أحكام العين والسحر والحسد

أحكام العين والسحر والحسد

O Mau-Olhado e a Proteção Contra ele.. Meios prescritos para afastar o sihr (magia) antes que este aconteça. Maneiras de Tratar Magia.

O Mau-Olhado e a Proteção Contra ele.
O que é o mau-olhado? Eu vi esta terminologia a ser utilizada tantas vezes neste website. Pode me explicar em detalhes?

Louvado Seja Allah

Aqui seguem algumas informações e fatawa (regulamentos) sobre o mau-olhado. Pedimos a Allah que beneficie aos leitores. 

Foi questionado aos eruditos da Comissão Permanente:

Qual é a definição de mau-olhado? Allah diz (interpretação do significado):

"E contra o mal do invejoso, quando inveja." [113:5]

O hadith (narração) do Profeta (que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele) é sahih (autêntico) no qual ele diz que "Um terço daqueles que estão na sepultura estão lá por causa do mau-olhado"? Se uma pessoa acha que alguém o está invejando, o que o muçulmano faz e diz? Se uma pessoa que pôs mau-olhado em alguém se lava, a água que ela usou trará a cura para sua vítima? A vítima deveria beber a água ou se lavar com ela?

Eles responderam:

 A palavra árabe al-‘ayn (traduzida como mau-olhado) se refere a quando uma pessoa prejudica a outra com seus olhos. Começa quando uma pessoa gosta de uma coisa, então seus maus sentimentos afetam esta coisa, através da pessoa repetidamente olhar para o objeto que lhe está causando inveja. Allah comandou Seu Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) a buscar refúgio Nele do invejoso, como Ele disse (interpretação do significado):

"E contra o mal do invejoso, quando inveja." [113:5] 

Qualquer um que ponha um mau-olhado em outro é invejoso, mas nem todo invejoso põe mau-olhado em outra pessoa. A palavra hasid (invejoso) é mais geral em significado do que a palavra ‘ain (aquele que põe mau-olhado em outro), então buscar refúgio em Allah daquele que inveja inclui buscar refúgio em Allah daquele que põe o mau-olhado em outros. O mau-olhado é como uma flecha que vem da alma daquele que inveja e daquele que põe mau-olhado em outro em direção àquele que é invejado e em quem o mau-olhado é colocado; algumas vezes a flecha acerta e algumas vezes o erra. Se o alvo está exposto e desprotegido, ela irá afetá-lo, mas se o alvo é precavido e está protegido, a flecha não terá efeito algum e pode até voltar para aquele que a lançou (Adaptado de Zaad al-Ma’aad, Ibn Qayim). 

Existem ahadith (relatos) do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) que falam dos efeitos do mau-olhado. Por exemplo, é narrado em al-Sahihayn que ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava me dizer para recitar ruqyah (abençoamento) para proteção contra o mau-olhado. 

Muslim, Ahmad e al-Tirmidhi narraram de Ibn ‘Abbaas (que Allaah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O mau-olhado é real e se alguma coisa pudesse superar o decreto divino, seria o mau-olhado. Quando for pedido que você tome um banho (para prover a cura) para a influência do mau-olhado, você deve tomar um banho."  

Imam Ahmad e al-Tirmidhi narraram que Asma bint ‘Umays disse: “Ó Mensageiro de Allaah, as crianças de Ja’far foram afligidas pelo mau-olhado, deveríamos recitar ruqyah para eles?" Ele disse, "Sim, pois se qualquer coisa pudesse superar o divino decreto, seria o mau-olhado."

Abu Dawud narrou que ‘Aishah (que Allaah esteja satisfeito com ela) disse: "À pessoa que pôs mau-olhado em outra era ordenado que fizesse wudu", então a pessoa que foi afetada se lavava (com aquela água).  

Imam Ahmad, Malik, al-Nasai e Ibn Hibban narraram de Sahl ibn Hanif que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) saiu e viajou com ele em direção à Makkah, até que eles estavam nas montanhas passando al-Kharar em al-Jahfah. Lá, Sahl ibn Hanif fez ghusl (banhou-se), e ele era um homem bonito de pele branca com uma bela cútis. ‘Amir ibn Rabi’ah, um dos Banu ‘Adiyy ibn Ka’b olhava para ele enquanto ele estava fazendo ghusl e disse: "Eu nunca tinha visto uma pele tão bonita quanto esta, nem mesmo a pele de uma virgem," foi quando Sahl caiu ao chão. Eles foram ao Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disseram: "Ó Mensageiro de Allah, você pode fazer algo por Sahl, porque, por Allah, ele não consegue levantar a cabeça." Ele disse, "Você acusa alguém de ter feito algo?" Eles disseram, "’Amir ibn Rabi’ah olhava para ele." Então, o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) chamou ‘Amir e o criticou veementemente. Ele disse, "Por que um de vocês mataria seu irmão? Se você vê algo que você gosta, então reze para que ele seja abençoado." Então ele disse: "Lave-se para ele." Então ele lavou seu rosto, mãos, antebraços, joelhos e os lados dos pés e dentro de seu izaar (parte inferior da vestimenta) dentro de um container. Então aquela água foi derramada sobre ele (Sahl), e um homem derramou (a água) sobre sua cabeça e de novo por trás. Isto foi feito com ele, então Sahl levantou e se juntou ao povo e não havia nada de errado com ele. Classificado como sahih (autêntico) por al-Albani em al-Mishkat. 

A maioria dos eruditos tem a opinião de que as pessoas podem certamente ser afetadas pelo mau-olhado, por causa dos ahadith (relatos) citados acima e outros, e por causa das narrativas que corroboram e outras evidências. 

Em relação ao hadith que você mencionou, "Um terço daqueles que estão nas sepulturas estão lá por causa do mau-olhado," nós não sabemos quão confiável ele é, mas o autor de Nayl al-Awtar disse que al-Bazzar narrou com um isnaad hasan (cadeia de narradores confiáveis) de Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A maioria daqueles que morrem dentre minha ummah (seguidores) morrem por causa da vontade e decreto de Allaah, e então por causa do mau-olhado."

O Muçulmano tem que se proteger contra os demônios entre os maus jinn e a humanidade, tendo fé firme em Allah e colocando sua fé Nele e buscando refúgio Nele e rogando para Ele, recitando orações para proteção narradas do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), recitando al-Mu’awadhatayn [as duas últimas suras do Alcorão], Surat al-Ikhlas, Surat al-Fatihah, e Aayat al-Kursi. 

Du’as para proteção incluem as seguintes: 

A’udhu bi kalimaat-illah il-tammati min sharri ma khalaqa (Eu busco refúgio nas perfeitas palavras de Allah contra o mal dos quais Ele criou).

A’udhu bi kalimaat-illaah il-tammati min ghadabihi wa ‘iqaabihi, wa min sharri ‘ibadihi wa min hamazat al-shayatini wa an yahdurun (Eu busco refúgio nas perfeitas palavras de Allah de Sua ira e punição, do mal de Seus servos e do mal inspirado pelos demônios e pela presença deles). 

E a pessoa pode recitar estas palavras de Allah: 

Hasbi Allaahu la ilaha illa huwa, ‘alayhi tawakkaltu wa huwa Rabb ul-‘arsh il-‘azim

(Allah é suficiente para mim, Laa ilaha illa Huwa (ninguém tem o direito de ser adorado exceto Ele), Nele eu ponho minha confiança e Ele é o Senhor do Trono Supremo)." [9:129 – interpretação do significado] 

E existem outras du’as similares que são prescritas na shariah. Isto é o que quis dizer Ibn al-Qayyim nas palavras citadas no começo desta resposta. 

Se for sabido ou caso suspeite que uma pessoa foi afetada pelo mau-olhado, então aquele que pôs o mau-olhado nela deve ser ordenado a se lavar por seu irmão. Então um recipiente com água deve ser trazido, e ele deve por suas mãos dentro, lavar sua boca dentro do recipiente. Então ele deve lavar o rosto no recipiente e então por sua mão esquerda nele e lavar seu joelho direito, e então pôr sua mão direita no recipiente e lavar seu joelho esquerdo. Então ele deve lavar o lado de dentro de sua vestimenta. Então a água deve ser derramada na cabeça daquele em quem foi posto o mau-olhado, derramando por trás de uma vez. Então ele será curado, com a permissão de Allah.

Fataawa al-Lajnah al-Daimah li’l-Buhuth al-‘Ilmiyyah wa’l-Ifta. 

Foi perguntado ao Shaykh Muhammad al-Saalih al-‘Uthaymin: 

O mau-olhado pode afetar uma pessoa? Como é tratado? Estar de guarda contra o mau-olhado contradiz por a confiança em Allah? 

Ele respondeu: 

Nossa opinião sobre o mau-olhado é a de que ele é real e provado por ensinamentos islâmicos e por experiências da vida real. Allah diz (interpretação do significado):  

“E, por certo, aqueles que renegam a Fé quase te derrubam, com suas vistas (através do ódio)” [68:51] 

Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) e outros disseram, comentando este versículo: significa que eles põem o mau-olhado em você com seus olhares. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O mau-olhado é real e se algo pudesse superar o decreto divino, seria o mau-olhado. Quando é solicitado que você tome um banho (para prover uma cura) da influência do mau-olhado, você deve tomar um banho." (Muslim). Al-Nasai e Ibn Majah narraram que ‘Amir ibn Rabi’ah passou por Sahl ibn Hanif quando ele estava se banhando… e ele mencionou o hadith. 

A realidade confirma e não pode ser negada. 

Se você for afetado por mau-olhado, então deve usar os tratamentos recomendados pela shariah, os quais são: 

1 – Recite ruqyah. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, "Não há ruqyah exceto no caso de mau-olhado ou febre." al-Tirmidhi, Abu Dawud. Jibril (que a paz esteja sobre ele) costumava fazer ruqyah para o Profeta (que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre ele) e dizer,  “Bismillaahi arqika min kulli shayin yudhika, min sharri kulli nafsin aw ‘aynin hasid Allaahu yashfik, bismillaahi arqik (Em nome de Allah eu faço ruqyah em você, contra tudo que está lhe causando mal, pelo mal de toda alma ou olho invejoso, que Allah cure você, em nome de Allah eu faço ruqyah em você).”

2 – Pedir à pessoa que colocou o mau-olhado na outra para se lavar, assim como o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) comandou ‘Amir ibn Rabi’ah a fazer no hadith mencionado acima. Então a água deve ser derramada naquele que está sendo afetado. 

Em relação a pegar seus excrementos, tal como urina e outros, não há base para fazê-lo; o mesmo se aplica a tomar qualquer um de seus pertences. Mas sim, que se faça como narrado, lavando seus membros e dentro de suas vestes, ou mesmo dentro de seu turbante e vestimenta. E Allah sabe mais.

Não há nada de errado em se precaver contra o mau-olhado antes que ele aconteça, e isto não contradiz a ideia de tawakkul (pôr a sua confiança em Allah). Na verdade, isto é tawakkul, porque tawakkul significa pôr sua confiança em Allah enquanto também implementa os meios pelos quais foi permitido ou recomendado. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava buscar refúgio para al-Hasan e al-Husayn e dizer: U’idhukuma bi kalimat Allah al-tammati min kulli shaytanin wa hammah wa min kulli ‘aynin lammah (Eu busco refúgio para vocês dois nas palavras perfeitas de Allah, de todo o mal e todo o réptil venenoso e de todo mau-olhado)."  Al-Tirmidhi, Abu Dawud.  E ele dizia, "Desta maneira Ibrahim costumava buscar refúgio em Allah para Ishaq e Ismail, que a paz esteja sobre ambos." [al-Bukhaari].

Fatawa al-Shaykh Ibn ‘Uthaymin.

Veja também as respostas para as perguntas no. 7190 e 11359.

E Allah sabe mais.

Islam Q&A


Meios prescritos para afastar o sihr (magia) antes que este aconteça
Quais são os meios prescritos para afastar o sihr antes que este aconteça?

Todos os louvores são para Allah.

Dentre os mais importantes meios de afastar o perigo do sihr antes que aconteça está a busca de proteção através dos adhkaar (plural de dhikr - recordação) prescritos no Islam, fazendo du'aa e recitando orações em busca de refúgio que foram narradas do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele). Essas incluem:

1 – Recitar ayat al-Kursi [al-Baqarah 2: 255] após cada oração prescrita, depois de recitar os adhkaar que são prescritos após o taslim (salam).

2 – Recitar ayatal-Kursi ao ir dormir. Esta é a maior ayah no Alcorão, onde Allah diz (interpretação do significado):

“Allah, não existe deus senão Ele, O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo. Não O tomam nem sonolência nem sono. D’Ele é o que há nos céus e o que há na terra. Quem intercederá junto d’Ele senão com Sua permissão? Ele sabe seu passado e seu futuro. E nada abarcam de Sua ciência senão aquilo que Ele quer. Seu Trono abrange os céus e a terra. E não O afadiga custodiá-los. E Ele é O Altíssimo, O Magnífico.” [al-Baqarah 2: 255]

3 – Recitar "Qul huwa Allahu ahad", "Qul a'udhu bi Rabb il-Falaq" e "Qul a'udhu bi Rabb il-Naas" [isto é, as últimas três suraat do Alcorão] após cada oração prescrita, e a recitação destas três suraat (três vezes) no início do dia após a oração do fajr, e no início da noite após a oração do maghrib.

4 – Recitar as duas últimas ayaat da Surat al-Baqarah no início da noite. Estas são as ayaat onde Allah diz (interpretação do significado):

“O Mensageiro crê no que foi descido, para ele, de seu Senhor, e, assim também, os crentes. Todos crêem em Allah e em Seus anjos e em Seus Livros e em Seus Mensageiros. E dizem: "Não fazemos distinção entre nenhum de Seus Mensageiros "  E dizem: "Ouvimos e obedecemos. Rogamos Teu perdão, Senhor nosso! E a Ti será o destino. "  –Allah não impõe a alma alguma senão o que é de sua capacidade. A ela, o que logrou de bom e, contra ela, o que cometeu de mau - E dizem: "Senhor nosso! Não nos culpes se esquecemos ou erramos. Senhor nosso! E não nos carregues de pesados fardos como sobrecarregastes a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!” [al-Baqarah 2: 285-286] 

E foi narrado em um relato sahih que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem recita a ayatul-Kursi à noite terá proteção contínua de Allah e nenhum demônio chegará perto dele até que a manhã chegue." E também foi narrado em um relato sahih que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem recitar as duas últimas ayaat da Surat al-Baqarah à noite, ser-lhe-á suficiente." O significado– e Allah sabe melhor – é que isso será proteção suficiente para o recitador contra todo o mal. 

5 – Procurar refúgio nas palavras perfeitas de Allah contra o mal daquilo que Ele criou, noite e dia e ao parar para descansar em qualquer lugar, seja na cidade, no deserto, no ar ou no mar. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem quer que pare para descansar e diga: 'A'udhu bi kalimaat Allah il-taammah min sharri ma khalaq (Eu busco refúgio nas palavras perfeitas de Allah contra o mal daquilo que Ele criou)", nada irá prejudicá-lo até que ele deixe aquele local." 

6 – O muçulmano deve dizer no início do dia e início da noite (três vezes): “Bismillaah alladhi laa yadurr ma’a ismihi shay’un fi’l-ardi wa laa fi’l-samaa’i wa huwa al-sami’ al-‘alim (Em nome de Allah com Cujo nome nada na terra ou no céu pode causar dano, e Ele é o Oniouvinte, Onisciente)”. De acordo com relatos sahih, o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) exortou-nos a recitar isto, e isto é um meio de se manter a salvo de todo o mal. 

Estes adhkaar e orações de refúgio estão entre os maiores meios de afastar o mal do sihr (magia) e de outros males, para a pessoa que os recita regularmente com sinceridade e fé, colocando sua confiança em Allah e, ​​dependendo d’Ele, e estando contente com isso. 

Eles também são algumas das armas mais eficazes para afastar o sihr depois de este já ter acontecido, juntamente com a imploração humilde a Allah constante, pedindo-Lhe para remover os prejuízos e aliviar o sofrimento. Dentre os du'aat que foram narrados do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) para tratar doenças, como o sihr e outras coisas está a ruqyah (benzimento) por meio da qual ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava tratar seus companheiros: "Allahumma Rabb al-Nas, adhhib il-ba’s, washfi anta al-Shaafi laa shifa'a illa shifa'uka shifa'an laa yughadir saqaman (Ó Allah, Senhor da Humanidade, remove o dano e cura-o, porque Tu és o Curador e não há cura exceto a Tua cura, uma cura que não deixa qualquer doença para trás)". Há também a ruqyah por meio da qual Jibril tratou o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Bismillaah urqika min kulli shay'in yu'dhika, wa min sharri kulli nafsin aw 'aynin hasid Allah yashfik, bismillaah urqik (Em nome de Allah, eu executo a ruqyah para ti, de tudo o que te está a prejudicar, do mal de cada alma ou olho invejoso, que Allah te cure, em nome de Allah, eu executo a ruqyah para ti). Isto deve ser repetido três vezes. E Allah sabe melhor.

Majmu’ Fataawa wa Maqaalaat al-Shaykh 'Abd al-'Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele), vol. 8


Maneiras de Tratar Magia
Qual é o tratamento para alguém que foi afetado por sihr (magia ou feitiçaria, incluindo magias que visam causar ódio ou amor)? Como o crente pode se salvar disto ou evitar ser prejudicado por isso? Existem du’aas ou dhikr (súplicas ou palavras de lembrança) do Alcorão ou da Sunnah (os ensinamentos proféticos) para estas coisas?

Louvado seja Allah

Existem diferentes tipos de tratamento:

1 - Ele pode procurar o que o sahir (pessoa que pratica sihr/feitiço) fez. Por exemplo, se ele colocou alguns de seus cabelos em um lugar ou em um pente, ou em outro lugar qualquer, se for descoberto que ele colocou em tal e tal lugar, ele deve ser removido e queimado ou destruído. Isso vai anular o que foi feito e vai frustrar as intenções do sahir.

2 - O sahir deve ser forçado a desfazer o que ele fez, se a sua identidade for conhecida. Deve-se dizer a ele: "Ou você desfaz o que você fez, ou você vai ser executado." Depois que ele o desfizer, ele ainda deve ser executado pelas autoridades, porque o sahir deve ser morto sem ser exigido que se arrependa, de acordo com a visão correta. Isto é o que foi feito por 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele), e foi narrado que o Mensageiro (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse: "O castigo do sahir é golpeá-lo com a espada (ou seja, executá-lo). "Quando Hafsah Umm al-Muminin (que Allah esteja satisfeito com ela) descobriu que uma escrava dela estava lidando com sihr, ela a matou.

3 - Recitar o Alcorão, pois tem um grande efeito na remoção (dos efeitos de) sihr. Ayat al-Kursi, as Ayats (versos) de sihr de Surat al-A'raf, Surat Yunus e Surat Ta-Ha, Surat al-Kafirun, Surat al-Ikhlas e al-Mu’awwadhatayn devem ser recitados sobre a pessoa que foi afetada por sihr, ou dentro de um recipiente. Du’aas devem ser feitas para a cura e uma boa saúde; em particular, a du'a que foi narrada do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele):

“Allahumma Rabb al-Nas, adhhib al-bas washfi, anta al-Shafiy, la shifa a illa shifa uka, shifa an la yughadiru saqaman (Ó Allah, Senhor da humanidade, remova o mal e conceda a cura, porque Tu és o Curador. Não há cura, exceto Sua cura, a qual não deixa qualquer doença)."

Pode-se também recitar as palavras usadas por Jibril (que a paz esteja com ele), quando ele tratou o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele) com ruqyah:

“Bismillah urqik, min kulli shay in yu dhik, wa min sharri kulli nafsin aw ‘aynin hasidin Allah yashfik, bismillah urqik (Em nome de Allah eu faço ruqyah para você, contra tudo o que está prejudicando você, do mal de cada alma ou o olho invejoso, que Allah o cure, em nome de Allah eu faço ruqyah para você)."

Isso deve ser repetido três vezes, assim como a recitação de “Qul Huwa Allah Ahad” e al-Mu’awwadhatayn.

Ele também pode recitar o acima exposto na água, um pouco da qual deve ser bebida pela pessoa que foi afetada por sihr, e ele deve se lavar com o resto, uma ou mais vezes, conforme necessário. Isto irá remover o sihr por beneplácito de Allah. Isto foi mencionado pelos estudiosos (que Allah tenha misericórdia deles), e por Shaykh 'Abd al-Rahman ibn Hasan (que Allah tenha misericórdia dele) em Fath al-Majeed Sharh Kitab al-Tawhid, no (capítulo intitulado) Bab Ma ja a fil-Nusra, e por outros.

4 - Ele pode tomar sete folhas de lótus verdes, triturá-las, e colocá-las em água, e recitar nelas os ayahs e suratas (versículos e capítulos) mencionados acima, e as du'aas. Então, ele pode beber um pouco e se lavar com o resto. Isso também é útil para o tratamento de um homem que está sendo impedido de ter relações sexuais com a sua esposa. Sete folhas de lótus verdes devem ser colocadas em água, os versos acima mencionados devem ser recitados para ele, então ele deve beber disto e lavar-se com isto. Isso é benéfico, por beneplácito de Deus.

Os versos que devem ser recitados na água e nas folhas de lótus para aqueles que foram afetados por sihr e aquele que está sendo impedido de ter relações sexuais com sua esposa por causa de sihr são os seguintes:

1-Surat al-Fatiha

2- Ayat al-Kursi da Surata al-Baqarah, que é a seguinte (interpretação do significado):

“Allah! La ilaha illa Huwa (ALLAH, não existe deus senão Ele), Al-Hayyul-Qayyum (O Vivente, Aquele que subsiste por Si mesmo), não o tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos Céus e na Terra, Quem poderá interceder junto a Ele, sem o Seu consentimento? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem da Sua ciência, senão o que Ele permite. o Seu Trono abrange os Céus e a Terra, cuja preservação não O abate, porque é O Ingente, O Altíssimo. [2:255]

3- Os versos da Surat al-AL'araf, que são os seguintes (interpretação do significado):

“Faraó disse: Se estás chegando com um sinal, faze-o vir, se és dos verídicos.

Então, Moisés lançou sua vara, e ei-la evidente serpente.

E tirou sua mão; e ei-la alva para os olhadores.

Os dignitários do povo de Faraó disseram: “Por certo, este é um mágico sapiente,

“Que deseja sair-vos sair de vossa terra.” Disse Faraó: “Então, que ordenais?”

Disseram: Pretere-o e a seu irmão, e envia congregantes às cidades;

“Far-te-ão vir todo mágico sapiente.”

E os mágicos chegaram a Faraó. Disseram: “Por certo teremos um prêmio, se formos nós os vencedores?”

Faraó disse: “Sim, e, por certo, estareis entre os achegados.”

Disseram: “Ó Moisés, ou lançará tua vara ou seremos nós os lançadores?”

Moisés disse: “Lançai”. Então, quando lançaram, enfeitiçaram os olhos dos homens e assombraram-nos. E chegaram com magnífica magia.

E Nós inspiramos a Moisés: “Lança tua vara.” Então, ei-la que engoliu o que falsificaram.

Então, a verdade confirmou-se e o que faziam derrogou-se.

E foram, aí, vencidos e tornaram-se humilhados.

E os mágicos caíram, prosternando-se.

Disseram: “Cremos no Senhor dos Mundos,

“O Senhor de Moisés e Aarão!” [7:106-122] 

4- Os versos da Sura Yunus, que são os seguintes (interpretação do significado):

“E o Faraó disse: “Fazei-me vir todo mágico sapiente.”

Então quando chegaram os mágicos, Moisés disse-lhes: “Lançai o que tendes para lançar.”

Então, quando o lançaram, Moisés disse: “O que trouxestes é a magia. Por certo, Allah a derrogará. Por certo, Allah não emenda as obras dos corruptores.

“E Allah estabelece, com Suas palavras, a verdade, ainda que o odeiem os criminosos.” [10:79-82]

5- Os versos da Surat Ta-Ha, que são os seguintes (interpretação do significado):

“Disseram: “Ó Moisés! Lançarás tua vara, ou seremos os primeiros que lançaremos as nossas?”

Disse: “Mas, lançai vós.” Então, eis suas cordas e suas varas que, por magia, lhe pareciam colear.

E, em seu âmago, Moisés teve medo.

Dissemos: “Não temas! Por certo, tu, tu és o superior;

“E lança o que há em tua destra; ela engolirá o que engenharam. O que engenharam é apenas, insídia de mágico. E o mágico não é bem-aventurado, aonde quer que chegue.” [20:65-69]

6- Surat al-Kafirun

7- Surat al-Ikhlas e al-Mu'awwadhatayn (ex, Surat al-Falaq e Surat al-Nas) - para ser recitada três vezes.

8- Recitar algumas das du'as prescritas na Shari'ah, tais como:

“Allaahumma Rabb al-Nas, adhhib al-ba s wa’shfi, anta al-Shafiy, la shifa a illa shifa uka, shifa an la yughadiru saqaman (Ó Allah, Senhor da humanidade, remova o mal e conceda a cura, porque Tu és o Curador. Não há cura, exceto Sua cura, a qual não deixa qualquer doença)."

Se os versos acima, etc. são recitados diretamente sobre a pessoa que foi afetada por sihr, então o recitador sopra na cabeça e no peito, isto também está entre os meios de cura, com a permissão de Allah, como indicado acima.

 

Majmu’ Fataawa wa Maqaalaat Mutanawwi’ah li Samaahat al-Shaykh ibn Baaz, vol. 8, pág. 144
أحكام العين والسحر والحسد