Quinta-feira 27 Jumada Al-Awwal 1446 - 28 Novembro 2024
Portuguese

Regras e questões sobre rezar em uma cadeira

Pergunta

Durante a oração de Tarawih, alguns adoradores precisam se sentar em uma cadeira. Sabemos que as pernas traseiras da cadeira devem ser alinhadas com a fileira se a pessoa vai sentar-se durante a oração, mas minha pergunta é:

Como deve ser alinhada nos seguintes casos:
1- Quando a pessoa se senta na cadeira apenas (quando deveria estar) em pé
2- Quando ela se senta na cadeira durante a reverência, prostração ou o tashahhud
3- Quando ela se senta na cadeira durante várias partes da oração?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Ficar de pé, curvar-se e prostrar-se são pilares ou partes essenciais da oração. Quem quer que os possa fazer, é obrigatório fazê-los da forma prescrita na shari’ah. Quem não puder fazê-lo por motivo de doença ou velhice, é Sunnah sentar-se no chão ou numa cadeira.

Allah diz (interpretação do significado):

“Custodiai as orações, e, em particular, a oração mediana (salatul ‘asr), e levantai-vos, sendo devotos a Allah.” [al-Baqarah 2:238]

Foi narrado que ‘Imraan ibn Hussein (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu tinha hemorroidas, então perguntei ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre a oração. Ele disse: “Reza em pé; se não puderes, reza sentado; e se não puderes, então reza (deitado) de lado.”  Narrado por al-Bukhari, 1066.

Ibn Qudaamah al-Maqdisi disse:

Os estudiosos são unânimes em concordar que, se uma pessoa não pode ficar de pé, ela pode rezar sentada. Al-Mughni, 1/443

Al-Nawawi disse:

A ummah concorda unanimemente que quem não consegue ficar de pé durante a oração obrigatória pode rezar sentado, e não precisa repeti-la. Nossos companheiros disseram: sua recompensa não será menor do que a recompensa por rezar de pé, porque ele foi dispensado. Está comprovado no Sahih al-Bukhari que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se uma pessoa estiver doente ou viajando, a mesma recompensa será escrita para ela em relação ao que costumava fazer quando estava saudável ou não estava viajando. ” Al-Majmu', 4/226.

Al-Shawkaani disse:

O hadith de 'Imraan indica que há permissão de se sentar para quem tenha uma razão e não possa ficar de pé para rezar, e para aquele que tenha uma razão e não possa rezar sentado, que reze deitado de lado. Nail al-Awtaar, 3/243

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah disse:

Os muçulmanos concordam que se um adorador for incapaz de cumprir alguns dos deveres obrigatórios da oração, como ficar de pé, recitar, curvar-se, prostrar-se, cobrir a 'awrah (partes privadas), direcionar-se para a qiblah etc., então será dispensado daquilo que estiver incapacitado. Fim da citação de Majmu’ al-Fataawa, 8/437

Com base nisso, se uma pessoa oferece uma oração obrigatória sentada quando é capaz de ficar de pé, sua oração é inválida.

Em segundo lugar:

Deve-se notar que se uma pessoa está dispensada de ficar em pé, sua desculpa não permite que ela se sente na cadeira para se curvar e se prostrar.

Se está isenta de curvar-se e prostrar-se da maneira adequada, essa desculpa não torna permissível sentar-se na cadeira no lugar de se levantar.

O princípio básico com respeito aos deveres obrigatórios da oração é que tudo o que o adorador pode fazer, ele é obrigado a fazê-lo, e tudo o que é incapaz de fazer, está dispensado.

Quem não consegue ficar de pé, tem a permissão de se sentar em uma cadeira durante a postura, e deve se curvar e prostrar da maneira adequada. Se ele é capaz de ficar de pé, mas é difícil para ele se curvar e prostrar-se, ele deve rezar de pé, em seguida, sentar-se na cadeira ao se curvar e prostrar, e deve se curvar mais para a prostração do que para a reverência.

Veja também a pergunta n° 9307 .

Ibn Qudaamah al-Maqdisi disse:

Se uma pessoa é capaz de ficar de pé, mas não pode se curvar ou prostrar-se, a posição de pé não é dispensada para ela; esta pessoa deve rezar em pé e inclinar a cabeça para a reverência, depois sentar e inclinar a cabeça para a prostração. Esta é a visão de al-Shaafa’i...

Porque Allah diz (interpretação do significado): “... levantai-vos, sendo devotos a Allah” [al-Baqarah 2:238], e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Reza de pé." E porque ficar em pé é um dos pilares (partes essenciais da oração) para quem pode fazê-lo, assim como a recitação, portanto a pessoa deve fazê-lo. Estar incapacitado de fazer outras coisas não significa que aquilo esteja dispensado, o mesmo se aplica caso ele seja incapaz de recitar. Fim da citação de al-Mughni, 1/44.

Shaikh ‘Abd al-‘Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Aquele que reza sentado no chão ou em uma cadeira deve fazer sua prostração mais baixa do que sua reverência. A Sunnah é que ele coloque as mãos sobre os joelhos ao se curvar, e no chão ao prostrar-se, se possível; se ele não consegue fazer isso, deve colocá-las nos joelhos, porque foi comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Recebi a ordem de prostrar-me sobre sete ossos: a testa – e ele apontou para o nariz – as duas mãos, os dois joelhos e as pontas dos dois pés (ou seja, os dedos dos pés). ”

Se uma pessoa é incapaz de fazer isso e reza em uma cadeira, não há nada de errado, porque Allah diz (interpretação do significado):

“Então, temei a Allah quanto puderdes” [al-Taghaabun 64:16]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se eu te disser para fazer algo, faça o máximo (ou melhor) que puder.” Sahih – muttafac alaihi. Fataawa Ibn Baaz, 12/245, 246.

Em terceiro lugar:

Com relação à colocação da cadeira na fileira, os sábios (que Allah tenha misericórdia deles) afirmaram que aquele que rezar sentado deve ter sua parte posterior alinhada à fileira quando estiver sentado, então ele não deve estar em frente ou atrás da fileira nesse ponto, porque esse é o lugar em que o corpo se acomoda.

Ver Asnaa al-Mataalib, 1/222; Tuhfat al-Muhtaaj, 2/157; Sharh Muntaha al-Iraadaat, 1/279.

É dito em al-Mawsu’ah al-Fiqhiyyah (21/06):

Para que uma pessoa que segue o imam esteja correta, ela não deve ficar na frente dele de acordo com a maioria dos fuqaha’ (Hanafis, Shaafaa'is e Hanbalis).

Como sabemos se a pessoa está na frente do imam ou não? Julga-se pela localização dos calcanhares. Eles devem estar alinhados ao calcanhar do imam, e, caso os dedos dos pés daquele que está rezando atrás dele fiquem na frente porque ele tem pés mais longos, isso não importa. No que diz respeito aos que estão sentados, julga-se por onde está sua parte posterior. E no que diz respeito àqueles que estão rezando ao seu lado, julga-se pelos seus lados.

Se o adorador vai rezar na cadeira desde o início da oração até o final, ele deve posicionar aquilo onde se sentará ao nível da fileira.

Se ele vai rezar em pé, porém pretende se sentar na cadeira quando se curvar e prostrar, perguntamos ao Shaikh 'Abd al-Rahman al-Barraak sobre isso, e ele disse que o que importa aqui é a posição em pé, então ele deveria estar nivelado com a fileira quando estiver em pé.

Com base nisso, a cadeira ficará atrás da fileira, portanto, deve ser colocada de forma que não perturbe os fiéis na fileira de trás.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A