Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

O Mau-Olhado e a Proteção Contra ele.

Pergunta

O que é o mau-olhado? Eu vi esta terminologia a ser utilizada tantas vezes neste website. Pode me explicar em detalhes?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Aqui seguem algumas informações e fatawa (regulamentos) sobre o mau-olhado. Pedimos a Allah que beneficie aos leitores. 

Foi questionado aos eruditos da Comissão Permanente:

Qual é a definição de mau-olhado? Allah diz (interpretação do significado):

"E contra o mal do invejoso, quando inveja." [113:5]

O hadith (narração) do Profeta (que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele) é sahih (autêntico) no qual ele diz que "Um terço daqueles que estão na sepultura estão lá por causa do mau-olhado"? Se uma pessoa acha que alguém o está invejando, o que o muçulmano faz e diz? Se uma pessoa que pôs mau-olhado em alguém se lava, a água que ela usou trará a cura para sua vítima? A vítima deveria beber a água ou se lavar com ela?

Eles responderam:

A palavra árabe al-‘ayn (traduzida como mau-olhado) se refere a quando uma pessoa prejudica a outra com seus olhos. Começa quando uma pessoa gosta de uma coisa, então seus maus sentimentos afetam esta coisa, através da pessoa repetidamente olhar para o objeto que lhe está causando inveja. Allah comandou Seu Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) a buscar refúgio Nele do invejoso, como Ele disse (interpretação do significado):

"E contra o mal do invejoso, quando inveja." [113:5]

Qualquer um que ponha um mau-olhado em outro é invejoso, mas nem todo invejoso põe mau-olhado em outra pessoa. A palavra hasid (invejoso) é mais geral em significado do que a palavra ‘ain (aquele que põe mau-olhado em outro), então buscar refúgio em Allah daquele que inveja inclui buscar refúgio em Allah daquele que põe o mau-olhado em outros. O mau-olhado é como uma flecha que vem da alma daquele que inveja e daquele que põe mau-olhado em outro em direção àquele que é invejado e em quem o mau-olhado é colocado; algumas vezes a flecha acerta e algumas vezes o erra. Se o alvo está exposto e desprotegido, ela irá afetá-lo, mas se o alvo é precavido e está protegido, a flecha não terá efeito algum e pode até voltar para aquele que a lançou (Adaptado de Zaad al-Ma’aad, Ibn Qayim).

Existem ahadith (relatos) do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) que falam dos efeitos do mau-olhado. Por exemplo, é narrado em al-Sahihayn que ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava me dizer para recitar ruqyah (abençoamento) para proteção contra o mau-olhado.

Muslim, Ahmad e al-Tirmidhi narraram de Ibn ‘Abbaas (que Allaah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O mau-olhado é real e se alguma coisa pudesse superar o decreto divino, seria o mau-olhado. Quando for pedido que você tome um banho (para prover a cura) para a influência do mau-olhado, você deve tomar um banho."

Imam Ahmad e al-Tirmidhi narraram que Asma bint ‘Umays disse: “Ó Mensageiro de Allaah, as crianças de Ja’far foram afligidas pelo mau-olhado, deveríamos recitar ruqyah para eles?" Ele disse, "Sim, pois se qualquer coisa pudesse superar o divino decreto, seria o mau-olhado."

Abu Dawud narrou que ‘Aishah (que Allaah esteja satisfeito com ela) disse: "À pessoa que pôs mau-olhado em outra era ordenado que fizesse wudu", então a pessoa que foi afetada se lavava (com aquela água).

Imam Ahmad, Malik, al-Nasai e Ibn Hibban narraram de Sahl ibn Hanif que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) saiu e viajou com ele em direção à Makkah, até que eles estavam nas montanhas passando al-Kharar em al-Jahfah. Lá, Sahl ibn Hanif fez ghusl (banhou-se), e ele era um homem bonito de pele branca com uma bela cútis. ‘Amir ibn Rabi’ah, um dos Banu ‘Adiyy ibn Ka’b olhava para ele enquanto ele estava fazendo ghusl e disse: "Eu nunca tinha visto uma pele tão bonita quanto esta, nem mesmo a pele de uma virgem," foi quando Sahl caiu ao chão. Eles foram ao Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disseram: "Ó Mensageiro de Allah, você pode fazer algo por Sahl, porque, por Allah, ele não consegue levantar a cabeça." Ele disse, "Você acusa alguém de ter feito algo?" Eles disseram, "’Amir ibn Rabi’ah olhava para ele." Então, o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) chamou ‘Amir e o criticou veementemente. Ele disse, "Por que um de vocês mataria seu irmão? Se você vê algo que você gosta, então reze para que ele seja abençoado." Então ele disse: "Lave-se para ele." Então ele lavou seu rosto, mãos, antebraços, joelhos e os lados dos pés e dentro de seu izaar (parte inferior da vestimenta) dentro de um container. Então aquela água foi derramada sobre ele (Sahl), e um homem derramou (a água) sobre sua cabeça e de novo por trás. Isto foi feito com ele, então Sahl levantou e se juntou ao povo e não havia nada de errado com ele. Classificado como sahih (autêntico) por al-Albani em al-Mishkat.

A maioria dos eruditos tem a opinião de que as pessoas podem certamente ser afetadas pelo mau-olhado, por causa dos ahadith (relatos) citados acima e outros, e por causa das narrativas que corroboram e outras evidências.

Em relação ao hadith que você mencionou, "Um terço daqueles que estão nas sepulturas estão lá por causa do mau-olhado," nós não sabemos quão confiável ele é, mas o autor de Nayl al-Awtar disse que al-Bazzar narrou com um isnaad hasan (cadeia de narradores confiáveis) de Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A maioria daqueles que morrem dentre minha ummah (seguidores) morrem por causa da vontade e decreto de Allaah, e então por causa do mau-olhado."

O Muçulmano tem que se proteger contra os demônios entre os maus jinn e a humanidade, tendo fé firme em Allah e colocando sua fé Nele e buscando refúgio Nele e rogando para Ele, recitando orações para proteção narradas do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), recitando al-Mu’awadhatayn [as duas últimas suras do Alcorão], Surat al-Ikhlas, Surat al-Fatihah, e Aayat al-Kursi.

Du’as para proteção incluem as seguintes:

A’udhu bi kalimaat-illah il-tammati min sharri ma khalaqa (Eu busco refúgio nas perfeitas palavras de Allah contra o mal dos quais Ele criou).

A’udhu bi kalimaat-illaah il-tammati min ghadabihi wa ‘iqaabihi, wa min sharri ‘ibadihi wa min hamazat al-shayatini wa an yahdurun (Eu busco refúgio nas perfeitas palavras de Allah de Sua ira e punição, do mal de Seus servos e do mal inspirado pelos demônios e pela presença deles).

E a pessoa pode recitar estas palavras de Allah: 

Hasbi Allaahu la ilaha illa huwa, ‘alayhi tawakkaltu wa huwa Rabb ul-‘arsh il-‘azim

(Allah é suficiente para mim, Laa ilaha illa Huwa (ninguém tem o direito de ser adorado exceto Ele), Nele eu ponho minha confiança e Ele é o Senhor do Trono Supremo)." [9:129 – interpretação do significado]

E existem outras du’as similares que são prescritas na shariah. Isto é o que quis dizer Ibn al-Qayyim nas palavras citadas no começo desta resposta.

Se for sabido ou caso suspeite que uma pessoa foi afetada pelo mau-olhado, então aquele que pôs o mau-olhado nela deve ser ordenado a se lavar por seu irmão. Então um recipiente com água deve ser trazido, e ele deve por suas mãos dentro, lavar sua boca dentro do recipiente. Então ele deve lavar o rosto no recipiente e então por sua mão esquerda nele e lavar seu joelho direito, e então pôr sua mão direita no recipiente e lavar seu joelho esquerdo. Então ele deve lavar o lado de dentro de sua vestimenta. Então a água deve ser derramada na cabeça daquele em quem foi posto o mau-olhado, derramando por trás de uma vez. Então ele será curado, com a permissão de Allah.

Fataawa al-Lajnah al-Daimah li’l-Buhuth al-‘Ilmiyyah wa’l-Ifta.

Foi perguntado ao Shaykh Muhammad al-Saalih al-‘Uthaymin:

O mau-olhado pode afetar uma pessoa? Como é tratado? Estar de guarda contra o mau-olhado contradiz por a confiança em Allah?

Ele respondeu:

Nossa opinião sobre o mau-olhado é a de que ele é real e provado por ensinamentos islâmicos e por experiências da vida real. Allah diz (interpretação do significado):

“E, por certo, aqueles que renegam a Fé quase te derrubam, com suas vistas (através do ódio)” [68:51]

Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) e outros disseram, comentando este versículo: significa que eles põem o mau-olhado em você com seus olhares. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O mau-olhado é real e se algo pudesse superar o decreto divino, seria o mau-olhado. Quando é solicitado que você tome um banho (para prover uma cura) da influência do mau-olhado, você deve tomar um banho." (Muslim). Al-Nasai e Ibn Majah narraram que ‘Amir ibn Rabi’ah passou por Sahl ibn Hanif quando ele estava se banhando… e ele mencionou o hadith.

A realidade confirma e não pode ser negada. 

Se você for afetado por mau-olhado, então deve usar os tratamentos recomendados pela shariah, os quais são:

1 – Recite ruqyah. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, "Não há ruqyah exceto no caso de mau-olhado ou febre." al-Tirmidhi, Abu Dawud. Jibril (que a paz esteja sobre ele) costumava fazer ruqyah para o Profeta (que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre ele) e dizer,“Bismillaahi arqika min kulli shayin yudhika, min sharri kulli nafsin aw ‘aynin hasid Allaahu yashfik, bismillaahi arqik (Em nome de Allah eu faço ruqyah em você, contra tudo que está lhe causando mal, pelo mal de toda alma ou olho invejoso, que Allah cure você, em nome de Allah eu faço ruqyah em você).”

2 – Pedir à pessoa que colocou o mau-olhado na outra para se lavar, assim como o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) comandou ‘Amir ibn Rabi’ah a fazer no hadith mencionado acima. Então a água deve ser derramada naquele que está sendo afetado.

Em relação a pegar seus excrementos, tal como urina e outros, não há base para fazê-lo; o mesmo se aplica a tomar qualquer um de seus pertences. Mas sim, que se faça como narrado, lavando seus membros e dentro de suas vestes, ou mesmo dentro de seu turbante e vestimenta. E Allah sabe mais.

Não há nada de errado em se precaver contra o mau-olhado antes que ele aconteça, e isto não contradiz a ideia de tawakkul (pôr a sua confiança em Allah). Na verdade, isto é tawakkul, porque tawakkul significa pôr sua confiança em Allah enquanto também implementa os meios pelos quais foi permitido ou recomendado. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava buscar refúgio para al-Hasan e al-Husayn e dizer: U’idhukuma bi kalimat Allah al-tammati min kulli shaytanin wa hammah wa min kulli ‘aynin lammah (Eu busco refúgio para vocês dois nas palavras perfeitas de Allah, de todo o mal e todo o réptil venenoso e de todo mau-olhado)."  Al-Tirmidhi, Abu Dawud.  E ele dizia, "Desta maneira Ibrahim costumava buscar refúgio em Allah para Ishaq e Ismail, que a paz esteja sobre ambos." [al-Bukhaari].

Fatawa al-Shaykh Ibn ‘Uthaymin.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A