Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

A Oração do Jumu'ah (sexta-feira) não é Obrigatória para Mulheres

73339

Data de publicação : 08-06-2021

Vistas : 7249

Pergunta

A oração de Jumu’ah é obrigatória para mulheres também, ou somente para homens? Como uma mulher deve rezar? Sou mulher e não há lugar para mulheres na mesquita. Posso rezar Jumu’ah em casa, sozinha? Eu terei a recompensa pela Jumu’ah?
* jaami' é uma mesquita maior, onde é oferecida a oração do jumuah e todos se diregem a ela.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Os estudiosos concordam que a oração de Jumu’ah não é obrigatória para as mulheres e elas podem rezar as quatro rak’as de Dhuhr (oração do meio-dia) em suas casas.

Ibn al-Mundhir (que Allah tenha piedade dele) disse em al-Ijmaa’ (nº 52): "Eles concordaram unanimamente que Jumu’ah não é obrigatória para as mulheres". Fim da citação.

A evidência para isto é o hadith de Taariq ibn Shihaab (que Allah esteja satisfeito com ele) de acordo com o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse:"Jumu’ah é uma obrigação e é exigida de todo o muçulmano em congregação, exceto para quatro: um escravo, uma mulher, uma criança ou aquele que está doente." Narrado por Abu Dawud 91067). Al-Nawawi disse em al-Majmu’ (4/482): seu isnaad é sahih de acordo com as condições dos Shaihain (al-Bukhaari e Muslim). Ibn Rajab disse em Fath al-Baari (5/327): "seu isnaad é sahih". Ibn Kathir disse em Irshaad al-Faqih (1/190): "seu isnaad é jayyid". Também foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami’ (3111).

A razão pela qual Jumu’ah não é obrigatória para a mulher é por que a shariah não encoraja as mulheres a frequentarem lugares onde os homens se reúnem, por causa das consequências negativas a que isto pode levar, assim como ocorre hoje em dia em muitos locais de trabalho onde homens e mulheres se misturam. Veja também Badaa’i’ al-Sanaa’i’ (1/258).

Se uma mulher adere às condições da shariah para que ela saia e vá até a mesquita, tais como não usar adornos e perfumes, então não há nada errado em frequentar as orações de Jumu’ah na mesquita e rezar dois rak’as atrás do imam, e neste caso ela não tem que rezar o Dhuhr.

Ibn al-Mundhir (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Ijmaa’ (no 52, 53): "Eles concordam unanimamente que se a mulher segue o imam e reza com ele, isto é suficiente para eles". Fim da citação.

Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em al-Mughni (2/88): "Mas se ela reza Jumu’ah, isto é válido, porque a mulher rezar em congregação é válido, assim como as mulheres costumavam rezar com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) em congregação". Fim da citação.

Com relação a rezar Jumu’ah em casa, sozinha, isto não é válido nem para homens e nem para mulheres, porque Jumu’a só é válida quando feita em congregação, como afirmado no hadith do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) citado acima:"Jumu’ah é uma obrigação e é exigida de todo o muçulmano em congregação."

Se um grupo quiser rezar Jumu’ah em casa, isto não é válido porque Jumu’ah é prescrito para que os muçulmanos reúnam-se em um lugar para oração e para ouvir a khutbah e se beneficiar disto. Além do mais, não é permitido que hajam várias orações de Jumu’ah em uma cidade, a menos que exista a necessidade disto, como por exemplo se a cidade é muito grande ou se não há mesquita jaami’* que possa suportar uma grande quantidade de pessoas.

Baseado nisto se você não vai à mesquita para rezar Jumu’ah, então você deveria rezar Dhuhr em casa.

É dito em Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah (7/337):

"Se uma mulher reza Jumu’ah com o imam, isto é suficiente e ela não tem que rezar Dhuhr; não é permitido que ela reze Dhuhr naquele dia. Mas se ela reza sozinha então ela só pode rezar Dhuhr, e ela não pode rezar Jumu’ah". Fim da citação.

É melhor que a mulher reze Dhuhr em sua casa, por causa do sentido geral das palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele):"Não proíbam suas mulheres de irem à mesquita, apesar de suas casas serem melhores para elas."Narrado por Abu Dawud (567); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawud.

Se ela quer ir para Jumu’ah, então ela tem que evitar perfumes e adornos, e não se juntar aos homens nas ruas.

 E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A