Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
O senhor poderia, por gentileza, definir e dar exemplo de bid’ah? Este é um assunto que é muito confuso. É bid’ah rezar mais do que 8 rak’at no tarawih já que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) jamais o fez?
Todos os louvores são para Allah.
A raiz da palavra bid’ah em árabe significa iniciar algo sem qualquer precedente. Por exemplo, Allah diz (interpretação do significado):
“Ele é O Criador Primordial dos céus e da terra...” [al-Baqarah 2:117]
Por exemplo, o adhkaar (dhikr) inovado, como dizer o nome de Allah sozinho (“Allah… Allah… Allah”) ou o pronome (“Hu… Hu… Hu…”, que significa “Ele… Ele… Ele…”). Isso é uma coisa nova que foi inovada na religião, pretendida como adoração a Allah, mas não há provas disso, seja específico ou geral... então é bid'ah.
Com relação a rezar mais de 8 rak'ahs na Tarawih, a Sunnah como relatado nos ahaadith sahih, e como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez regularmente, é fazer onze rak'at à noite. Ele costumava fazer oito rak'at (dizendo Taslim após cada duas rak'at na maioria dos casos), terminando com duas rak'at de shaf’ e um rak’ah de witr.
Ele às vezes rezava treze rak'at, como foi narrado no hadith de 'A’isha e Ibn' Abbaas (que Allah esteja satisfeito com os dois). Fazer mais do que isso é permitido, mas não é Sunnah. O que indica que é permissível é o hadith sahih em que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A oração da noite é duas a duas” – significando de duas em duas rak'at; ele não limitou a um número definido.
E Allah sabe melhor.