Sexta-feira 10 Shawwal 1445 - 19 Abril 2024
Portuguese

Rinoplastia é Haram?

Pergunta

Eu quero perguntar sobre cirurgia plástica no nariz – é haram, especialmente porque me causa sofrimento psicológico, afeta minha vida, e os médicos também disseram que eu preciso de cirurgia?

Resumo da Resposta

Se houver algum defeito no nariz e o objetivo da cirurgia estética for remover esse defeito, não há nada de errado com esta plástica no nariz (rinoplastia). Mas, se o objetivo é simplesmente torná-lo mais bonito, não é permitido fazer essa cirurgia plástica no nariz.

Todos os louvores são para Allah.

Tipos de cirurgia estética

A cirurgia estética pode ser dividida em duas categorias:

1 – Cirurgia essencial

São operações que são feitas para remover falhas, como as que resultam de doenças, acidentes de trânsito, queimaduras, etc.

Este tipo de cirurgia é permitida. Há evidências na Sunnah para indicar que elas são permitidas e que aquele que as faz não pretende mudar a criação de Allah.

(I) 'Arfajah ibn As'ad narrou que ele perdeu o nariz na batalha de al-Kulab durante a Jahiliyyah, então ele usava um nariz feito de prata, mas, tornou-se pútrido, então o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ele) disse para que ele usasse um nariz feito de ouro. Narrado por at-Tirmidhi, 1770; Abu Dawud, 4232; al-Nasai, 5161. Este hadith foi classificado como hasan por Shaikh al-Albani em Irwa al-Ghalil, 824.

(ii) 'Abd-Allah ibn Mas'ud disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) amaldiçoando aquelas mulheres que arrancam suas sobrancelhas e limam seus dentes com o propósito de embelezar e mudar a criação de Allah. Narrado por al-Bukhari e Muslim.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Com relação à frase “aqueles que limam os dentes”, isso se refere àqueles que fizeram isso com o objetivo de embelezar e parecer mais jovens. Isso indica que o que é haram é o que é feito com o propósito de embelezamento; mas se for necessário para tratamento médico ou para corrigir uma falha nos dentes e assim por diante, não há nada de errado com isso. E Allah sabe mais.

Cirurgia estética para embelezamento

2- O segundo tipo de cirurgia estética é aquela feita com a finalidade de embelezamento.

São intervenções feitas para melhorar a aparência aos olhos de quem vê, como tornar o nariz mais bonito diminuindo, ou tornar os seios mais bonitos diminuindo ou aumentando, ou lifting facial, e assim por diante.

Este tipo de cirurgia não é, por nenhuma razão, necessária; ao contrário, o objetivo é mudar a criação de Allah e arranjá-la de acordo com os caprichos e desejos das pessoas. Portanto, isso é haram e não é permitido fazer, porque está mudando a criação de Allah. Allah diz (interpretação do significado):

“Não invocam, além dEle, senão divindades femininas, e não invocam senão um rebelde Satã! Allah o amaldiçoou. E ele disse: ‘Certamente, tomarei uma porção preceituada de Teus servos. E, certamente, descaminhá-los-ei e fá-los-ei nutrir vãs esperanças e ordenar-lhes-ei que cortem as orelhas dos animais de rebanho e ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de Allah.’ E quem toma Satã por aliado, em vez de Allah, com efeito, se perderá com evidente perdição.” [al-Nissa’ 4:117-119]

O Shaitan é aquele que diz às pessoas para mudar a criação de Allah.

Por favor, veja: Ahkam al-Jarahah al-Tibbiyyah por Shaikh Muhammad al-Mukhtar al-Shanqiti.

Shaikh Muhammad ibn Salih al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado:

Qual é a regra sobre cirurgia estética? Qual é a regra sobre o aprendizado da ciência do embelezamento?

Ele respondeu:

Os procedimentos cosméticos são de dois tipos:

1 – Aqueles que são feitos para remover uma falha resultante de um acidente etc. Não há nada de errado com isso porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu permissão a um homem cujo nariz havia sido cortado em batalha a usar um nariz feito de ouro.

2 – As que são desnecessárias e não são feitas para remover uma falha, mas sim para aumentar a beleza. Isso é haram e não é permitido, porque o Mensageiro de Allah amaldiçoou as mulheres que depilam as sobrancelhas, aquelas que têm suas sobrancelhas depiladas, aquelas que aplicam extensões de cabelo, aquelas em quem as extensões de cabelo são aplicadas, aquelas que fazem tatuagens e aquelas em quem as tatuagens são feitas, porque isso é feito como uma melhoria e não para remoção de falhas.

Com relação ao estudante de medicina que aprende sobre cirurgia estética durante seus estudos, não há nada de errado em aprender isso, mas ele não deve utilizar (este conhecimento) em casos haram, e sim deve aconselhar àqueles que solicitem isso que evitem porque é haram. Talvez se este conselho vier dos lábios de um médico, terá mais efeito sobre uma pessoa. (Fatawa Islamiyyah, 4/412)

Em conclusão, se houver algum defeito no nariz e o objetivo da cirurgia estética for remover esse defeito, então não há nada de errado com isso.

Mas, se o objetivo é simplesmente torná-lo mais bonito, não é permitido fazer essa cirurgia.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A