Terça-feira 9 Ramadan 1445 - 19 Março 2024
Portuguese

Tipos de tawassul

Pergunta

Tenho discutido com alguns muçulmanos sobre como usar a "wasila", quando se suplica a Allah (swt), e percebi que há diferentes opiniões sobre o uso da "wasila" na duaa (súplica) ser halaal ou haram. Vocês poderiam, por favor, fornecer-me alguma informação sobre este assunto, alguns versículos do Nobre Qur’an ou ahaadith autênticos? Com a expressão "uso da wasila" quero dizer: pedir por meio de alguém, por exemplo: "Peço-Te (Ó Allah) que me conceda o perdão por meio do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele e sua família)"; ou por meio de outros profetas (a paz esteja com eles), santos ou outros muçulmanos piedosos.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

O que se entende por tawassul e wasilah é de dividido em quatro classes:

O tipo de tawassul sem o qual a fé não está completa, que é tratar de alcançar a Allah (tawassul) por meio da crença Nele e em Seus mensageiros, e obedecendo-O e a Seu Mensageiro. Isto é o que se compreende na ayah (interpretação do significado):

"Ó vós que credes! Temei a Allah e buscai os meios de chegar a Ele..." [Al-Maa'idah 5:35]

Isso inclui a aproximação a Allah através de Seus nomes e atributos, ou praticando atos de obediência e adoração por meio dos quais se pretende aproximar-se de Allah, etc.

Buscar se aproximar de Allah, pedindo a Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que faça du'a (suplique) por alguém durante sua vida, e aos crentes pedindo que façam du'aa uns para os outros. Este tipo surge na sequência do primeiro e é permitido.

Buscar se aproximar de Allah, em virtude da situação e virtudes de um ser criado, como dizendo: "Ó Allah, peço-lhe, em virtude do Seu Profeta", e assim por diante. Isso está permitido por alguns dos ulemá (sábios), mas esta opinião é Da'if (fraca). A opinião correta é que é definitivamente haram, porque não pode haver tawassul em du'aa senão em virtude dos nomes e atributos de Allah.

O Tawassul como é entendido por muitos dos muçulmanos dos últimos tempos, é o convite ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e a procura pela sua ajuda (ou a procura pela ajuda dos mortos e dos chamados awliya'). Esta é uma forma de shikr (politeísmo) maior, porque solicita ou procura a ajuda de alguém que não é Allah no que diz respeito a algo que só Allah é capaz de fazer; é uma espécie de adoração, e dirigir adoração a alguém ou alguma coisa que não seja Allah é shirk maior.


E Allah sabe melhor.

A Fonte: Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid