Segunda-feira 1 Shawwal 1446 - 31 Março 2025
Portuguese

Bukhur (incenso) quebra o jejum?

Pergunta

Com relação à inalação de incenso (Bukhur), como não é permitido durante o jejum, isso tem algum impacto na oração se o adorador o inalar deliberadamente?

Resumo da Resposta

O que é proibido durante o jejum é inalar Bukhur, não apenas sentir o cheiro da sua fragrância, porque Bukhur possui partículas, então se atingir a garganta, quebra o jejum. Não há nada de errado em alguém que está rezando sentir o cheiro do perfume ou Bukhur.

Todos os louvores são para Allah.

Bukhur quebra o jejum?

O que é proibido durante o jejum é inalar incenso, não apenas cheirar sua fragrância, porque o incenso tem partículas, então se ele atingir a garganta, quebra o jejum.

Foi dito em Hashiyat Ad-Dusuqi (1/525): “Se a fumaça do incenso ou o vapor da panela de cozimento atingir a garganta, torna-se obrigatório compensar o jejum.

Isso se aplica se isso atingir a garganta por inalação deliberada, seja quem o inala, quem o está queimando ou outra pessoa. Mas se um deles atingir a garganta sem nenhuma ação voluntária da parte da pessoa, então nenhuma compensação do jejum é necessária, seja de quem o estava queimando ou de qualquer outra pessoa, de acordo com a visão correta.”

Shaikh ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado:É permitido usar perfume como óleo de ‘Oud, colônia ou incenso durante o dia no Ramadan?

Ele respondeu: “Sim, é permitido usá-lo, desde que você não inale o incenso.” (Fatawa Ibn Baaz, 15/267)

Shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Qual é a regra sobre uma pessoa em jejum usar perfumes durante o dia no Ramadan?

Ele respondeu: “Não há nada de errado em usar perfumes durante o dia no Ramadan ou inalá-los, exceto incenso, que não deve ser inalado, porque possui partículas que podem atingir o estômago, pois é fumaça.” (Fatawa Ramadan, pág. 499)

É permitido sentir cheiro de incenso e perfume enquanto reza?

Não há nada de errado com aquele que está rezando sentir cheiro de perfume ou incenso, pois os muçulmanos sempre perfumaram suas mesquitas com incenso.

Foi dito em Kashshaf Al-Qina’ (2/372): “É Sunnah varrer a mesquita na quinta-feira, retirar a sujeira, limpá-la e perfumá-la na quinta-feira, queimar incenso nela nas sextas-feiras, e fazer o mesmo no Eids.”

Não se pode imaginar que alguém que está rezando segure o queimador de incenso e inale incenso dali, e não encontramos ninguém que tenha mencionado essa questão ou a regra referente a isso se caso acontecesse.

Os estudiosos apontaram que não há nada de errado em colocar o queimador de incenso na frente dos adoradores, e que não se enquadra na regra sobre não ser desaconselhável ficar de frente para o fogo durante a oração.

Podemos colocar um queimador de incenso na frente das pessoas na mesquita?

O shaikh Ibn ‘Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Qual é a regra sobre colocar um queimador de incenso na frente dos adoradores na mesquita?

Ele respondeu:

“Não há nada de errado com isso, e isso não se enquadra no que alguns juristas disseram sobre ser desaconselhável ficar de frente para o fogo [durante a oração]. Aqueles que disseram que não é aconselhável ficar de frente para o fogo justificaram que isso se assemelha aos zoroastristas em sua adoração ao fogo, mas os zoroastristas não adoram o fogo dessa maneira. Com base nisso, não há nada de errado em colocar o queimador de incenso, ou aquecedores elétricos na frente dos adoradores também, especialmente se eles estiverem apenas na frente da congregação e não na frente do imam.” (Majmu’ Al-Fatawa 12/409)

Shaikh Ibn Jibrin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Não há nada de errado em colocar o queimador de incenso na frente dos adoradores, mesmo que haja uma brasa viva nele. Isso porque o que não é apreciado é colocar fogo em chamas na frente dos adoradores e na frente das fileiras, porque o fogo é o objeto de adoração dos zoroastristas, então ficar de frente para isso se assemelha à adoração ao fogo. Esta é a razão da proibição.

É bem sabido que o queimador de incenso contém apenas um carvão ou brasa, que não pode ser descrito como fogo com chamas, e não se assemelha ao objeto de adoração dos zoroastristas.

Isto serve a um propósito, que é perfumar a mesquita com incenso. Está comprovado que em uma ocasião o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) pediu Khaluq [um tipo de perfume] e perfumou a mesquita com isso. Também, as primeiras gerações costumavam perfumar as mesquitas com perfume e incenso.” (Do site do Shaikh Ibn Jibrin em árabe)

E Allah sabe mais.

A Fonte: Islam Q&A