Todos os louvores são para Allah.
Kafaarat yamin é mencionado por Allah no versículo (interpretação do significado):
“Allah não vos culpa pela frivolidade em vossos juramentos, mas vos culpa pelos juramentos intencionais não cumpridos. Então, sua expiação é alimentar dez necessitados, no meio-termo com que alimentais vossas famílias; ou vesti-los ou alforriar um escravo. E quem não encontra recursos, deve jejuar três dias. Essa é a expiação de vossos juramentos, quando perjurardes. E custodiai vossos juramentos. Assim, Allah torna evidentes, para vós, Seus sinais, para serdes agradecidos.”
[al-Maa’idah 5:89]
Então, a pessoa tem a escolha de três coisas:
1 - Alimentar dez pessoas pobres com o cálculo médio de comida que ele alimenta a sua família, dando a cada pessoa metade de um saa' do alimento básico usual, como o arroz etc. Isso equivale a aproximadamente um quilograma e meio. Se o arroz geralmente é comido com algum tipo de molho, então, juntamente com o arroz, ele deve dar-lhes algum molho ou carne. Se ele juntar dez pessoas pobres e oferecer almoço ou jantar, isso é suficiente.
2 - Vestir dez pessoas pobres, o que significa dar a cada uma roupas que sejam adequadas para rezar, de modo que, para um homem, ele daria um thobe ou dishdasha ou uma roupa da parte inferior e uma veste da parte superior (izaar e rida') e para uma mulher, um vestido fechado e uma cobertura para a cabeça.
3 - Libertar um escravo crente.
Quem não puder fazer qualquer um dos itens acima deve jejuar por três dias consecutivos.
A maioria dos sábios é da opinião de que não é suficiente pagar o kafaarah em dinheiro.
Ibn Qudaamah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Não é suficiente oferecer o valor do alimento ou da roupa para ser dado em expiação, porque Allah menciona comida, então a expiação não pode ser oferecida por qualquer outro meio, e porque Allah nos deu escolha entre três coisas, e se fosse permitido pagar o valor, a escolha não se limitaria a estas três coisas...
Al-Mughni por Ibn Qudaamah, 11/256
Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Mas a kafaarah deve ser oferecida sob a forma de comida, não em dinheiro, porque isso é o que diz no Alcorão e na Sunnah. O que deve ser oferecido é meio saa' do alimento básico local, seja tâmaras, trigo ou outra coisa. Isso equivale a aproximadamente um quilograma e meio. Se você lhes der almoço ou jantar, ou der-lhes roupas que sejam adequadas para rezar - ou seja, um thobe ou um vestuário peça da parte inferior e superior (izaar e rida') - isso é suficiente.
De Fataawa Islamiyyah, 3/481
Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse:
Se uma pessoa não consegue encontrar um escravo para libertar, ou roupas ou alimentos para dar, então, deve jejuar três dias consecutivos, sem intervalo entre eles.
Fataawa Manaar al-Islam, 3/667
E Allah sabe melhor.