Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

É Sunnah abreviar orações voluntárias?

24-02-2025

Pergunta 187769

Quero perguntar sobre orações Nafl (voluntárias): é permitido ou obrigatório fazê-las breves como as duas Rakaat do Fajr?

Resumo da Resposta:

É Sunnah abreviar essas orações Nafl:
1. Duas Rakaat antes da oração do Fajr
2. Tahiyyat Al-masjid
3. Começar orações noturnas voluntárias com duas Rakaat breves
4. Duas Rakaat após o Tawaf. É Sunnah fazer as seguintes orações mais longas:
1. A oração do eclipse
2. Qiyam Al-lail. Com relação às orações Sunnah além dessas, a pessoa deve fazer o que a ajuda a ficar mais focada.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

As orações Nafl (voluntárias) podem ser divididas em três categorias, com relação à prescrição de torná-las breves ou não:

  1. A primeira categoria são as orações Nafl nas quais é Sunnah torná-las breves. Elas incluem:

Al-Bukhari (1165) narrou que ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava abreviar as duas Rakaat antes da oração do Fajr, a ponto de eu dizer: Ele recitou a Mãe do Livro (Umm Al-Kitab – ou seja, Al-Fatihah)?

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A Sunnah com relação à oração Sunnah do Fajr é abreviá-la e recitar na primeira Rak’ah “Qul ya ayyuha Al-kafirun (Dize [Ó Muhammad]: Ó Al-Kafirun (incrédulos)” [Surat Al-Kafirun 109] e na segunda Rak’ah “Qul Huwa Allahu Ahad (Dize [Ó Muhammad]: Ele é Allah, o Único)” [Surat Al-Ikhlas 112], ou recitar na primeira Rak’ah “Dize (Ó muçulmanos), ‘Nós cremos em Allah e no que nos foi enviado…” [Al-Baqarah 2:136] e na segunda Rak’ah “Dize [Ó Muhammad]: “Ó povo do Livro (judeus e cristãos): Vinde a uma palavra que seja justa entre nós e vós…” [Al ‘Imran 3:64]

A reverência também deve ser breve; portanto, deve ser limitada à contagem mínima recomendada, o que significa dizer três vezes “Subhana Rabbiy Al-’Adhim (Glória ao meu Senhor, o Todo-Poderoso)”. A prostração deve ser igualmente breve, e o Tashahhud também não deve ser longo. Esta é a Sunnah do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).” (Liqa’ Al-Bab Al-Maftuh)

Muslim (875) narrou que Jabir ibn ‘Abdullah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Sulaik Al-Ghatafani veio em uma sexta-feira quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava fazendo a Khutbah (sermão), e sentou-se. Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a ele: “Ó Sulaik, levanta-te e reza duas Rakaat, e abrevia-nas.” Então, ele completou: “Se um de vós vier em uma sexta-feira e o Imam estiver fazendo o Khutbah, que reze duas Rakaat e as faça breves.”

Abu Dawud (1323) narrou que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se um de vós se levantar para rezar à noite, que reze duas breves Rakaat.” E isso foi comprovado em suas ações (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), como foi narrado em Muslim, no Hadith de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele).

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Deve-se notar que o prescrito, no caso dessas duas Rakaat, é abreviá-las e recitar sobre elas “Qul ya ayyuha Al-kafirun” [Al-Kafirun 109] e “Qul Huwa Allahu Ahad” [Al-Ikhlas 112]. E não há Du’aa’ a ser recitada antes ou depois delas.” (Majmu’ Fatawa Ibn ‘Uthaimin, 24/463-464)

  1. A segunda categoria são as orações Nafl nas quais é Sunnah torná-las longas, como a oração do eclipse e Qiyam Al-lail.

Está comprovado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez uma recitação longa na oração do eclipse. Al-Bukhari (5197) e Muslim (907) narraram que ‘Abdullah ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com eles) disse: O sol foi eclipsado na época do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), o Mensageiro de Allah rezou, assim como as pessoas que estavam com ele. Ele ficou de pé por um longo tempo, quase o tempo que leva para recitar a Surat Al-Baqarah.

Shaikh Al-Mubarakfuri (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “O Hadith indica que é prescrito ficar de pé por um longo período recitando uma longa surata na oração do eclipse , e isso é recomendado de acordo com todos os estudiosos.” (Mir’at Al-Mafatih Sharh Mishkat Al-Masabih, 5/136)

Com relação à descrição da oração do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) à noite, ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) a descreveu em duas palavras: longa e bela. Ela (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não rezou, no Ramadan ou em qualquer outro momento, mais do que onze Rakaat. Ele rezava quatro, e não pergunte quão belas e longas elas eram. Então, ele rezava quatro, e não pergunte quão belas e longas elas eram. Em seguida, ele rezava três. (Narrado por Muslim, 738)

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Neste Hadith – junto com os Ahaadith que são mencionados depois – vemos, a respeito de fazer a recitação e ficar de pé por muito tempo, evidências que apoiam a visão de Ash-Shafi’i e outros que disseram que permanecer na posição de pé por muito tempo é melhor do que fazer muitas reverências e prostrações.” (Sharh Sahih Muslim)

  1. A terceira categoria engloba as orações Nafl sobre as quais não há relato do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que confirme se ele as ofereceu abreviadas ou longas.

Com relação a esse tipo de oração Nafl, há uma divergência de opinião entre os estudiosos: é melhor fazer a posição de pé por muito tempo ou é melhor fazer muitas reverências e prostrações?

Os Hanbalis (que Allah tenha misericórdia deles) são da opinião de que fazer muitas prostrações e reverências é melhor do que permanecer na posição de pé por muito tempo.

Al-Buhuti (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Com relação àquilo em que é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez brevemente, como: as duas Rakaat antes do Fajr, as duas Rakaat no início do Qiyam Al-lail, ou Tahiyyat Al-Masjid se alguém entra quando o Imam está fazendo a Khutbah na sexta-feira; ou, por outro lado, é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) os alongou, como: a oração do eclipse – dessa forma, é preferível segui-lo, porque Allah, Exaltado seja, diz: “Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma (exemplo a seguir)...” [Al-Ahzab 33:21]. Além dos casos em que foi narrado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – os que ele fez as orações breves ou longas – fazer muitas reverências e prostrações é melhor do que estender a posição em pé por muito tempo, porque o Profeta disse: “O mais próximo que uma pessoa está de seu Senhor é quando ela está se prostrando”. E, também, foi narrado que Thawban (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Tu deves prostrar muito, pois tu nunca te prostrarás a Allah uma vez, sem que Ele te eleve um grau em status e apague um pecado de ti por isso”... E porque a prostração em si é melhor e de mais significado, com base no fato de que é obrigatória tanto nas orações obrigatórias quanto nas voluntárias, além de que não é permitido prostrar-se sob nenhuma circunstância a ninguém além de Allah, Exaltado seja. Em contraste, ficar de pé é dispensado em orações voluntárias, e é permitido em situações que não sejam orações, como ficar de pé por respeito aos pais, professores e ao líder do povo. E fazer mais do que é de maior significado e melhor é mais apropriado.” (Kashshaf Al-Qina’, 1/441)

Os Shafi’is (que Allah tenha misericórdia deles) são da opinião de que ficar de pé por muito tempo é melhor do que fazer muitas prostrações e reverências.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Ficar de pé por muito tempo, em nossa opinião, é melhor do que fazer a prostração, reverência e assim por diante por muito tempo, e é melhor do que fazer muitas Rakaat.” (Al-Majmu’, 3/537)

Alguns estudiosos são da opinião de que deve haver uma diferenciação entre orações oferecidas à noite e orações oferecidas durante o dia.

Ash-Shawkani (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Ishaq ibn Rahawaih disse: Com relação às (orações) durante o dia, fazer muitas reverências e prostrações é melhor; com relação às (orações) durante a noite, permanecer de pé por um longo período é melhor, a menos que um homem tenha um Juz’ que ele recite à noite, caso em que é melhor fazer muitas reverências e prostrações, porque ele pode recitar seu juz’ e também ganhar recompensas ao se curvar e prostrar.

Ibn ‘Adiyy (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Ishaq só disse isso porque eles descreveram as orações do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) à noite como envolvendo uma posição de pé por um longo período, e suas orações durante o dia não foram descritas como sendo longas da maneira que suas orações noturnas foram descritas.” (Nail Al-Awtar, 3/91)

Em conclusão, com relação àquilo a respeito do qual é narrado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) como tendo abreviado em palavras ou ações, a Sunnah é fazê-lo breve. Com relação às orações Nafl sobre as quais é narrado que ele alongou, a Sunnah é fazê-lo longo. Com relação às orações Nafl além dessas, os estudiosos divergiram quanto ser melhor fazer a posição longa ou fazer muitas reverências e prostrações.

Em tais casos, pode-se dizer: Faça o que é melhor para você. Se a posição de pé longa é melhor e o torna mais focado, então você deve fazer isso. Se fazer muitas prostrações é melhor, então você deve fazer isso. Foi narrado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando um de vós rezar sozinho, que reze como quiser.” (Narrado por Muslim, 467)

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse comentando sobre a frase, “Veja o que é melhor para você e o torna mais focado, e faça isso”:

“A pessoa que é sábia e guiada saberá como deve realizar atos de adoração que não são obrigatórios; ela pode comparar e pesar quais interesses podem ser atendidos de diferentes maneiras, e fazer o que é mais apropriado para ela.” (Ash-Sharh Al-Mumti’, 5/79-80)

E Allah sabe mais.

Orações Voluntárias
Veja o site Islam Perguntas e Respostas