Sábado 23 Rabi' Ath-Thani 1446 - 26 Outubro 2024
Portuguese

Regras sobre chegar atrasado na oração congregacional

Pergunta

Quero saber em detalhes as regras para quem se atrasa para a oração congregacional.

Resumo da Resposta

Recomenda-se que quem está atrasado para a oração congregacional compareça à mesquita com calma e dignidade. Aquele que se atrasou para a oração não é considerado como tendo concluído a oração em congregação, a menos que tenha alcançado pelo menos uma Rak’ah daquela oração.

Todos os louvores são para Allah.

Quem é considerado em atraso para a oração?

Foi dito em Al-Mawsu’ah Al-Fiqhiyyah (3353):

“Aquele que está atrasado para a oração congregacional é quem chega quando o Imam já fez todas ou alguma das Rak’aat da oração.”

Regras relacionadas a ingressar tarde na oração congregacional

Algumas das regras relacionadas a quem está atrasado para a oração congregacional:

  • Recomenda-se que quem está atrasado para a oração congregacional compareça à mesquita com calma e dignidade. Ele deve compreender que onde quer que ele alcance na oração com o Imam é considerado como o início de sua oração. Então, se aquele que está atrasado para a oração alcança o Imam na segunda Rak’ah da oração do Maghrib – por exemplo – esta Rak’ah é considerada como a segunda Rak’ah para o Imam e a primeira Rak’ah para ele.

A evidência para essas duas regras são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quando tu ouvires o Iqamah, caminha até a oração e estejas calmo e digno. Não te apresses, e tudo o que tu alcançares, reza, e tudo o que perderes, completa.” (Narrado por Al-Bukhari, 600)

Alguns dos estudiosos abriram uma exceção para aquele que teme perder completamente a oração congregacional; ele pode se apressar um pouco, para chegar a tempo na oração.

  • Se aquele que está atrasado para a oração chega quando o Imam está se curvando, então ele deve dizer o Takbirat Al-Ihram (o Takbir de abertura, que supostamente inicia a oração) enquanto estiver de pé. Se ele disser isso enquanto se inclina para frente, sua oração não será válida.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“É obrigatório dizer o Takbirat Al-Ihram em pé. Isto também se aplica a quem está atrasado para a oração e alcança o Imam quando ele já está se curvando. Seu Takbirat Al-Ihram deve ser pronunciado corretamente enquanto ele estiver de pé; se ele pronunciar qualquer letra enquanto não estiver de pé, ele ainda não iniciou sua oração, e não há divergência de opinião acadêmica a respeito disso.” (Al-Majmu’, 3/296)

  • Se aquele que está atrasado para a oração chegar quando o Imam estiver se curvando, para garantir a segurança, ele deve dizer o Takbir duas vezes: a primeira para o Takbirat Al-Ihram e a segunda para o Takbir da reverência. Se ele disser apenas o Takbirat Al-Ihram, então se curvar sem dizer o Takbir para o ruku’, isso é aceitável de acordo com a opinião acadêmica correta.

Foi perguntado ao Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele):

Se um adorador se juntar à oração quando o Imam estiver se curvando, ele deve dizer o Takbir de abertura e o Takbir para se curvar, ou deve dizer apenas um Takbir e depois se curvar?

Resposta:

“É preferível e mais prudente para ele dizer dois Takbirs: um para o Takbirat Al-Ihram, que é uma parte essencial da oração e deve ser dito quando ele está de pé, e o segundo é o Takbir da reverência, que ele deve dizer enquanto está se abaixando para o Ruku’. Se ele tem medo de perder a Rak’ah, então Takbirat Al-Ihram é suficiente de acordo com a mais correta das duas opiniões acadêmicas, porque são dois atos de adoração a serem feitos ao mesmo tempo, fazendo o que é mais importante será suficiente para aquilo que é menos importante, e esta Rak’ah será válida, de acordo com a maioria dos estudiosos.” (Majmu’ Fatawa Ibn Baaz, 11/245)

  • Se o adorador se juntar à oração quando o Imam estiver se curvando, esta Rak’ah será considerada válida, mesmo que ele não diga o Tasbih (subhana Rabbi al Adhim) até que o Imam se levante.
  • Se aquele que está atrasado para a oração não sabe se alcançou o Ruku’ (reverência) com o Imam ou não, então neste caso ele deve agir com base no que acha mais provável ser o caso. Se ele acha que é mais provável que tenha alcançado o Imam quando ele estava se curvando, então ele completou a Rak’ah; se ele acha mais provável que não o alcançou quando estava se curvando, então não é considerado como tendo completado a Rak’ah.

Foi dito em Ash-Sharh Al-Mumti’ (3/383) de Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele):

“Pergunta: Alguém chega quando o Imam está se curvando, e diz o Takbirat Al-Ihram, então se curva, porém, não tem certeza se alcançou o Imam no Ruku’ ou se o Imam se levantou antes.

De acordo com a visão do autor, esta Rak’ah não deve ser considerada válida, porque esta pessoa não tem certeza se a alcançou (a Rak’ah) ou não. Então, a pessoa deve proceder com base no que é certo, ou seja, que ela não a alcançou, portanto esta Rak’ah não conta.

De acordo com a segunda visão – que é a de que ele deve proceder com base no que ele acha mais provável – dizemos: Você acha mais provável que tenha alcançado o Imam quando ele estava se curvando, ou não? Se ele disser: Sim, acho mais provável que o alcancei quando ele estava se curvando, então respondemos: Esta Rak’ah é válida, no seu caso. Mas se ele disser: Acho que é mais provável que não o alcancei, então dizemos: Não conte esta Rak’ah e complete sua oração (com base nisso).

Se ele disser: não tenho certeza, mas não creio que seja provável que o tenha alcançado, então dizemos: prossiga com base no que é certo; não conte esta Rak’ah e complete sua oração.”

  • É permitido que aquele que está atrasado para a oração reze sozinho atrás da (última) fileira, se não conseguir encontrar lugar na fileira à sua frente.
  • Se o Imam fizer uma Rak’ah extra por engano, aquele que se atrasou para a oração deve contar essa Rak’ah extra (como parte de sua própria oração)? Sobre esta questão há uma divergência de opinião entre os estudiosos.

Foi perguntado ao Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele):

Se o Imam rezar cinco Rak’aat e alguém se juntar à oração no final da segunda Rak’ah, ele deve dizer o Salam com o Imam ou adicionar uma Rak’ah (depois que o Imam terminar)?

Ele (que Allah tenha misericórdia dele) respondeu:

“Os estudiosos divergiram em relação a esta questão. Alguns dos estudiosos disseram que quando o Imam que rezou cinco rak’aat disser o Salam, aquele que se atrasou para a oração deve fazer outra Rak’ah, para que tenha rezado cinco como seu Imam fez. A evidência disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Tudo o que tu alcançares, reza; e tudo o que perdeste, completa.” Eles (os estudiosos) disseram: Este homem perdeu uma Rak’ah (com o Imam), então ele deve repô-la.

Mas a visão mais correta é que não lhe é permitido fazer uma quinta Rak’ah; em vez disso, ele deveria dizer o Salam com o Imam, porque o Imam fez a quinta Rak’ah com uma desculpa válida (que é o esquecimento), mas este homem não tem desculpa depois de saber que já rezou quatro Rak’aat . Portanto, não lhe é permitido acrescentar algo à oração.

A resposta relativa às palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “e tudo o que tu perdeste, completa” é notar que a palavra “completa” indica o que ele perdeu, o que está faltando em sua oração, e se ele tiver rezado quatro Rak’aat com o Imam, sua oração não estaria em falta. Esta é a resposta para quem cita este Hadith. E Allah sabe mais.” (Majmu‘ Fatawa Ibn ‘Uthaimin, 20/14)

  • Se o Imam fizer a prostração do esquecimento (Sujud As-Sahw) antes do Salam, então aquele que se atrasou para a oração deve prostrar-se com ele, quer ele estivesse ou não com o Imam quando este cometeu o erro. Mas, se o Imam faz a prostração do esquecimento após o Salam, então aquele que se atrasou para a oração não deve seguir o seu Imam nessa prostração, porque não é possível para ele segui-lo neste caso.
  • Aquele que se atrasou para a oração em congregação não é considerado como tendo concluído a oração, a menos que tenha alcançado pelo menos uma Rak’ah da oração. Só se pode alcançar a Rak’ah chegando a tempo do Ruku’.

Foi dito em Fatawa Al-Lajnah Ad-Da’imah (vol. 2, 6/225):

“Aquele que se atrasou para a oração em congregação não a alcançou, a menos que tenha feito uma Rak’ah, de acordo com a visão correta, por causa do Hadith: ‘Quem alcança uma Rak’ah da oração alcançou a oração.’ (Narrado por Muslim). Alguém alcança a Rak’ah alcançando o Ruku’ (curvando-se).”

  • Se aquele que está atrasado para a oração chegar depois do Ruku’ final, então ainda é melhor para ele se juntar ao Imam e não procurar outra congregação.

Foi dito em Fatawa Al-Lajnah Ad-Da’imah (vol. 2, 6/225):

“Se o muçulmano chegar após o Ruku’ final, é melhor para ele se juntar ao Imam no que ele tiver alcançado, por causa do significado geral das palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): ‘Quando tu vieres para a oração, vem de maneira tranquila, então o que quer que tenhas alcançado, reza, e tudo o que perdeste, completa.’ Isso inclui tanto o que vem antes do Ruku’ final quanto o que vem depois dele.”

  • Aquele que se atrasou para a oração não é considerado como tendo alcançado o Jumu’ah se ele perder o Ruku’ da segunda Rak’ah. Se ele chegar depois que o Imam se levantou após se curvar na segunda Rak’ah da oração de Jumu’ah, então ele perdeu o Jumu’ah. Dessa forma, ele deve se juntar ao Imam (para o restante da oração), então completá-la como Dhuhr [com quatro Rak’aat] depois que o Imam disser o salam.
  • Para estar no lado seguro, aquele que se atrasou para a oração não deve se levantar para compensar o que perdeu da oração até que o Imam termine de recitar o segundo Taslim.

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A