Terça-feira 14 Shawwal 1445 - 23 Abril 2024
Portuguese

Por que o Imam diz o takbir na oração do Eid?

Pergunta

Por que a Sunnah é dizer dez takbirs nas orações do Eid antes de recitar al-Faatihah? Qual é o benefício disso, e por que fazemos isso nessas orações e não nas cinco orações obrigatórias?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O princípio básico relativo aos atos de adoração é adorar de acordo com a maneira que Allah e Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenaram, quer conheçamos a razão por trás ou não, especialmente no caso da oração, jejum e Hajj. O raciocínio não tem nada a ver com isso. Isso inclui os seis ou sete takbirs que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) prescreveu após o takbir de abertura e antes da recitação da al-Faatihah na primeira rak'ah da oração de Eid, e os cinco takbirs antes da Recitação da al-Faatihah na segunda rak'ah da oração do Eid, mas não nas cinco orações diárias.

Devemos acreditar no que Allah e Seu Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) prescreveram e nos submetermos a isso; devemos ouvir e obedecer, porque o princípio básico neste assunto é adorar a Allah e não procurar por razões.

Uma pessoa não tem o direito de interferir em assuntos que são exclusivos de Allah, como adoração e quais tipos de culto devem ser feitos e de que maneira. Não se deve perguntar por que Allah prescreveu algumas coisas e não outras, ou qual é o benefício disso que Ele prescreveu. Em vez disso, deve-se aprender o que Allah e o Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) prescreveram e agir de acordo com isso. Se o motivo por trás disso se tornar aparente para a pessoa, então o louvor seja para Allah; se não, ela deve se submeter ao domínio de Allah e obedecê-Lo, e ter fé certa de que Allah apenas prescreveu as coisas por uma razão e no melhor interesse de Seus servos, porque Ele é o Sapientíssimo e o que Onisciente em tudo o que diz e faz, prescreve e decreta. Allah diz (interpretação do significado):

"Por certo, teu Senhor é Sábio, Onisciente"

[Al-An'aam 6:83]

O que dissemos é apoiado pelo versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

"Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma"

[Al-Ahzaab 33:21]

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Orai como me vistes orando." Narrado por al-Bukhari em seu Sahih.

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah sejam sobre ele) disse durante a Peregrinação da Despedida: "Aprendei vossos rituais de mim". Narrado por Muslim, 378.

E Allah é a Fonte de Força.

A Fonte: Al-Lajnah al-Daa'imah li'l-Buhuth al-'Ilmiyah wa'l-Ifta ', 8/299