Quinta-feira 18 Ramadan 1445 - 28 Março 2024
Portuguese

Por que o tórax de um homem não está incluído em sua 'awrah (partes privadas), já que pode ser atraente para as mulheres?

49836

Data de publicação : 06-10-2020

Vistas : 3304

Pergunta

Uma vez que a razão para usar roupas é cobrir a awrah e proteger-se da tentação, por que a awrah do homem é do umbigo até os joelhos e não inclui o peito, já que esta é a parte mais atraente do corpo de um homem para o sexo oposto? Alguns shaikhs me disseram que isso é porque as mulheres são afetadas pelo toque e os homens são afetados pela visão. Então, por que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não permitiu que 'Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) se sentasse com ele quando Ibn Umm Maktum – o cego – o visitou? E por que Allah revelou o versículo que diz: Ó Profeta, dize a tuas mulheres e às tuas filhas e às muçulmanas que recatem os olhares?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Há um erro na questão concernente ao hadith e ao versículo mencionados, que devemos apontar antes de responder à pergunta.

Com relação ao hadith, ele não faz menção à ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela), e além disso não é sahih.

Foi relatado de Umm Salamah que ela estava com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e Maimunah. Ela disse: Enquanto estávamos com ele, Ibn Umm Maktum entrou e veio até ele. Isto foi depois que fomos ordenadas a observar o hijab. Então o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Observa o hijab diante dele." Eu disse: "Ó Mensageiro de Allah, não é um homem cego que não pode nos ver ou reconhecer? O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Tu és cega? Tu não o vês?”

Narrado por al-Tirmidhi, 2778; Abu Dawud, 4112.

O isnaad (cadeia de transmissão) deste hadith inclui Nabhaan, o escravo liberto de Umm Salamah, que é majhul (desconhecido). Foi classificado como da'if por al-Albaani em Irwa’ al-Ghalil, 1806.

Com relação ao versículo mencionado na pergunta, o questionador misturou dois versículos:

A primeira é (interpretação do significado):

"Ó Profeta! Dize a tuas mulheres e a tuas filhas e às mulheres dos crentes que se encubram em suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Allah é Perdoador, Misericordiador." [Al-Ahzaab 33:59]

E o segundo é (interpretação do significado):

"Dize aos crentes, Muhammad, que baixem suas vistas e custodiem seu sexo. Isso lhes é mais digno. Por certo, Allah é Conhecedor do que fazem.(30) E dize às crentes que baixem suas vistas e custodiem seu sexo e não mostrem seus ornamentos (partes privadas)" [Al-Nur 24: 30-31]

Em segundo lugar:

No que diz respeito a uma mulher olhar um homem que não é seu mahram, já apresentamos na resposta à pergunta n°. 49038 que é permissível sujeito à condição de que não haja sentimentos de desejo ou qualquer risco de fitnah (tentação).

O fato de que a ‘awrah de um homem é do umbigo ao joelho não significa que é permitido a um homem mostrar seu peito na frente de outros homens, muito menos na frente das mulheres. Embora o tórax não faça parte da 'awrah, descobri-lo ainda é uma ação inapropriada para um homem e é uma das ações imorais.

Note-se que se fizer algo permissível resultar em algum mal, então não é permitido, por causa do mal que isso resulta. Se um homem descobrindo o seu peito for uma causa de fitnah ou abrir a porta para o mal, então ele deve ser desautorizado por essa razão.

O vestuário é prescrito por uma série de razões, tais como: estar de acordo com a fitrah (boas inclinações naturais do homem); adornar; proteger contra o calor e o frio; e ocultar a 'awrah do olhar alheio.

Quando Allah recordou a seus servos a bênção que Ele lhes concedeu, criando roupas que os cobrem, Ele também chamou a atenção para outro tipo de roupa que é melhor do que isso, ou seja, as roupas ou vestimentas da taqwa (piedade, justiça).

Allah diz (interpretação do significado):

"Ó filhos de Adão! Com efeito, criamos, para vos, vestimenta, para acobertar vossas partes pudendas, e adereços. Mas a vestimenta da piedade, esta é a melhor. Esse é um dos sinais de Allah, para meditarem. Ó filhos de Adão! Que Satã não vos tente, como quando fez sair a vossos pais do Paraiso, enquanto a ambos tirou a vestimenta, para fazê-los ver suas partes pudendas."

[Al-A'raaf 7: 26-27]

Shaikh Abd al-Rahmaan al-Sa'di (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Então Ele os lembrou da bênção que havia concedido tornando mais fácil para eles obter vestuário que é essencial, e roupas que são usadas para fins de embelezamento. O mesmo se aplica a todas as coisas, comida, bebida, meios de transporte, cônjuges, e assim por diante. Allah fez com que fosse fácil para Seus servos obterem o que é necessário e o que é complementar a isso, e Ele lhes diz que isso não é algo que é procurado em si mesmo, pelo contrário Allah enviou isso para ajudá-los a adorá-Lo e obedecê-Lo. Por isso Ele diz: "Mas a vestimenta da piedade, esta é a melhor ", melhor do que as vestes físicas, pois o manto da justiça permanece com a pessoa e não se desgasta. Isso se refere à beleza do coração e da alma.

Com relação às roupas exteriores, seu objetivo é, às vezes, esconder a ‘awrah externa e, às vezes, adornar o portador, e não serve nenhum outro propósito além destes dois.

Não ter algo (para se cobrir) não significa que um homem deixará sua 'awrah exposta, o que é permitido em casos de necessidade, mas se uma pessoa não tem a vestimenta da justiça, então isso fará com que sua 'awrah interior esteja exposta, o que a levará à desgraça e humilhação.

A frase “Esse é um dos sinais de Allah (provas, evidências, versículos, lições, sinais, revelações, etc.), para meditarem” significa que é mencionado para você sobre a vestimenta, de modo que você possa recordar daquilo que o beneficia e daquilo que faz mal, e busca o auxílio de roupas externas para ajudar a adquirir o manto da justiça.

Tafsir al-Sa'di, p. 248.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A