Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.
Qual é a regra se um homem prometer quebrar o jejum durante o dia no Ramadan?
Todos os louvores são para Allah.
Em primeiro lugar:
O jejum do Ramadan é obrigatório para muçulmanos adultos e sãos que são capazes de jejuar. Se uma pessoa atende a esses critérios, é haraam para ela quebrar o jejum sem desculpa. Também é haraam que ela jure fazer isso, porque ao fazer tal juramento ela está decidindo fazer algo haraam.
Em segundo lugar:
Se um muçulmano promete cometer um pecado, não é permitido que ele faça o que jurou fazer, ao contrário, ele deve quebrar sua promessa e oferecer expiação por quebrar um juramento (kafaarat yamin), porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem promete fazer alguma coisa, então vê que outra coisa é melhor do que isso, faz o que é melhor e oferece expiação pelo juramento.” Narrado por Muslim, 1650.
Kafaarat yamin significa alimentar dez pessoas pobres, ou vesti-las, ou libertar um escravo. Se uma pessoa não pode fazer nenhuma dessas coisas, então ela deve jejuar por três dias, porque Allah diz (interpretação do significado):
“Allah não vos culpa pela frivolidade em vossos juramentos, mas vos culpa pelos juramentos intencionais não cumpridos. Então, sua expiação é alimentar dez necessitados, no meio-termo com que alimentais vossas famílias; ou vesti-los ou alforriar um escravo. E quem não encontra recursos, deve jejuar três dias. Essa é a expiação de vossos juramentos, quando perjurardes. E custodiai vossos juramentos. Assim, Allah torna evidentes, para vós, Seus sinais, para serdes agradecidos.”
[al-Ma'idah 5:89]
Veja também a pergunta n° 45676 .
Em terceiro lugar:
Aquele que fez isso deve se arrepender a Allah, pois é muito repugnante para um muçulmano prometer quebrar o jejum no Ramadan. Isso indica que ele é descuidado com os limites sagrados estabelecidos por Allah e que os considera levianamente. Na resposta à pergunta n° 38747 , afirmamos que é muito perigoso quebrar o jejum no Ramadan sem desculpa, e que aquele que faz isso é considerado um hipócrita, Allah nos livre.
Al-Dhahabi disse em al-Kabaa'ir (p. 64):
Entre os crentes está bem estabelecido que aquele que deixa de jejuar no Ramadan, embora não esteja doente e não tenha desculpa que o permita, é pior do que um adúltero ou um viciado em álcool; na verdade, há dúvidas sobre seu Islam e pode-se pensar que ele é um herege e um desviado. Fim da citação.
Pedimos a Allah que nos mantenha sãos e salvos e nos firme na adesão à Sua religião.
E Allah sabe mais.