Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Tenho uma pergunta: por favor, explique-nos os tipos e formas de acerto de contas na sepultura e no Dia da Ressurreição. Às vezes, lemos em ahaadith que quem for examinado minuciosamente no Acerto de Contas será punido, e que o crente não verá nada além da apresentação de ações. No Alcorão Sagrado, lemos que cada ação que uma pessoa praticou, ela a verá, mesmo que seja o peso de um átomo de bem ou de mal, ou seja, até mesmo um copo de água será contado como uma bênção e ela será responsabilizada por isso, independente de ser crente ou descrente – Allah não permita. Esperamos que você possa explicar isso.
O acerto de contas no Dia da Ressurreição será de dois tipos: 1- a apresentação de ações que serão apenas para o crente; 2- o acerto de contas no qual eles serão examinados minuciosamente. Este é o acerto de contas de Allah para com os incrédulos e quem Ele quiser dentre os pecadores que afirmaram Sua Unicidade.
Todos os louvores são para Allah.
A punição e a bênção da sepultura são comprovadas de acordo com os textos e o consenso acadêmico. O princípio básico é que a punição ou bênção da sepultura afetará a alma, e a alma pode estar conectada ao corpo para que sinta um pouco desta punição ou bênção.
No que diz respeito ao acerto de contas, não há acerto de contas na sepultura; em vez disso, haverá punição para algumas das ações que a pessoa cometeu, ou bênção na sepultura para alguém que está entre as pessoas do bem.
Quanto ao acerto de contas, acontecerá no Dia da Ressurreição.
O princípio básico é que todas as pessoas serão responsabilizadas no Dia da Ressurreição, exceto um tipo de pessoa a quem Allah concederá Sua graça , então Ele as admitirá no Paraíso sem qualquer acerto de contas ou punição prévia.
At-Tirmidhi (3357) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Quando este versículo foi revelado (interpretação do significado): “Depois, sereis, em verdade, nesse dia, interrogados das delícias da vida” [At-Takathur 102:8], o povo perguntou: Ó Mensageiro de Allah, sobre quais delícias seremos interrogados? Pois tudo o que temos são os dois pretos (tâmaras e água), o inimigo está sempre próximo e as nossas espadas estão sempre prontas. Ele respondeu: “Mas, isto é sobre o que virá”. (Classificado como autêntico por Al-Albaani em Sahih At-Tirmidhi)
Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse, comentando este versículo:
“Isto é: então você certamente será questionado naquele Dia sobre a gratidão pelas bênçãos que Allah concedeu a você quanto à boa saúde, segurança, provisão e assim por diante, e como você respondeu às Suas bênçãos dando graças a Ele e adorando-O.” (Tafsir Ibn Kathir, 8/474)
At-Tirmidhi (2417) narrou – e classificou-o como autêntico – que Abu Barzah Al-Aslami (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os pés de uma pessoa não seguirão em frente, no Dia da Ressurreição, até que seja questionado sobre a sua vida e como a gastou, sobre o seu conhecimento e o que fez com ele, sobre a sua riqueza, onde a adquiriu e como a gastou, e sobre seu corpo e para que ele o usou.” (Classificado como sahih por Al-Albaani em Sahih At-Tirmidhi)
Ibn Al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Qatadah disse: Allah questionará cada pessoa sobre o que Ele concedeu a ela de Suas bênçãos e se ela cumpriu Seus direitos sobre si.
As bênçãos que serão questionadas são de dois tipos: aquelas que a pessoa adquiriu por meios permitidos e dispôs de maneira lícita – ela será questionada se deu graças por elas; e aquilo que adquiriu por meios proibidos e se desfez de forma ilícita – a pessoa será questionada sobre como os adquiriu e como se desfez deles.” (Ighathat Al-Lahfan, 1/84)
Ele (que Allah tenha misericórdia dele) também disse:
“Todos serão questionados sobre as bênçãos que desfrutou neste mundo: ele as adquiriu de maneira permitida e lícita ou não? Se ele for salvo deste questionamento, outra pergunta será feita: ele deu graças a Allah, Exaltado seja, por isso, então usou aquilo para se ajudar ou obedecê-Lo ou não? Assim, a primeira pergunta será sobre a forma que foi adquirido e a segunda pergunta será sobre a forma como ele se desfez daquilo.” (‘Uddat As-Sabirin, pág. 157)
O acerto de contas no Dia da Ressurreição será de dois tipos:
E quando seus pecados lhe forem apresentados, ele os admitirá, então Allah os esconderá para ele e o perdoará por estes.
Isto não será um exame minucioso e ele não será interrogado. Então, ele pegará seu livro (registro de ações) com a mão direita e se voltará feliz para sua família no Paraíso, porque foi salvo do castigo e obteve a recompensa.
Al-Bukhari (6536) e Muslim (2876) narraram de ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem for examinado minuciosamente no Acerto de Contas será punido.” Eu perguntei: Allah, Exaltado seja, não disse (interpretação do significado): “Fá-lo-á dar conta, facilmente” [Al-Inshiqaq 84:8]? Ele respondeu: “Essa é a apresentação das ações”.
Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) narrou: Al-Qurtubi disse: O que significa “Essa é a apresentação das ações” é que o acerto de contas mencionado no versículo se refere apenas à apresentação das ações do crente para que este reconheça o favor de Allah para consigo, escondendo-os neste mundo e perdoando-o por eles na outra vida.
Ahmad (24988) narrou que ‘Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: Eu perguntei ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre o acerto de contas fácil. Eu perguntei: Ó Mensageiro de Allah, qual é o cálculo fácil? Ele respondeu: “Os pecados de um homem serão mostrados a ele, então ele será perdoado por estes; quem é examinado minuciosamente no acerto de contas está condenado.” (Classificado como autêntico por Al-Albani em Dhilal Al-Jannah, 2/128)
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O crente será levado a prestar contas, mas não será um acerto de contas no sentido de um exame minucioso, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘Quem for examinado minuciosamente no acerto de contas está condenado – ou será punido.’ Em vez disso, seu acerto de contas será a apresentação das ações.” (Al-Liqa’ Ash-Shahri, 1/378)
Al-Bukhari (2441) e Muslim (2768) narraram que Ibn 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Allah aproximará o crente e o selecionará, dizendo: ‘Tu admites tal e tal pecado, tu admites tal e tal pecado?’ e ele dirá: Sim, ó Senhor. Então, quando ele admitir seus pecados e pensar que está condenado, [Allah] dirá: ‘Eu os escondi para ti no mundo e Eu te perdoo por eles neste Dia.’ Então, ele receberá o livro de suas boas ações. Mas, quanto ao incrédulo e ao hipócrita, ‘as testemunhas dirão: “’Estes são os que mentiram acerca de seu Senhor.’ Ora, que a maldição de Allah seja sobre os injustos – Dhalimun.” [Hud 11:18 – interpretação do significado].”
Muslim (2968) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:
“Eles disseram: Ó Mensageiro de Allah, veremos nosso Senhor no Dia da Ressurreição? Ele respondeu: “Vós tendes alguma dificuldade em ver o sol ao meio-dia quando não há nuvens?” Eles responderam: Não. Ele disse: “Vós tendes alguma dificuldade em ver a lua na noite em que está cheia, quando não há nuvens?” Eles responderam: Não. Ele disse: “Por Aquele em Cujas Mãos está minha alma, vós não tereis nenhuma dificuldade maior em ver o vosso Senhor do que em ver qualquer um destes. Allah encontrará Seu servo e dirá: Ó Fulano de Tal, Eu não te honrei, não te tornei um chefe, não te dei uma esposa e subjuguei cavalos e camelos a ti, e te dei a oportunidade de ser um líder? Ele dirá: Sim. Allah dirá: Tu achaste que iria me encontrar? Ele dirá: Não. Allah dirá: Então, Eu te esquecerei como tu me esqueceste. Assim, Ele se encontrará com uma segunda pessoa e dirá: Ó Fulano de Tal, Eu não te honrei, não te tornei chefe, não te dei uma esposa e subjuguei cavalos e camelos a ti, e te dei a oportunidade de ser um líder? Ele dirá: Sim, Senhor. Allah dirá: Tu pensaste que iria me encontrar? Ele dirá: Não. Allah dirá: Então, Eu te esquecerei como tu me esqueceste. Assim, Ele encontrará uma terceira pessoa e dirá algo semelhante a ela, que responderá: Ó Senhor, eu acreditei em Ti e em Teu Livro e em Teus Mensageiros, e orei e jejuei e dei em caridade, e ele mencionará tantas coisas boas quanto puder. Allah dirá: Para aqui.
Então lhe será dito: Agora enviaremos as nossas testemunhas contra ti, e ele pensará consigo mesmo: Quem poderá testemunhar contra mim? Então, será colocado um selo sobre a sua boca e será dito à sua coxa, à sua carne e aos seus ossos: Fala! A sua coxa, a sua carne e os seus ossos falarão dos seus feitos, para estabelecerem provas por si mesmo. Esse é o hipócrita, esse é aquele com quem Allah ficará irado.”
Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Os estudiosos (que Allah tenha misericórdia deles) divergiram em relação às palavras ‘Depois, sereis, em verdade, nesse dia, interrogados das delícias da vida’ [At-Takathur 102:8 – interpretação do significado]: isso se refere ao incrédulo ou a ambos: crente e incrédulo? A visão correta é que se refere tanto ao crente quanto ao incrédulo. Cada um deles será questionado sobre as delícias e bênçãos a que se entregaram, mas o incrédulo será questionado como forma de repreensão, enquanto o crente será questionado como forma de lembrete. O questionamento do crente será para lembrá-lo das bênçãos que Allah, Glorificado e Exaltado seja, lhe concedeu, para que ele se regozije e perceba que Aquele que o abençoou neste mundo o honrará com Sua bênção na outra vida. Quanto ao incrédulo, será um questionamento a título de repreensão.” (Liqa’ Al-Bab Al-Maftuh, 98/9)
E Allah sabe mais.