Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

As vantagens do haafiz neste mundo e no futuro

Pergunta

Quais são os benefícios que um Hafiz recebe nesta vida e na outra?
E quanto a seus parentes e descendentes?
E quanto às gerações anteriores e posteriores à dele?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Memorizar o Alcorão é um ato de adoração através do qual se busca a Face de Allah e recompensa na vida futura. Sem essa intenção, a pessoa nunca terá nenhuma recompensa, ao contrário, ela será punida por fazer este ato de adoração por alguém ou por algo diferente de Allah.

O haafiz (a pessoa que memorizou o Alcorão) não deve ter qualquer intenção de obter benefícios mundanos ao memorizar o Alcorão, porque a sua memorização não é um produto a ser negociado neste mundo, é um ato de adoração que é feito por causa de seu Senhor.

Allah deu privilégios especiais a quem memoriza o Alcorão de várias maneiras neste mundo e na vida futura, por exemplo:

1 - Ele tem precedência sobre os outros em liderar a oração.

Foi narrado que Abu Mas'ud al-Ansaari disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘O povo deve ser conduzido em oração por um dentre eles que tenha o maior conhecimento do Livro de Allah; se eles forem iguais no conhecimento do Alcorão, então, por aquele que tem mais conhecimento da Sunnah; se eles forem iguais no conhecimento da Sunnah, então, por aquele que migrou (fez hijrah) primeiro; se eles forem iguais em termos de hijrah, então, por aquele que se tornou muçulmano primeiro. Nenhum homem deve liderar outro na oração em seu domínio de autoridade, ou se sentar no lugar dele em sua casa, exceto com sua permissão."

(Narrado por Muslim, 673)

Foi narrado que 'Abd-Allaah ibn' Umar disse: "Quando os primeiros muhaajirin (emigrantes) chegaram a Quba’, antes do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ir (para Madinah), Saalim o escravo liberto de Abu Hudhaifah costumava liderá-los em oração, e ele era aquele que mais conhecia o Alcorão."

(Narrado por al-Bukhari, 660)

2 - Ele é colocado na frente dos outros em uma sepultura comum, mais próxima do qiblah, se for essencial enterrá-lo com os outros.

Foi narrado que Jabir ibn 'Abd-Allah (que Allah esteja satisfeito com os dois) disse: "O Profeta envolvia dois homens mortos em Uhud em um único pano, então ele perguntava: ‘Qual deles sabia mais o Alcorão?’ Se um deles fosse apontado, ele o colocava no lahd (nicho num dos lados do túmulo) primeiro. E ele dizia: ‘Eu serei uma testemunha sobre essas pessoas no Dia da Ressurreição.’ Ele ordenava que fossem sepultados com seu sangue, sem serem lavados, e que nenhuma oração fúnebre fosse oferecida para eles."

(Narrado por al-Bukhari, 1278)

3 - Ele tem precedência na liderança se for capaz de suportá-la

Foi narrado de 'Aamir ibn Waathilah que Naafi' ibn 'Abd al-Haarith encontrou 'Umar em 'Usfaan, e 'Umar o designou como governador de Makkah. ‘Umar disse: "Quem tu designaste para o povo do vale?" Ele disse: "Ibn Abza." ‘Umar perguntou: "Quem é Ibn Abza?" Ele disse: "Um dos nossos escravos libertos." ‘Umar disse: "Tu designaste sobre eles um escravo liberto?" Ele disse: "Ele é bem versado no Livro de Allah e tem conhecimento das leis da herança." ‘Umar disse: "Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Certamente, com esse Livro, Allah exaltaria algumas pessoas e degradaria outras.’"

(Narrado por Muslim, 817)

No que se refere à outra vida:

4 - O status de quem memoriza o Alcorão será compatível com o último aayah que ele memorizou.

Foi narrado de 'Abd-Allaah ibn 'Amr que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Será dito ao companheiro do Alcorão (ou seja, aquele que o memorizou e estudou): ‘Leia, avança no status e recita como costumava fazer no mundo, pois teu status será proporcional ao último ayah que tu recitaste.’"

(Narrado por al-Tirmidhi, 2914), ele disse que este é um hadith de sahih. Al-Albaani disse em Sahih al-Tirmidhi, nº 2329, é hasan sahih. Também narrado por Abu Dawud, 1464).

O que significa recitar aqui é memorizar.

5 - Ele estará com os anjos, acompanhando-o.

Foi narrado de 'Aishah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem recita o Alcorão e o memoriza, estará com os nobres escribas justos (no céu) e aquele que se esforça em aprender o Alcorão memorizando-o e o recita com grande dificuldade, terá uma dupla recompensa."

(Narrado por al-Bukhaari, 4653, muçulmano, 798)

6 - Ele receberá uma coroa e uma roupa de honra para vestir.

Foi narrado de Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O Alcorão virá no Dia da Ressurreição e dirá: ‘Ó Senhor, enfeite-o.’ Então, a ele será dada uma coroa de honra para usar. Então, este dirá: 'Senhor, dê mais.’ E ele receberá uma veste de honra. Então, este dirá: 'Senhor, esteja satisfeito com ele'. E Allah estará satisfeito com ele. Então, será dito a ele: ‘Recita e avança em status, e para cada versículo tu ganharás mais um hasanah (recompensa pela boa ação)."

(Narrado por al-Tirmidhi, 2915. Ele disse, este é um hadith sahih hasan. Al-Albaani disse em Sahih al-Tirmidhi, 2328, este é hasan).

7 - O Alcorão intercederá por ele junto ao Senhor.

Foi narrado que Abu Umaamah al-Baahili disse: "Ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: ‘Recitai o Alcorão, pois ele virá no Dia da Ressurreição para interceder por seus companheiros. Recitai os dois brilhantes, Surat al-Baqarah e Surat Aal 'Imraan, pois eles virão no Dia da Ressurreição como duas nuvens ou duas sombras ou duas revoadas de pássaros em fileiras, suplicando por aqueles que os recitam. Recitar a Surat al-Baqarah para recorrer a isso é uma benção e deixa-la é uma causa de tristeza, e os magos não podem confrontá-la."

(Narrado por Muslim, 804 e por al-Bukhari em um relato mu'allaq).

Em segundo lugar:

No que diz respeito aos seus parentes e descendentes, há evidências que os pais destas pessoas serão vestidos de roupas que superam grandemente o que se encontra neste mundo, e isso só acontecerá porque eles cuidaram e ensinaram seu filho. Mesmo que eles próprios fossem ignorantes, Allah os honrará por causa de seu filho. Mas, aquele que impediu seu filho de aprender o Alcorão será um daqueles que estarão em privação.

Foi narrado que Abu Hurairah disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘O Alcorão virá no Dia da Ressurreição como um homem pálido dizendo ao seu companheiro: ‘ Tu me reconheces? Eu sou aquele que te fez ficar acordado à noite e te deixou com sede durante o dia...’ então, ele receberá o domínio na mão direita e a eternidade na mão esquerda, e uma coroa de dignidade será colocada sobre sua cabeça e seus pais serão vestidos de roupas que ultrapassam muito o que se encontra neste mundo. Eles dirão: ‘Ó Senhor, como ganhamos isso?’ Ser-lhes-á dito: ‘Porque ensinastes ao vosso filho o Alcorão.’"

(Narrado por al-Tabaraani em al-Awsat, 6/51 ).

Foi narrado que Buraida disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Quem lê o Alcorão, aprende-o e age de acordo com ele, no Dia da Ressurreição, a seus pais será dada uma coroa para usar, cuja luz será como a luz do sol, e seus pais receberão roupas que ultrapassam o que se encontra neste mundo. Eles dirão: ‘Por que nos foi dado isso para vestir?’ Será dito: ‘Porque vosso filho aprendeu o Alcorão.’"

(Narrado por Al-Haakim, 1/756)

Estes dois hadith se apoiam um no outro. Veja al-Silsilah al-Sahihah, 2829.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid