Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Condições para as boas ações

Pergunta

Quando é que Allah aceita as boas obras de uma pessoa? Quais são as condições para uma ação a ser justa e aceitável para Allah?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Uma ação não pode ser um ato de adoração a menos que inclua duas coisas: amor completo e humildade completa. Allah diz (interpretação do significado):

“E os que creem são mais veementes no amor de Allah.” [al-Baqarah 2:165]

“Por certo, os que, pelo receio de seu Senhor, estão amedrontados.” [al-Mu’minun 23:57]

E Allah menciona-os juntos na ayah (interpretação do significado):

“Por certo, eles se apressavam para as boas cousas e Nos invocavam com rogo e veneração. E foram humildes coNosco.” [al-Anbiya’ 21:90]

Uma vez que isto é compreendido, vamos perceber que a adoração só pode ser aceita de um muçulmano que acredita em Allah único (Tawhid), como Allah diz (interpretação do significado):

“E referir-nos-emos às obras que fizeram (os descrentes, politeístas, pecadores), e fá-las-emos partículas dispersas no ar.” [al-Furqaan 25:23]

Em Sahih Muslim (214) é narrado que 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: "Eu disse,' Ó Mensageiro de Allah, durante a Jaahiliyyah, Ibn Jud'aan costumava manter os laços de parentesco e alimentar os pobres. Será que lhe valerá de qualquer coisa? "Ele disse: 'Não valerá nada a ele porque ele nunca disse: "Ó Allah, perdoe-me os pecados no Dia do Juízo’" - Ou seja, ele não acreditava na ressurreição ou em fazer boas ações na esperança de encontrar Allah.

Além disso, a adoração dos muçulmanos não será aceita a menos que satisfaça duas condições básicas:

1 - A sinceridade da intenção para com Allah, o que significa que a intenção da pessoa em todas as suas palavras e ações, tanto exterior e interior, é buscar a satisfação de Allah e nenhum outro.

2 - Deve estar em conformidade com a Shariah que Allah prescreveu, e ele não deve adorar a Allah de qualquer outra forma. Isso é conseguido seguindo o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e o que ele trouxe, e evitando qualquer coisa que vá contra isto, e não inventar nenhuma nova adoração ou nova forma de adoração que não tenha sido narrada em relatos consistentes do Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele).

A evidência para estas duas condições é a ayah (interpretação do significado):

“Então, quem espera pelo deparar de seu Senhor, que faça boa ação e não associe ninguém à adoração de seu Senhor." [al-Kahf 18:110]

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Então, quem espera pelo deparar de seu Senhor" significa a sua recompensa; 'que faça boa ação' significa o que está de acordo com as leis de Allah; 'e não associe ninguém à adoração de seu Senhor’ isto significa buscar a Face de Allah único, sem parceiro ou associado. Estas duas condições são a base de ações aceitáveis, que devem ser sinceramente por causa de Allah único; e correto de acordo com a Shariah do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele).

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid