enquanto um ou ambos ainda estão vivos, também deve aproveitar ao máximo a oportunidade do Ramadan para se arrepender, buscar perdão e temer seu Senhor para que possa entrar no Paraíso por causa disso.
Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) subiu ao minbar e disse: “Amin, amin, Amin.” Foi dito: Ó Mensageiro de Allah, tu subiste ao minbar e disseste: 'Amin, amin, amin'. Ele respondeu: “Jibril (que a paz esteja sobre ele) veio a mim e disse: ‘Se o Ramadan vier e uma pessoa não for perdoada, ela entrará no inferno e Allah a lançará para longe. Diz: ‘Amin’.” Então, eu disse amin. Ele falou: “Ó Muhammad, se ambos ou um dos pais de uma pessoa estiver vivo e ele não os honrar e morrer, então, entrará no Inferno e Allah o lançará para longe. Diz: ‘amin’.” Então, eu disse amin. Ele falou: “Se tu fores mencionado na presença de uma pessoa e ela não enviar bênçãos sobre ti e morrer, ela entrará no Inferno e Allah a lançará para longe. Diz: ‘amin’.” Então, eu disse amin.”
Narrado por Ibn Hibbaan, 3/188; classificado como sahih por al-Shaikh al-Albaani em Sahih al-Targhib, 1679.
Conclusão: Você deve se esforçar para agradar seus pais, mesmo que eles o obriguem a fazer mais do que você pode suportar. Se você buscar recompensa de Allah fazendo isso, Allah – se Ele quiser – abrirá as portas da provisão para você. Não há necessidade de se sensibilizar em relação à sua família pedir dinheiro para a manutenção, porque eles não estão pedindo para fins haraam ou pecaminosos, então não há nada de errado com isso.
Você poderia conversar com eles – se eles estiverem bem – de uma maneira agradável, e fazê-los entender sua necessidade e que você não é capaz de dar mais do que já está dando. Da mesma forma, você também deve ajudá-los e gastar com eles o máximo que puder, se precisarem.
O início do mês de Ramadan é uma oportunidade de acertar as coisas entre você e eles, e é uma oportunidade de dar e ser generoso. O tipo de doação que traz a maior recompensa é gastar com a família, como diz o hadith de Hakim ibn Hizaam (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A mão superior é melhor do que a mão inferior, começai com aqueles que estão sob vossos cuidados, e a melhor caridade é aquela dada quando se pode pagar, e começai com aqueles cuja manutenção é vossa responsabilidade.” Narrado por al-Bukhari, 1428; Muslim, 1034. Então gaste e busque recompensa junto a Allah, e aceite as boas novas de seu Senhor.
E Allah sabe melhor.