Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Regras sobre chegar atrasado na oração congregacional

23-10-2024

Pergunta 246225

Quero saber em detalhes as regras para quem se atrasa para a oração congregacional.

Resumo da Resposta:

Recomenda-se que quem está atrasado para a oração congregacional compareça à mesquita com calma e dignidade. Aquele que se atrasou para a oração não é considerado como tendo concluído a oração em congregação, a menos que tenha alcançado pelo menos uma Rak’ah daquela oração.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Quem é considerado em atraso para a oração?

Foi dito em Al-Mawsu’ah Al-Fiqhiyyah (3353):

“Aquele que está atrasado para a oração congregacional é quem chega quando o Imam já fez todas ou alguma das Rak’aat da oração.”

Regras relacionadas a ingressar tarde na oração congregacional

Algumas das regras relacionadas a quem está atrasado para a oração congregacional:

A evidência para essas duas regras são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando tu ouvires o Iqamah, caminha até a oração e estejas calmo e digno. Não te apresses, e tudo o que tu alcançares, reza, e tudo o que perderes, completa.” (Narrado por Al-Bukhari, 600)

Alguns dos estudiosos abriram uma exceção para aquele que teme perder completamente a oração congregacional; ele pode se apressar um pouco, para chegar a tempo na oração.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“É obrigatório dizer o Takbirat Al-Ihram em pé. Isto também se aplica a quem está atrasado para a oração e alcança o Imam quando ele já está se curvando. Seu Takbirat Al-Ihram deve ser pronunciado corretamente enquanto ele estiver de pé; se ele pronunciar qualquer letra enquanto não estiver de pé, ele ainda não iniciou sua oração, e não há divergência de opinião acadêmica a respeito disso.” (Al-Majmu’, 3/296)

Foi perguntado ao Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele):

Se um adorador se juntar à oração quando o Imam estiver se curvando, ele deve dizer o Takbir de abertura e o Takbir para se curvar, ou deve dizer apenas um Takbir e depois se curvar?

Resposta:

“É preferível e mais prudente para ele dizer dois Takbirs: um para o Takbirat Al-Ihram, que é uma parte essencial da oração e deve ser dito quando ele está de pé, e o segundo é o Takbir da reverência, que ele deve dizer enquanto está se abaixando para o Ruku’. Se ele tem medo de perder a Rak’ah, então Takbirat Al-Ihram é suficiente de acordo com a mais correta das duas opiniões acadêmicas, porque são dois atos de adoração a serem feitos ao mesmo tempo, fazendo o que é mais importante será suficiente para aquilo que é menos importante, e esta Rak’ah será válida, de acordo com a maioria dos estudiosos.” (Majmu’ Fatawa Ibn Baaz, 11/245)

Foi dito em Ash-Sharh Al-Mumti’ (3/383) de Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele):

“Pergunta: Alguém chega quando o Imam está se curvando, e diz o Takbirat Al-Ihram, então se curva, porém, não tem certeza se alcançou o Imam no Ruku’ ou se o Imam se levantou antes.

De acordo com a visão do autor, esta Rak’ah não deve ser considerada válida, porque esta pessoa não tem certeza se a alcançou (a Rak’ah) ou não. Então, a pessoa deve proceder com base no que é certo, ou seja, que ela não a alcançou, portanto esta Rak’ah não conta.

De acordo com a segunda visão – que é a de que ele deve proceder com base no que ele acha mais provável – dizemos: Você acha mais provável que tenha alcançado o Imam quando ele estava se curvando, ou não? Se ele disser: Sim, acho mais provável que o alcancei quando ele estava se curvando, então respondemos: Esta Rak’ah é válida, no seu caso. Mas se ele disser: Acho que é mais provável que não o alcancei, então dizemos: Não conte esta Rak’ah e complete sua oração (com base nisso).

Se ele disser: não tenho certeza, mas não creio que seja provável que o tenha alcançado, então dizemos: prossiga com base no que é certo; não conte esta Rak’ah e complete sua oração.”

Foi perguntado ao Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele):

Se o Imam rezar cinco Rak’aat e alguém se juntar à oração no final da segunda Rak’ah, ele deve dizer o Salam com o Imam ou adicionar uma Rak’ah (depois que o Imam terminar)?

Ele (que Allah tenha misericórdia dele) respondeu:

“Os estudiosos divergiram em relação a esta questão. Alguns dos estudiosos disseram que quando o Imam que rezou cinco rak’aat disser o Salam, aquele que se atrasou para a oração deve fazer outra Rak’ah, para que tenha rezado cinco como seu Imam fez. A evidência disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Tudo o que tu alcançares, reza; e tudo o que perdeste, completa.” Eles (os estudiosos) disseram: Este homem perdeu uma Rak’ah (com o Imam), então ele deve repô-la.

Mas a visão mais correta é que não lhe é permitido fazer uma quinta Rak’ah; em vez disso, ele deveria dizer o Salam com o Imam, porque o Imam fez a quinta Rak’ah com uma desculpa válida (que é o esquecimento), mas este homem não tem desculpa depois de saber que já rezou quatro Rak’aat . Portanto, não lhe é permitido acrescentar algo à oração.

A resposta relativa às palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “e tudo o que tu perdeste, completa” é notar que a palavra “completa” indica o que ele perdeu, o que está faltando em sua oração, e se ele tiver rezado quatro Rak’aat com o Imam, sua oração não estaria em falta. Esta é a resposta para quem cita este Hadith. E Allah sabe mais.” (Majmu‘ Fatawa Ibn ‘Uthaimin, 20/14)

Foi dito em Fatawa Al-Lajnah Ad-Da’imah (vol. 2, 6/225):

“Aquele que se atrasou para a oração em congregação não a alcançou, a menos que tenha feito uma Rak’ah, de acordo com a visão correta, por causa do Hadith: ‘Quem alcança uma Rak’ah da oração alcançou a oração.’ (Narrado por Muslim). Alguém alcança a Rak’ah alcançando o Ruku’ (curvando-se).”

Foi dito em Fatawa Al-Lajnah Ad-Da’imah (vol. 2, 6/225):

“Se o muçulmano chegar após o Ruku’ final, é melhor para ele se juntar ao Imam no que ele tiver alcançado, por causa do significado geral das palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): ‘Quando tu vieres para a oração, vem de maneira tranquila, então o que quer que tenhas alcançado, reza, e tudo o que perdeste, completa.’ Isso inclui tanto o que vem antes do Ruku’ final quanto o que vem depois dele.”

E Allah sabe mais.

Regras da Oração A Oração em Congregação
Veja o site Islam Perguntas e Respostas