Todos os louvores são para Allah.
Quando é a hora da resposta na Sexta-feira?
Os estudiosos divergiram quanto à definição da hora da resposta na Sexta-feira , e há muitas visões. A mais forte dessas visões em termos de evidências é o período entre o Adhan do Jumu’ah e o fim da oração do Jumu’ah, e o período depois do ‘Asr até o pôr do sol. Há evidências na Sunnah para ambos os horários, e há estudiosos que apoiam cada um deles.
- A evidência para a primeira visão é o hadith de Abu Mussa Al-Ash’ari (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: Ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer – a respeito da hora na sexta-feira: “É o período entre o momento em que o Imam se senta [no minbar] até o fim da oração [Jumu’ah].” (Narrado por Muslim, 853)
Os estudiosos que sustentam essa visão são muitos. Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“As primeiras gerações divergiram quanto a qual das duas visões é mais provável que esteja correta. Al-Baihaqi narrou via Abu Al-Fadl Ahmad ibn Salamah An-Nisaburi que Muslim disse: O Hadith de Abu Mussa é o melhor e mais sólido hadith a respeito deste assunto. Esta também era a visão de Al-Baihaqi, Ibn Al-’Arabi e vários outros. Al-Qurtubi disse: Este é um texto claro sobre uma questão sobre a qual os estudiosos divergiram, então nenhuma atenção deve ser dada a mais nada. An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: É a única visão sensata, e é declarado definitivamente em Ar-Rawdah que é a visão correta. Também é considerado mais provável que esteja correto porque é atribuído diretamente ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), é claro, e é encontrado no (livro do Imam) Muslim.” (Fath Al-Bari 2/421)
- Com relação à evidência para a segunda visão, é o hadith de Jabir ibn ‘Abdullah (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A sexta-feira é composta por doze horas, nas quais não há muçulmano que peça algo a Allah, sem que Ele o conceda, então busca a última hora após o ‘Asr.” (Narrado por Abu Dawud, 1048 e An-Nassa’i, 1389; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Abu Dawud e por An-Nawawi em Al-Majmu’, 4/471)
Os estudiosos que sustentam essa visão também são muitos; os mais importantes entre eles são os dois Companheiros Abu Hurairah e ‘Abdullah ibn Salam (que Allah esteja satisfeito com eles).
Ibn Hajr (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
Outros são da opinião de que o relato de ‘Abdullah ibn Salam é mais provável estar correto. At-Tirmidhi narrou de Ahmad que disse: A maioria dos ahaadith apoia isso. Ibn ‘Abd Al-Barr disse: É a visão mais sólida sobre este assunto. Sa’id ibn Mansur narrou com uma cadeia autêntica de narradores que remonta a Abu Salamah ibn ‘Abd Ar-Rahman que alguns dos Companheiros se encontraram e discutiram a hora na sexta-feira, então eles se separaram e não discordaram sobre a visão de que é a última hora na sexta-feira. Muitos dos principais estudiosos também pensaram que isso era mais provável estar correto, como Ahmad e Ishaq e, entre os Malikis, At-Tartushi. Al-’Ala’i narrou que seu shaikh, Ibn Az-Zamalkani – o shaikh dos Shafi’is naquela época – favoreceu essa visão e a narrou com base em uma declaração de Ash-Shafa’i.” (Fath Al-Bari 2/421)
Há esperança de que cada um desses dois períodos seja um momento em que as súplicas são respondidas.
O Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “A maioria dos ahaadith sobre a hora [na sexta-feira], durante a qual há esperança de que as súplicas sejam respondidas, diz que é depois da oração ‘Asr, e deve ser buscada após o sol ultrapassar o meridiano. Isso foi narrado por ele através de At-Tirmidhi.” (Sunan At-Tirmidhi, 2/360)
Ibn Al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Na minha opinião, a hora da oração [Jumu’ah] também é uma hora em que há esperança de que as súplicas sejam respondidas. Ambos são momentos em que há esperança de resposta, embora a hora específica a esse respeito seja a última hora após o ‘Asr, porque é uma hora específica do dia e não pode ser antecipada ou adiada. Quanto à hora da oração, ela está conectada à oração, seja ela antecipada ou adiada, porque a reunião dos muçulmanos, sua oração e suas súplicas a Allah, Exaltado seja, todas têm um impacto em trazer uma resposta, então a hora de sua reunião é uma hora em que há esperança de que suas súplicas sejam respondidas.
Todos os ahaadith concordam com isso, e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) exortou sua Ummah a oferecer súplicas e implorar a Allah, Exaltado seja, nestes dois momentos.” (Zad Al-Ma’ad 1/394)
Shaikh ‘Abd Al-’Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Em alguns dos relatos narrados por Muslim (que Allah tenha misericórdia dele) foi dito: ‘quando o Imam se senta no minbar na sexta-feira, até a oração terminar.’ Assim é narrado no Sahih Muslim de Abu Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) em um hadith diretamente atribuído ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Alguns estudiosos criticaram este relato dizendo que estas são as palavras de Abu Burdah ibn Abu Mussa e não devem ser atribuídas ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). No entanto, a visão correta é que elas são comprovadamente as palavras do Profeta. Também é mencionado nos ahaadith narrados por Jabir ibn ‘Abdullah e ‘Abdullah ibn Salam (que Allah esteja satisfeito com ambos) que é entre a oração do ‘Asr e o pôr do sol. Foi dito em alguns ahaadith que é a última hora de sexta-feira. Todos esses relatos são sólidos e não há contradição entre eles. O que é mais provável, e o que dá a maior esperança de uma resposta, é que seja quando o Imam se senta no minbar até o final da oração, e depois da oração do ‘Asr até o pôr do sol. Esses são os momentos que têm mais probabilidade de ser a hora da resposta, e em relação aos outros horários na sexta-feira, há esperança de que todos eles possam ser um momento em que as súplicas sejam respondidas, mas os horários mais prováveis são os mencionados – quando o Imam se senta no minbar até o final da oração, e de depois da oração de ‘Asr até o pôr do sol. Esses são os horários mais prováveis de serem a hora da resposta e, em relação aos outros horários na sexta-feira, há esperança de que todos eles possam ser momentos em que as súplicas sejam respondidas, devido ao significado geral de alguns dos ahaadith que falam sobre isso. Então, o muçulmano deve oferecer muitas súplicas na sexta-feira, na esperança de que coincida com esta hora abençoada, mas ele deve prestar mais atenção aos três momentos mencionados acima, porque o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) declarou que aquela é a hora da resposta.” (Fatawa Ash-Shaikh Ibn Baaz 12/401, 402)
Shaikh Muhammad ibn Salih Al-’Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
O período na sexta-feira em que há a maior esperança de uma resposta à súplica é o momento da oração, por várias razões:
- Porque isso é mencionado no Sahih Muslim, no hadith de Abu Mussa Al-Ash’ari (que Allah esteja satisfeito com ele).
- Porque esta reunião dos muçulmanos para realizar um ato de adoração atrás de um líder, ou seja, um Imam, é a reunião onde uma resposta à súplica é mais provável. Portanto, no dia de ‘Arafah, quando os muçulmanos se reúnem na planície de ‘Arafah, Allah, Glorificado e Exaltado seja, desce ao céu mais baixo; Ele se gaba dos muçulmanos para os anjos e responde às suas súplicas. Então, você deve se empenhar para oferecer súplicas neste momento, que é o momento da oração do Jumu’ah. Mas, quando essa hora começa e quando termina? Começa quando o Imam entra na mesquita e dura até o fim da oração. Agora vamos ver quando devemos oferecer súplicas. O Imam entra na mesquita e saúda as pessoas com Salam, após isso vem o Adhan. Não há súplica durante o Adhan, porque a pessoa deve responder ao Mu'adhdhin [repetindo o que ele diz]. Depois do Adhan há súplica, e entre o Adhan e a khutbah há súplica. Você deve dizer após o Adhan: “Allahumma Rabba hadhihi’d-da’wat it-tammah wa’s-salat il-qa’imah, ati Muhammadan il-wasilata wa’l-fadilah, wab’athhu Allahumma maqaman mahmudan illadhi wa’adtah innaka la tukhlif ul-mi’ad (Ó Allah, Senhor deste chamado perfeito e da oração a ser oferecida, concede a Muhammad o privilégio [da intercessão] e também a eminência, e ressuscita-o, ó Allah, para a posição louvada que Tu prometeste, pois Tu não quebras Tua promessa).” Então, você pode oferecer qualquer súplica que desejar, desde que o Imam não tenha iniciado a Khutbah; você tem uma oportunidade, então invoque Allah e peça o que desejar. Da mesma forma, entre as duas Khutbahs, você pode oferecer qualquer súplica que desejar, pedindo a Allah o melhor deste mundo e do outro. E pode fazer o mesmo durante a oração, ao se prostrar, porque “O mais próximo que uma pessoa está de seu Senhor é quando ela está prostrada”, como foi autenticamente narrado pelo Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que o mais próximo que se pode estar do Senhor é quando se prostra.
Mas há outro momento para oferecer súplica durante a oração, que é depois do Tashahhud, como é mencionado no hadith de Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele), no qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) mencionou o Tashahhud, em seguida disse: “Então, que ele escolha qualquer súplica que desejar.” De acordo com os estudiosos de Usul [a ciência dos princípios do Fiqh], a frase “que desejar” tem um significado geral.
Agora temos um momento em que as súplicas são respondidas , que é o momento da oração do Jumu’ah, portanto, aproveite ao máximo esta oportunidade oferecendo súplicas durante a oração do Jumu’ah, na esperança de que coincida com a “hora da resposta”.
Há também outro momento, no mesmo dia, em que há esperança de que as súplicas sejam respondidas. É depois do ‘Asr até o pôr do sol, mas alguns estudiosos tinham algumas reservas sobre esta visão, observando que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “e ele se levanta (fica de pé) e reza”, mas depois do ‘Asr não há oração. Outros estudiosos responderam dizendo que aquele que está esperando pela oração é como alguém que está rezando, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “[Uma pessoa] está em um estado de oração enquanto estiver esperando pela oração.” (Durus wa Fatawa Al-Haram Al-Madani, 1416 AH).
Em relação às palavras do Profeta, “e ele se levanta (fica de pé) e reza” quando o período após ‘Asr não é um momento para oração, há dois significados possíveis para elas:
- Pode ser que o que se quer dizer seja sentar e esperar pela oração, o que, de acordo com os ensinamentos islâmicos, é considerado estar em um estado de oração.
Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu disse a ele – ou seja, a ‘Abdullah ibn Salam: Conte-me sobre isso. ‘Abdullah ibn Salam disse: é a última hora na sexta-feira. Eu disse: Como pode ser a última hora da sexta-feira quando o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum muçulmano deve rezar naquele momento”, pois não há oração naquele período. ‘Abdullah ibn Salam disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não disse: “Quem se senta esperando pela oração está em um estado de oração até que reze”? Eu disse: Sim. Ele falou: Então, essa é a resposta. (Narrado por At-Tirmidhi, 491, Abu Dawud, 1046, e An-Nassa’i, 1430; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih Abu Dawud)
- Ou pode ser que o que se quer dizer seja oferecer súplica, porque oração em árabe também pode se referir a Du’aa (súplica).
Badr Ad-Din Al-’Aini (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
“Isso indica que o que se entende por oração é súplica (du’aa), e o que se entende por ficar de pé é persistir, não ficar de pé de fato.” (‘Umdat Al-Qari Sharh Al-Bukhari 6/242)
Portanto, o que se entende por “e ele levanta (fica de pé) e reza” é quando ele está persistindo em oferecer súplica.
Como buscar a hora da resposta na sexta-feira
Então, para quem quer buscar o momento em que as súplicas são respondidas após o ‘Asr na sexta-feira, há várias maneiras de fazer isso, incluindo as seguintes:
- Permanecer na mesquita após a oração do ‘Asr, não sair dali e oferecer súplica. Isso é especialmente importante na última hora após o ‘Asr, e isto é o mais alto em status. Quando Sa’id ibn Jubair rezou ‘Asr, ele não falava com ninguém até o pôr do sol.
- Ir à mesquita algum tempo antes do Maghrib, então rezar duas Rak’ahs para saudar a mesquita (Tahiyyat Al-masjid) e oferecer súplicas até a última hora do horário do ‘Asr. Este é o status médio.
- Sentar em algum lugar – em sua casa ou em outro lugar – invocando seu Senhor, exaltado seja, durante a última hora do horário do ‘Asr. Este é o status mais baixo.
Shaikh ‘Abd Al-’Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:
Se alguém quiser acompanhar a última hora de sexta-feira para oferecer súplica e pedir a Allah, ele tem que permanecer no lugar em que rezou o ‘Asr, ou pode estar em casa ou em outra mesquita?
Ele respondeu:
“O que parece ser o caso é que os ahaadith são gerais em significado, e que se alguém oferece súplica durante o ‘tempo de resposta’, há a esperança de que sua súplica seja respondida na última hora de sexta-feira. Há a esperança de que sua súplica seja respondida, mas se ele está esperando pela oração na mesquita em que pretende rezar o Maghrib, a esperança é maior, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: ‘e ele se levanta (fica de pé) e reza’ – narrado por Al-Bukhari – e aquele que está esperando pela oração é como alguém que está rezando. Se ele está em um estado de oração, há maior esperança de receber uma resposta, porque aquele que está esperando pela oração é como alguém que está rezando. Porém, se ele estiver doente e fizer isso em casa, não há nada de errado, ou se uma mulher estiver em casa e estiver sentada esperando para rezar o Maghrib em seu local de oração, ou se o doente estiver sentado em seu local de oração e oferecer súplicas na tarde de sexta-feira, há esperança de uma resposta. Isto é o prescrito, se alguém quiser oferecer súplica, pode ir cedo para a mesquita na qual pretende rezar Maghrib e se sentar, esperando pela oração e oferecendo súplica.” (Fatawa Ibn Baaz 30/270, 271)
Com base nisso, o que você está fazendo é errado em dois aspectos:
- Seu pensamento de que a oração mencionada no hadith é uma oração com reverência e prostração. Em vez disso, o que se quer dizer é esperar pela oração ou persistir em oferecer súplica, conforme observado acima.
- Alongar a segunda prostração nas duas Rak’ahs para saudar a mesquita é contrário à prática do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em sua oração. Sua prática ao rezar era tornar as ações da oração quase iguais em duração. Na resposta à pergunta nº 111889, explicamos que alongar a última prostração na oração com o propósito de oferecer súplica é contrário à prática do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
E Allah sabe mais.