Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual a duaa’ que deve ser dita no momento de um terremoto?
Todos os louvores são para Allah.
Os terremotos são um dos grandes sinais de Allah neste universo, com os quais Ele testa Seus servos como um lembrete ou para incutir temor a Ele, ou ainda, como punição. O homem deve lembrar, quando os sinais ocorrem, de sua fraqueza, incapacidade, status humilde diante de Allah e sua necessidade d’Ele, então deve se voltar para Allah, exaltado e glorificado seja, em súplicas, recordações e humildade, na esperança de que Allah alivie do povo esta grande angústia.
Allah diz (interpretação do significado):
“E, com efeito, antes de ti, enviamos Mensageiros a outras comunidades, e foram desmentidos; então, apanhamo-las, com a adversidade e o infortúnio, para se humildarem. Então, que, ao chegar-lhes Nosso suplício, se houvessem humildado! Mas seus corações se endureceram, e Shaitan aformoseou, para eles, o que faziam. E, quando esqueceram o que lhes fora lembrado, abrimos, sobre eles, as portas de todas as boas cousas, até que, quando jubilaram com o que se lhes concedera, apanhamo-los, inopinadamente, e ei-los mudos de desespero” [al-An'am 6:42-44]
Por isso, os fuqaha (que Allah tenha misericórdia deles) consideraram mustahabb oferecer muitas orações por perdão e súplicas, implorar a Allah e dar caridade quando ocorrem terremotos, e também quando ocorrem eclipses solares e lunares.
O grande erudito Zakariya al-Ansari (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“É mustahabb que todos implorem a Allah em súplicas e outras formas quando ocorrem terremotos e eventos semelhantes, como raios e ventos fortes, além de oferecer orações por conta própria em sua casa para que não se tornem negligentes, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, quando o vento soprou forte: “Ó Allah, peço-te o bem, o bem do que está contido nisto e o bem do que é enviado com isto, e busco refúgio em Ti de seu mal, do mal do que está nisto e do mal do que é enviado com isto.” Narrado por Muslim (Asna al-Matalib Sharh Rawd al-Talib (1/288). Veja também Tuhfat al-Muhtaj (3/ 65))
Mas, não há nenhuma evidência na Sunnah – até onde sabemos – que sugira que haja um dhikr ou duaa’ em particular que seja mustahabb recitar quando ocorre um terremoto. Em vez disso, deve-se oferecer duaa’ como for inspirada por Allah, pedindo misericórdia e ajuda de Allah, exaltado e glorificado seja, para que Ele possa desviar esta calamidade do povo.
Shaikh Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O que deve ser feito no momento de um terremoto ou outra calamidade, ou um eclipse, vento forte ou inundação é arrepender-se a Allah, glorificado seja, e suplicar a Ele e pedi-Lo pelo bem-estar, recordar-se muito d’Ele e pedi-Lo perdão, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, no momento de um eclipse: “Quando tu vires isso, então volta-te à lembrança de Allah, invoca-O e peça Seu perdão.” Muttafac alaihi.
Também é mustahabb mostrar compaixão pelos pobres e necessitados, e dar caridade a eles, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Demonstra misericórdia, tu receberás misericórdia”. (Narrado por Ahmad)
E ele disse: “Aqueles que mostram misericórdia receberão misericórdia do Misericordioso. Mostra misericórdia para com os que estão na terra e Aquele que está no céu terá misericórdia para contigo.” Narrado por al-Tirmidhi.
E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que não demonstra misericórdia não terá misericórdia.” Narrado por al-Bukhari.
Foi relatado por 'Umar ibn 'Abd al-'Aziz (que Allah tenha misericórdia dele) que ele costumava escrever para seus emires, quando os terremotos aconteciam, dizendo-lhes para fazer caridade.
Um dos meios de se manter sãos e salvos de todos os males consiste naqueles que têm autoridade se apressarem em conter os tolos e compeli-los a aderirem à verdade, implementar as leis de Allah entre eles, ordenar o que é bom e proibir o que é mau, como Allah diz (interpretação do significado):
“E os crentes e as crentes são aliados uns aos outros. Ordenam o conveniente e coíbem o reprovável e cumprem a oração e concedem az-zakah, e obedecem a Allah e a Seu Mensageiro. Desses, Allah terá misericórdia. Por certo, Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” [al-Tawbah 9:71]
“E, em verdade, Allah socorre a quem O socorre. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso. Esses são os que, se os empossamos na terra, cumprem a oração e concedem az-zakah, e ordenam o conveniente e coíbem o conveniente e coíbem o reprovável. E de Allah é o fim de todas as determinações.” [al-Hajj 22:40-41]
“Isso é o com que é exortado quem crê em Allah e no Derradeiro Dia. E quem teme a Allah, Ele lhe fará saída digna, e lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará. Por certo, Allah atinge o que quer de Sua ordem, Allah fez para cada cousa uma medida.” [al-Talaq 65:2-3]
E há muitos versículos com significados semelhantes.” (Majmu' Fatawa Ibn Baz (9/150-152)
E Allah sabe melhor.