Quinta-feira 27 Jumada Al-Awwal 1446 - 28 Novembro 2024
Portuguese

Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas

Pergunta

O que o Islam diz sobre o controle de doenças contagiosas e a proteção contra elas? Existe alguma surah no Alcorão que explique as precauções que devem ser tomadas para controlar ou prevenir uma possível infecção? Os judeus, por exemplo, têm um livro chamado Livro do Levítico, que fala sobre tais assuntos.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O indivíduo deve evitar a dor e o sofrimento resultantes de algumas doenças contagiosas e fatais. A prova disso são as palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Nenhum doente (camelo) deve ser colocado com os saudáveis (camelos).” Aquele que possui camelos doentes de sarna e afins não deve trazê-los à terra ou à água para a qual aquele que possui camelos saudáveis ​​leva os seus, para que a doença não seja transmitida dos camelos doentes para os saudáveis, e assim se propague.

Foi narrado que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Fugi do leproso como se fugísseis de um leão".

Acreditamos que as doenças não podem se tornar contagiosas por si mesmas, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Não há ‘adwa (contágio) e nem tiyarah (crença supersticiosa em presságios de pássaros)." Ou seja, essas doenças não são contagiosas por si mesmas; ao contrário, Allah faz com que sejam transmissíveis e Ele criou nestas algo que faz com que a doença passe de uma pessoa para outra. Assim, a mistura (social) se tornou uma causa disso, e as pessoas devem evitar as causas pelas quais a doença é transmitida, em conformidade com as instruções e diretrizes mencionadas nos ahadith.

Sem dúvida, tudo acontece pela vontade e decreto de Allah. Allah, glorificado e exaltado seja, criticou aqueles que acreditavam nos presságios de pássaros quando Ele disse (interpretação do significado): “Então, quando o bem lhes chegava, diziam: ‘Isso se deve a nós.’ E, se um mal os alcançava, pressentiam mau agouro por causa de Moisés e dos que estavam com ele.” [al-A'raaf 7:131]. Em outras palavras, eles estavam dizendo: Isso é azar que Mussa e aqueles que estão com ele trouxeram, e só nos aconteceu por causa de seu mal. Mas, Allah os criticou dizendo: " Ora, seu agouro é junto de Allah, mas a maioria deles não sabe." [al-A‘raaf 7:131].

A evidência indica claramente que, se as doenças são transmitidas como resultado da interação social com as pessoas afetadas por elas, essa transmissão ocorre apenas com a permissão de Allah. Uma pessoa pode se misturar com outras pessoas sem ser infectada, pela proteção de Allah.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Shaykh ‘Abdullah ibn Jibreen (may Allah have mercy on him)