Quinta-feira 27 Jumada Al-Awwal 1446 - 28 Novembro 2024
Portuguese

Parecer sobre o casal brincar enquanto jejua

Pergunta

Eu tenho uma pergunta a respeito do jejum, durante o jejum é permitido dizer eu te amo para o marido, meu marido me pediu para dizer isso durante o jejum e eu disse a ele que não é permitido, e ele disse que é?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Não há nada de errado em um homem brincar com sua esposa, ou uma mulher com seu marido, dizendo coisas durante o jejum, com a condição de que não haja perigo de nenhum dos dois chegar ao clímax. Se houver este risco, como no caso de alguém que tem desejos fortes e teme que, se brincar com sua esposa, seu jejum possa ser quebrado através de sua ejaculação, então não é permitido que ele faça isso, porque ele estará expondo seu jejum à possibilidade de ser quebrado. O mesmo se aplica se ele temer que possa emitir fluido prostático (madhiy). (al-Sharh al-Mumti', 6/390).

A evidência de que é permitido beijar e brincar com a esposa, se alguém tiver certeza de que não há risco de atingir o clímax, é o relato narrado por al-Bukhari (1927) e Muslim (1106) de Aishah (que Allah esteja satisfeito com ela) que disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava beijar e tocar (suas esposas) enquanto estava jejuando, e ele tinha o máximo controle de seus desejos.'” No Sahih Muslim (1108) foi narrado de 'Amr ibn Salamah que perguntou ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Uma pessoa que jejua pode beijar (sua esposa)?" O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Pergunte a ela” – indicando Umm Salamah – e ela disse a ele que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava acostumado a fazer aquilo.

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Com relação a outras coisas, além dos beijos, que podem levar à relação sexual, como abraços e coisas do gênero, dizemos que a regra sobre elas é a mesma que a de beijar, e não há diferença entre essas coisas.” (al-Sharh al-Mumti', 6/434).

Com base no que precede, o fato de você simplesmente dizer a seu marido: “Eu te amo”, ou de ele dizer isso a você, não afeta o seu jejum.

E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid