Todos os louvores são para Allah.
Terremotos: Grandes Sinais de Allah
Os terremotos são um dos grandes sinais de Allah neste universo, com os quais Ele testa Seus servos como um lembrete ou para incutir temor a Ele, ou ainda, como punição. O homem deve lembrar, quando os sinais ocorrem, de sua fraqueza, incapacidade, status humilde diante de Allah e sua necessidade d’Ele, então deve se voltar para Allah, exaltado e glorificado seja, em súplicas, recordações e humildade, na esperança de que Allah alivie do povo esta grande angústia.
Allah diz (interpretação do significado):
“E, com efeito, antes de ti, enviamos Mensageiros a outras comunidades, e foram desmentidos; então, apanhamo-las, com a adversidade e o infortúnio, para se humildarem. Então, que, ao chegar-lhes Nosso suplício, se houvessem humildado! Mas seus corações se endureceram, e Shaitan aformoseou, para eles, o que faziam. E, quando esqueceram o que lhes fora lembrado, abrimos, sobre eles, as portas de todas as boas cousas, até que, quando jubilaram com o que se lhes concedera, apanhamo-los, inopinadamente, e ei-los mudos de desespero” [al-An'am 6:42-44]
Dhikr no momento do terremoto: É recomendado?
Por isso, os fuqaha (que Allah tenha misericórdia deles) consideraram mustahabb oferecer muitas orações por perdão e súplicas, implorar a Allah e dar caridade quando ocorrem terremotos, e também quando ocorrem eclipses solares e lunares.
O grande erudito Zakariya al-Ansari (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“É mustahabb que todos implorem a Allah em súplicas e outras formas quando ocorrem terremotos e eventos semelhantes, como raios e ventos fortes, além de oferecer orações por conta própria em sua casa para que não se tornem negligentes, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, quando o vento soprou forte: “Ó Allah, peço-te o bem, o bem do que está contido nisto e o bem do que é enviado com isto, e busco refúgio em Ti de seu mal, do mal do que está nisto e do mal do que é enviado com isto.” Narrado por Muslim (Asna al-Matalib Sharh Rawd al-Talib (1/288). Veja também Tuhfat al-Muhtaj (3/ 65))
Duaa’ no momento do terremoto
Mas, não há nenhuma evidência na Sunnah – até onde sabemos – que sugira que haja um dhikr ou duaa’ em particular que seja mustahabb recitar quando ocorre um terremoto. Em vez disso, deve-se oferecer duaa’ como for inspirada por Allah, pedindo misericórdia e ajuda de Allah, exaltado e glorificado seja, para que Ele possa desviar esta calamidade do povo.
Shaikh Ibn Baz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“O que deve ser feito no momento de um terremoto ou outra calamidade, ou um eclipse, vento forte ou inundação é arrepender-se a Allah, glorificado seja, e suplicar a Ele e pedi-Lo pelo bem-estar, recordar-se muito d’Ele e pedi-Lo perdão, como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, no momento de um eclipse: “Quando tu vires isso, então volta-te à lembrança de Allah, invoca-O e peça Seu perdão.” Muttafac alaihi.
Também é mustahabb mostrar compaixão pelos pobres e necessitados, e dar caridade a eles, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Demonstra misericórdia, tu receberás misericórdia”. (Narrado por Ahmad)
E ele disse: “Aqueles que mostram misericórdia receberão misericórdia do Misericordioso. Mostra misericórdia para com os que estão na terra e Aquele que está no céu terá misericórdia para contigo.” Narrado por al-Tirmidhi.
E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que não demonstra misericórdia não terá misericórdia.” Narrado por al-Bukhari.
Foi relatado por 'Umar ibn 'Abd al-'Aziz (que Allah tenha misericórdia dele) que ele costumava escrever para seus emires, quando os terremotos aconteciam, dizendo-lhes para fazer caridade.
Um dos meios de se manter sãos e salvos de todos os males consiste naqueles que têm autoridade se apressarem em conter os tolos e compeli-los a aderirem à verdade, implementar as leis de Allah entre eles, ordenar o que é bom e proibir o que é mau, como Allah diz (interpretação do significado):
“E os crentes e as crentes são aliados uns aos outros. Ordenam o conveniente e coíbem o reprovável e cumprem a oração e concedem az-zakah, e obedecem a Allah e a Seu Mensageiro. Desses, Allah terá misericórdia. Por certo, Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” [al-Tawbah 9:71]
“E, em verdade, Allah socorre a quem O socorre. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso. Esses são os que, se os empossamos na terra, cumprem a oração e concedem az-zakah, e ordenam o conveniente e coíbem o conveniente e coíbem o reprovável. E de Allah é o fim de todas as determinações.” [al-Hajj 22:40-41]
“Isso é o com que é exortado quem crê em Allah e no Derradeiro Dia. E quem teme a Allah, Ele lhe fará saída digna, e lhe dará sustento, por onde não suporá. E quem confia em Allah, Ele lhe bastará. Por certo, Allah atinge o que quer de Sua ordem, Allah fez para cada cousa uma medida.” [al-Talaq 65:2-3]
E há muitos versículos com significados semelhantes.” (Majmu' Fatawa Ibn Baz (9/150-152)
E Allah sabe melhor.