Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Maneiras de Tratar Magia

Pergunta

Qual é o tratamento para alguém que foi afetado por sihr (magia ou feitiçaria, incluindo magias que visam causar ódio ou amor)? Como o crente pode se salvar disto ou evitar ser prejudicado por isso? Existem du’aas ou dhikr (súplicas ou palavras de lembrança) do Alcorão ou da Sunnah (os ensinamentos proféticos) para estas coisas?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Existem diferentes tipos de tratamento:

1 - Ele pode procurar o que o sahir (pessoa que pratica sihr/feitiço) fez. Por exemplo, se ele colocou alguns de seus cabelos em um lugar ou em um pente, ou em outro lugar qualquer, se for descoberto que ele colocou em tal e tal lugar, ele deve ser removido e queimado ou destruído. Isso vai anular o que foi feito e vai frustrar as intenções do sahir.

2 - O sahir deve ser forçado a desfazer o que ele fez, se a sua identidade for conhecida. Deve-se dizer a ele: "Ou você desfaz o que você fez, ou você vai ser executado." Depois que ele o desfizer, ele ainda deve ser executado pelas autoridades, porque o sahir deve ser morto sem ser exigido que se arrependa, de acordo com a visão correta. Isto é o que foi feito por 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele), e foi narrado que o Mensageiro (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse: "O castigo do sahir é golpeá-lo com a espada (ou seja, executá-lo). "Quando Hafsah Umm al-Muminin (que Allah esteja satisfeito com ela) descobriu que uma escrava dela estava lidando com sihr, ela a matou.

3 - Recitar o Alcorão, pois tem um grande efeito na remoção (dos efeitos de) sihr. Ayat al-Kursi, as Ayats (versos) de sihr de Surat al-A'raf, Surat Yunus e Surat Ta-Ha, Surat al-Kafirun, Surat al-Ikhlas e al-Mu’awwadhatayn devem ser recitados sobre a pessoa que foi afetada por sihr, ou dentro de um recipiente. Du’aas devem ser feitas para a cura e uma boa saúde; em particular, a du'a que foi narrada do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele):

“Allahumma Rabb al-Nas, adhhib al-bas washfi, anta al-Shafiy, la shifa a illa shifa uka, shifa an la yughadiru saqaman (Ó Allah, Senhor da humanidade, remova o mal e conceda a cura, porque Tu és o Curador. Não há cura, exceto Sua cura, a qual não deixa qualquer doença)."

Pode-se também recitar as palavras usadas por Jibril (que a paz esteja com ele), quando ele tratou o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) com ruqyah:

“Bismillah urqik, min kulli shay in yu dhik, wa min sharri kulli nafsin aw ‘aynin hasidin Allah yashfik, bismillah urqik (Em nome de Allah eu faço ruqyah para você, contra tudo o que está prejudicando você, do mal de cada alma ou o olho invejoso, que Allah o cure, em nome de Allah eu faço ruqyah para você)."

Isso deve ser repetido três vezes, assim como a recitação de “Qul Huwa Allah Ahad” e al-Mu’awwadhatayn.

Ele também pode recitar o acima exposto na água, um pouco da qual deve ser bebida pela pessoa que foi afetada por sihr, e ele deve se lavar com o resto, uma ou mais vezes, conforme necessário. Isto irá remover o sihr por beneplácito de Allah. Isto foi mencionado pelos estudiosos (que Allah tenha misericórdia deles), e por Shaykh 'Abd al-Rahman ibn Hasan (que Allah tenha misericórdia dele) em Fath al-Majeed Sharh Kitab al-Tawhid, no (capítulo intitulado) Bab Ma ja a fil-Nusra, e por outros.

4 - Ele pode tomar sete folhas de lótus verdes, triturá-las, e colocá-las em água, e recitar nelas os ayahs e suratas (versículos e capítulos) mencionados acima, e as du'aas. Então, ele pode beber um pouco e se lavar com o resto. Isso também é útil para o tratamento de um homem que está sendo impedido de ter relações sexuais com a sua esposa. Sete folhas de lótus verdes devem ser colocadas em água, os versos acima mencionados devem ser recitados para ele, então ele deve beber disto e lavar-se com isto. Isso é benéfico, por beneplácito de Deus.

Os versos que devem ser recitados na água e nas folhas de lótus para aqueles que foram afetados por sihr e aquele que está sendo impedido de ter relações sexuais com sua esposa por causa de sihr são os seguintes:

1-Surat al-Fatiha

2- Ayat al-Kursi da Surata al-Baqarah, que é a seguinte (interpretação do significado):

“Allah! La ilaha illa Huwa (ALLAH, não existe deus senão Ele), Al-Hayyul-Qayyum (O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo), não o tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos Céus e na Terra, Quem poderá interceder junto a Ele, sem o Seu consentimento? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem da Sua ciência, senão o que Ele permite. o Seu Trono abrange os Céus e a Terra, cuja preservação não O abate, porque é O Ingente, O Altíssimo. [2:255]

3- Os versos da Surat al-AL'araf, que são os seguintes (interpretação do significado):

“Faraó disse: Se estás chegando com um sinal, faze-o vir, se és dos verídicos.

Então, Moisés lançou sua vara, e ei-la evidente serpente.

E tirou sua mão; e ei-la alva para os olhadores.

Os dignitários do povo de Faraó disseram: “Por certo, este é um mágico sapiente,

“Que deseja sair-vos sair de vossa terra.” Disse Faraó: “Então, que ordenais?”

Disseram: Pretere-o e a seu irmão, e envia congregantes às cidades;

“Far-te-ão vir todo mágico sapiente.”

E os mágicos chegaram a Faraó. Disseram: “Por certo teremos um prêmio, se formos nós os vencedores?”

Faraó disse: “Sim, e, por certo, estareis entre os achegados.”

Disseram: “Ó Moisés, ou lançará tua vara ou seremos nós os lançadores?”

Moisés disse: “Lançai”. Então, quando lançaram, enfeitiçaram os olhos dos homens e assombraram-nos. E chegaram com magnífica magia.

E Nós inspiramos a Moisés: “Lança tua vara.” Então, ei-la que engoliu o que falsificaram.

Então, a verdade confirmou-se e o que faziam derrogou-se.

E foram, aí, vencidos e tornaram-se humilhados.

E os mágicos caíram, prosternando-se.

Disseram: “Cremos no Senhor dos Mundos,

“O Senhor de Moisés e Aarão!” [7:106-122]

4- Os versos da Sura Yunus, que são os seguintes (interpretação do significado):

“E o Faraó disse: “Fazei-me vir todo mágico sapiente.”

Então quando chegaram os mágicos, Moisés disse-lhes: “Lançai o que tendes para lançar.”

Então, quando o lançaram, Moisés disse: “O que trouxestes é a magia. Por certo, Allah a derrogará. Por certo, Allah não emenda as obras dos corruptores.

“E Allah estabelece, com Suas palavras, a verdade, ainda que o odeiem os criminosos.” [10:79-82]

5- Os versos da Surat Ta-Ha, que são os seguintes (interpretação do significado):

“Disseram: “Ó Moisés! Lançarás tua vara, ou seremos os primeiros que lançaremos as nossas?”

Disse: “Mas, lançai vós.” Então, eis suas cordas e suas varas que, por magia, lhe pareciam colear.

E, em seu âmago, Moisés teve medo.

Dissemos: “Não temas! Por certo, tu, tu és o superior;

“E lança o que há em tua destra; ela engolirá o que engenharam. O que engenharam é apenas, insídia de mágico. E o mágico não é bem-aventurado, aonde quer que chegue.” [20:65-69]

6- Surat al-Kafirun

7- Surat al-Ikhlas e al-Mu'awwadhatayn (ex, Surat al-Falaq e Surat al-Nas) - para ser recitada três vezes.

8- Recitar algumas das du'as prescritas na Shari'ah, tais como:

“Allaahumma Rabb al-Nas, adhhib al-ba s wa’shfi, anta al-Shafiy, la shifa a illa shifa uka, shifa an la yughadiru saqaman (Ó Allah, Senhor da humanidade, remova o mal e conceda a cura, porque Tu és o Curador. Não há cura, exceto Sua cura, a qual não deixa qualquer doença)."

Se os versos acima, etc. são recitados diretamente sobre a pessoa que foi afetada por sihr, então o recitador sopra na cabeça e no peito, isto também está entre os meios de cura, com a permissão de Allah, como indicado acima.

A Fonte: Majmu’ Fataawa wa Maqaalaat Mutanawwi’ah li Samaahat al-Shaykh ibn Baaz, vol. 8, pág. 144