Segunda-feira 6 Rajab 1446 - 6 Janeiro 2025
Portuguese

Etiqueta islâmica no banheiro

Pergunta

Ouvi corretamente que suas regras de modéstia exigem que os homens se agachem ou se sentem para urinar? Gostaria de saber se seria mais educado não usar o mictório no banheiro masculino se alguém que acredito ser muçulmano estiver por perto no lavatório. Sei que para as mulheres as leis de modéstia são muito mais rigorosas do que para a maioria das mulheres ocidentais, e respeito muito as mulheres muçulmanas por isso. Também não quero ofender os muçulmanos se houver alguma forma de eu estar agindo de forma indecente perto deles, sem saber. Agradecemos antecipadamente pela sua resposta e que as bênçãos da saúde e da paz o acompanhem.

Resumo da Resposta

A etiqueta muçulmana no banheiro inclui: não ficar de frente para a qiblah, não tocar o pênis com a mão direita, não remover impurezas com a mão direita, atender ao chamado da natureza sentado, esconder-se da vista dos outros, recitar dhikr ao entrar ou sair do banheiro e não urinar em água parada.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar, devemos agradecê-lo pela sua preocupação com os sentimentos dos muçulmanos e pelos seus esforços para descobrir o que pode ofendê-los, com intenção de evitar. Temos o prazer de lhe fornecer uma resposta detalhada à sua pergunta e ainda mais, na esperança de que isso possa te abrir o caminho para um bem maior.

Entre os sinais da grandeza da abençoada Shari’ah Islâmica está o fato de que não há nada de bom, maior ou menor, que ela não nos tenha ordenado a fazer ou apontado o caminho para isso, e não há nada ruim, maior ou menor, contra o qual não nos tenha alertado ou proibido.

A Shari’ah é perfeita e completa em todos os aspectos, um fato que muitas vezes surpreendeu muito os não-muçulmanos e conquistou a admiração deles.

Na época do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), um dos politeístas disse ao Companheiro do Profeta, Salman al-Farsi (que Allah esteja satisfeito com ele): Seu Profeta lhe ensinou tudo, até mesmo como defecar! Salman disse: Sim, ele nos proibiu de encarar a qiblah ao urinar ou defecar. (relatado por at-Tirmidhi, n° 16; ele afirmou que é um hadith sahih hassan; também relatado em Sahih Muslim e em outros lugares).

A Shari’ah Islâmica inclui uma série de regras e maneiras a serem seguidas ao atender ao chamado da natureza, incluindo as seguintes:

  • Não se deve voltar para a qiblah (direção da oração, ou seja, a Kaabah que foi construída em Makkah por Ibrahim – que a paz esteja sobre ele – conforme ordenado por Allah) ao urinar ou defecar. Isto é por respeito à Qiblah e aos símbolos e rituais de Allah. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós se sentar para atender ao chamado da natureza, não deve ficar de frente para a qiblah ou virar as costas para ela.” (Muslim, 389)
  • Não se deve tocar o pênis com a mão direita ao urinar, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós urinar, não deve segurar seu pênis com a mão direita ou limpá-lo com a mão direita; e (ao beber), não se deve respirar dentro do recipiente.” (Relatado por al-Bukhari, 150)
  • Não se deve remover impurezas com a mão direita; a mão esquerda deve ser usada para este propósito, por causa do hadith citado acima, e porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós se limpar, não deve usar a mão direita.” (Relatado por al-Bukhari, 5199)

A esposa do Profeta, Hafsah (que Allah esteja satisfeito com ela), relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava usar a mão direita para comer, beber, fazer wudu, vestir-se e dar e receber coisas, e costumava usar a mão esquerda para outras coisas. (Relatado pelo Imam Ahmad; ver também Sahih al-Jami’, 4912)

Abu Hurairah relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: Quando qualquer um de vós se limpar, não deve usar a mão direita, que use a mão esquerda. (Relatado por Ibn Majah, 308; ver também Sahih al-Jami’, 322)

  • A Sunnah é atender ao chamado da natureza sentado, mais próximo do chão, porque isso é mais seguro e torna menos provável que o respingo da urina volte para o corpo ou as roupas, sujando-as. Se uma pessoa tiver certeza de evitar isso, então é permitido urinar em pé.
  • A pessoa deve estar fora do alcance da vista dos outros ao atender ao chamado da natureza. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava preferir ir atrás de uma elevação no solo ou de um jardim de tamareiras. (Relatado por Muslim, 517)

Se uma pessoa está em um espaço aberto e não consegue encontrar nada para escondê-la quando precisa atender ao chamado da natureza, ela deve se afastar das outras pessoas ao seu redor, porque al-Mughirah ibn Shu’bah disse: Eu estava com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em uma viagem, quando ele sentiu a necessidade de atender ao chamado da natureza, então ele foi para longe. (Relatado por at-Tirmidhi, 20; ele classificou como um hadith sahih hassan)

‘Abdullah ibn Abi Qurad disse: Saí com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para um espaço aberto, e quando ele precisou atender ao chamado da natureza, ele se afastou. (Relatado por an-Nassai, 16; ver também Sahih al-Jami’, 4651)

  • Não se deve descobrir sua ‘awrah (partes íntimas) antes de ter se agachado perto do chão, porque isso é mais adequado, como Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) queria atender ao chamado da natureza, ele não levantava sua roupa até que se agachasse próximo ao chão. (Relatado por at-Tirmidhi, 14; ver também Sahih al-Jami’, 4652)

Se uma pessoa estiver num banheiro (moderno), ela não deve levantar a roupa até fechar a porta e ficar fora da vista de outras pessoas.

No que diz respeito a este ponto e ao anterior, vale a pena notar que o hábito de muitas pessoas no ocidente e noutros lugares, de urinar em pé, diante de outras pessoas, em casas de banho públicas (usando mictórios), é algo que vai contra os bons modos, modéstia e decência, e é repulsivo para qualquer pessoa que possua bom senso e sabedoria. Como alguém pode descobrir, na frente de outras pessoas, a sua ‘awrah (partes íntimas), que Allah colocou entre as suas pernas para ocultá-las e ordenou-lhe que as cobrisse? A ideia de que deveria ser coberta está bem estabelecida entre todas as pessoas sábias e decentes de todas as raças. É errado, em princípio, construir casas de banho deste tipo vergonhoso, onde os que usam possam ver uns aos outros, tornando-os piores do que algumas espécies de animais cujo hábito é esconderem-se uns dos outros quando urinam ou defecam.

  • Também é parte dos bons modos, de acordo com a Shari’ah, recitar certos adhkar (súplicas) ao entrar ou sair do banheiro, que são bastante apropriados à situação e ao local. Nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos ensinou que, ao entrar no banheiro, devemos dizer: Allahumma inni a’udhi bika min al-khubthi wal-khabaith (Ó Allah, eu busco refúgio em Ti dos demônios masculinos e femininos). Ao sair do banheiro, ele deve dizer: Ghufranak (busco Teu perdão).
  • Deve-se ter o cuidado de remover todas as impurezas depois de atender ao chamado da natureza, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) advertiu contra ser descuidado ao se limpar depois de urinar: “A maior parte da punição da sepultura será por causa da urina.” (Relatado por Ibn Majah, 342; ver também Sahih al-Jami’, 1202)

Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) passou por duas sepulturas e disse: “Eles estão sendo punidos, mas não estão sendo punidos por nenhum pecado grave. Um deles costumava não se proteger (isto é, manter-se limpo) da urina, e o outro costumava espalhar fofocas maliciosas.” (Relatado por al-Bukhari, 5592)

  • Qualquer impureza deve ser lavada ou limpa três vezes ou um número ímpar de vezes maior que três, de acordo com o que for necessário para limpá-la, porque ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava lavar seu traseiro três vezes. Ibn ‘Umar disse: Nós também fizemos isso e descobrimos que era curativo e purificador. (Relatado por Ibn Majah, 350; ver também Sahih al-Jami’, 4993). Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando qualquer um de vós se limpar (com pedras ou material similar) que use um número ímpar.” (Relatado pelo Imam Ahmad; classificado como hassan em Sahih al-Jami’, 375)
  • Não se deve usar ossos ou esterco para se limpar ou limpar a impureza; em vez disso, deve-se usar lenços de papel, pedras e coisas do gênero. Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que costumava carregar um recipiente para o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para fazer wudu e se limpar após atender ao chamado da natureza. Enquanto o seguia, ele (o Profeta) perguntou: “Quem é esse? Ele disse: Eu sou Abu Hurairah. Ele disse: Traga-me algumas pedras que eu possa usar para me limpar, mas não me traga ossos ou esterco. Então, eu trouxe para ele algumas pedras, levando-as na bainha da minha roupa, e coloquei-as ao seu lado, depois fui embora. Quando ele terminou, voltei e perguntei-o: O que há de errado com ossos e esterco? Ele disse: Eles são o alimento dos gênios.” (Relatado por al-Bukhari, 3571)
  • Não se deve urinar em água estagnada, porque Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proibiu qualquer pessoa de urinar em água estagnada (relatado por Muslim, 423), e porque isso torna a água impura e prejudica quem a utiliza.
  • Não se deve urinar na beira da estrada ou em locais onde as pessoas buscam sombra, pois isso é ofensivo para todos. Abu Hurairah relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com sobre ele) disse: “Tema as duas coisas que trazem maldições. Eles perguntaram: Quais são as duas coisas que trazem maldições, ó Mensageiro de Allah? Ele respondeu: Quando uma pessoa faz suas necessidades na estrada por onde as pessoas caminham ou no local onde procuram sombra.” (Relatado por Abu Dawud, 23; ver também Sahih al-Jami’, 110)
  • Não se deve cumprimentar uma pessoa que está atendendo ao chamado da natureza, ou retribuir uma saudação enquanto se está atendendo ao chamado da natureza, por respeito a Allah, por não mencionar Seu nome em um lugar sujo. Jabir ibn ‘Abdullah relatou que um homem passou pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enquanto ele estava urinando e o cumprimentou. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-lhe: “Se tu me vires neste estado, não me cumprimentes, porque se o fizeres, não responderei.” (Relatado por Ibn Majah, 346; ver também Sahih al-Jami’, 575) A maioria dos estudiosos diz que é makruh (detestável) falar desnecessariamente no banheiro.

Estas são algumas das regras e costumes prescritos pela Shari’ah do Islam quanto a este assunto, que é repetido muitas vezes ao dia por todas as pessoas. Se a Shari’ah prestou tanta atenção aos detalhes de um assunto tão prosaico, o que você acha que ela teria a dizer sobre questões mais importantes? Você conhece alguma outra religião ou sistema no mundo que tenha criado leis como esta? Isto é suficiente, por Allah, para provar a sua perfeição e beleza, e a necessidade de segui-la. Pedimos a Allah que nos dê força, assim como a você e nos guie a todos para a verdade. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid