Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Houve um debate sobre aqueles que leem o Alcorão para tratar as pessoas através da ruqyah*. Alguns disseram que não é permitido que pessoas comuns usem o Alcorão para tratar os outros com ruqyah; isso só deve ser feito por aqueles que são bem versados no conhecimento da shari'ah. Outros dizem que é suficiente para quem quer usar ruqyah ter memorizado o Livro de Allah, ter uma crença sólida, ser justo e ter taqwa. Espero que você possa dissipar nossa confusão sobre este assunto e nos dar a regra shar'i.
[*ruqyah = recitar o Alcorão sobre uma pessoa doente para fins de cura;
*raaqi = a pessoa que faz isso.]
Todos os louvores são para Allah.
A visão correta é que é permissível para todo leitor que seja capaz de recitar bem o Alcorão e que entenda seus significados, tenha uma crença sólida, pratique bons atos e tenha uma conduta correta ao usar a ruqyah. Não é essencial para ele ter conhecimento de assuntos menores ou ter estudado todos os ramos do conhecimento em profundidade. Isso em razão da história de Abu Sa’id e o homem que foi picado por um escorpião, "... e nós não sabíamos que ele já havia feito ruqyah antes daquele incidente", como é declarado no hadith. (Narrado por al-Bukhari, 2276; Muslim, 2201).
O raaqi deve ter uma boa intenção e querer beneficiar o muçulmano; ele não deve se preocupar com dinheiro ou pagamento, para que sua leitura seja mais proveitosa.
E Allah sabe mais.