Quinta-feira 9 Shawwal 1445 - 18 Abril 2024
Portuguese

Correspondência entre os gêneros e seus efeitos no jejum

Pergunta

Qual o parecer se eu me correspondo com minha amiga na net durante o Ramadan, desde que eu permaneça dentro dos limites do respeito e ela abra a sua câmera e eu a veja?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Um dos objetivos principais da shari’ah Islâmica é proteger linhagens e honra. Por esta razão Allah proibiu zina (relações sexuais ilícitas) e proibiu os meios que podem levar a ela, tal como um homem ficar sozinho com uma mulher que não é sua mahram, olhar pecador, viajar sem um mahram, a mulher sair de casa usando perfume e maquiagem, e vestida ainda que nua. Outro desses meios é um homem conversar com uma mulher e ela falar com ele suavemente e tentá-lo e provocar seu desejo, fazendo com que ele caia em sua armadilha, quer isso seja quando eles se encontram na rua ou falam ao telefone ou se correspondem escrevendo, etc.

Allah proibiu as esposas do Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – que eram mulheres puras – de se mostrarem da maneira dos tempos da ignorância (Jahiliyah) ou falar em tons suaves para que aqueles em cujo coração houvesse uma doença, pois seriam movidos pelo desejo, e Ele ordenou-lhes a falar de uma maneira honrosa. Allah disse (interpretação do significado):

“Ó mulheres do Profeta! Não sois iguais a nenhuma das outras mulheres, se sois piedosas. Então, não mostreis sedução no dito; pois aquele, em cujo coração há enfermidade, aspirar-vos-ia; e dizei dito conveniente”

[al-Ahzaab 33:32]

Conversas e correspondência entre homens e mulheres na internet são um dos meios de fitnah (tentação) e do mal. Isso porque essas conversas podem ir muito longe, o que, por sua vez, muitas vezes leva ao amor e paixão. Portanto, devemos ser rigorosos sobre esses assuntos e nos afastar deles, buscando o prazer de Allah e esperando evitar Seu castigo.

Quantas vezes essas conversas levaram as pessoas ao mal e as fizeram cair no amor e levaram algumas delas a algo ainda pior do que isso. Ver pergunta nº. 34841.

Shaikh Ibn Jibrin foi perguntado: Qual é o parecer sobre a correspondência entre homens e mulheres jovens, sabendo que esta correspondência está livre de qualquer conteúdo imoral ou amor?

Ele respondeu:

Não é permissível que alguém se corresponda com uma mulher que não seja sua mahram, por causa da fitnah envolvida nisso. O correspondente pode pensar que não há fitnah, mas Shaytaan continuará com ele até que ele o faça se apaixonar por ela e ela por ele. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que aquele que ouviu o Dajjaal fugisse para longe dele, e ele disse que um homem pode vir a ele como um crente, mas o Dajjaal continuará com ele até que ele o desvie. Correspondência de jovens com mulheres jovens envolve uma grande quantidade de fitnah e perigo, e deve ser evitada, mesmo que o questionador diga que não há amor ou desejo envolvido. Fim de citação.

Fataawa al-Mar’ah, compilada por Muhammad al-Musnad, p. 96. 

Em segundo lugar:

O jejuador está intimado a temer a Allah e a fazer o que Ele ordenou, e a evitar o que Ele proibiu. O propósito do jejum não é simplesmente abster-se de comer e beber, mas alcançar a taqwa ou a piedade - "para serdes piedosos (Al-Muttaqun" [al-Baqarah 2: 183] - e autodisciplinar e desistir das más ações. Consequentemente, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O jejum não é apenas deixar de comer e beber, mas jejuar é deixar palavras inúteis e obscenas." Narrado por al-Haakim, classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami ', 5376.

Na resposta à pergunta nº 50063 explicamos o efeito que o pecado tem sobre o jejum e que isso pode tirar a recompensa completamente.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Islam Q&A