Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Uma mulher que está tendo sangramento vaginal não menstrual (istihadah) pode jejuar?

03-06-2017

Pergunta 66571

Uma mulher que está tendo istihadah pode jejuar?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Durante o período em que a mulher que está tendo istihadah e acredita que aquele sangue é sangue menstrual, então ela está menstruando e as decisões sobre a menstruação se aplicam a ela. Quando a menstruação termina, então ela fica taahira (pura) e deve fazer o ghusl, jejuar e rezar e seu marido pode ter relações sexuais com ela, mesmo se ela ainda estiver sangrando.

Foi narrado que ‘Aisha disse: Fatimah bint Abi Hubaish veio ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: "Ó Mensageiro de Allah, eu sou uma mulher que tem istihadah e eu não me torno pura. Eu deveria desistir de rezar? "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não. Isso é apenas uma veia, e não é menstruação. Quando tua menstruação vier, então pares de rezar e, quando terminar, laves o sangue de ti mesma e rezes." Narrado por al-Bukhari, 226; Muslim, 333.

Shaikh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse, explicando a frase "isso é apenas uma veia":

Isso indica que se o sangue que está fluindo é o sangue de uma veia – que inclui sangramento que resulta de uma cirurgia – portanto, isso não é considerado menstruação, então as coisas que se tornam haraam no caso da menstruação não são haraam neste caso, e uma mulher tem que rezar e jejuar se isso acontecer durante um dia de Ramadan. Fim da citação.

Majmu’ Fataawa Ibn ‘Uthaimin, 11/pergunta n° 226.

Foi narrado de 'Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) que uma das esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) observou i'tikaaf com ele, e ela estava tendo istihadah e podia ver o sangue. Às vezes ela colocava uma bacia debaixo dela para coletar o sangue. Narrado por al-Bukhari, 303.

Veja também as respostas às perguntas nº 7501 e 5595.

E Allah sabe melhor.

Menstruação e período Pós-Parto A Mulher no Ramadan
Veja o site Islam Perguntas e Respostas